12.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lilian Santos, designer e CEO da plataforma Revestindo a Casa, participou do Archtrends Podcast (Foto: Archtrends)

Lilian Santos reforça o poder da educação no Archtrends Podcast

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2022
Com determinação e muito estudo, Lilian Santos superou obstáculos socioeconômicos e, hoje, estimula mulheres negras na arquitetura. Veja a entrevista
minutos de leitura

Designer de interiores, Lilian Santos começou com vendas e se apaixonou pelo porcelanato. Ela é criadora do blog Revestindo a Casa, que se transformou numa das maiores plataformas sobre revestimento do país. 

Colunista do Archtrends, Lilian batalhou muito para ser uma profissional renomada e inspirar mulheres negras que sonham em trabalhar com arquitetura. 

Lilian participou do Archtrends Podcast e contou um pouco sobre sua história, carreira e dicas imperdíveis para profissionais de arquitetura. Confira os principais trechos! 

lilian santos
Lilian Santos compartilhou detalhes da trajetória que a tornou criadora de uma das maiores plataformas de conteúdo sobre revestimentos
(Foto: Archtrends)

Lilian Santos: trajetória 

Lilian Santos saiu de uma comunidade para ascender na arquitetura. Tudo isso com muito esforço, já que tudo é mais complicado para as camadas desfavorecidas. 

"Minha mãe era faxineira, e eu perdi meu pai muito novinha. Sempre falo que tinha tudo para dar errado", explica.  

O interesse pela arquitetura surgiu quando a mãe de Lilian começou a levar para casa revistas da Casa Claudia.  

"Quando você é uma criança negra e pobre, as referências sobre o que ser quando crescer são muito mais difíceis. Eu folheava as revistas e pensava 'nossa, seria muito legal se eu trabalhasse com isso um dia'. Comecei a pesquisar e ver o que poderia fazer para conseguir". 

Lilian sempre se empenhou em fazer o melhor com os poucos recursos que tinha. "Em vez de sentar e chorar, fui atrás de bolsa de estudos, de uma formação. Consegui um curso técnico em design de interiores e foi aí que começou a minha vida". 

Ela também trabalhou com diversas profissões para se manter enquanto estudava, incluindo operadora de marketing. 

Apesar de hoje ter superado todos os percalços, Lilian não romantiza as dificuldades. "Eu não acho isso bonito, de não ter o básico, não ter R$ 2 para pagar o ônibus. Ninguém deveria passar por isso. Mas também já estive nessa situação, que milhões de pessoas passam até hoje". 

A arte de revestir

Lilian Santos dá a dica sobre o que é essencial na hora de escolher um revestimento para o projeto: conhecer o seu cliente. 

"A gente precisa entender o cliente como um todo, não ficar apenas no 'eu gosto de rosa, então vou colocar a cor em todas as paredes'. Entenda o que essa cor significa para ele, porque uma grande reclamação do setor é o excesso de refação de projeto. Eu tenho um lado professora, então digo 'gente, a culpa é sua pelo excesso de revisões'”, alerta. 

Lilian Santos e o briefing sensorial 

Para facilitar esse entendimento do cliente, Lilian criou o "briefing sensorial", que tenta se aprofundar nas questões do público que vão além das informações ditas por ele. 

Antes de ter o Revestir a Casa, Lilian Santos trabalhou durante sete anos como vendedora de revestimentos. Embora fosse um sucesso de vendas, ficava até oito horas com um mesmo consumidor.  

"Uma vez eu atendi uma médica que insistia em uma bancada para sua cozinha. Eu não achava legal, pois ela não cozinhava. Só que ela tinha uma questão com limpeza, então tudo tinha que ser polido. Briefing sensorial é isso: você ler o cliente. Por ela ser médica, será que ela não quer algo que seja realmente mais fácil de limpar?", exemplifica. 

Segundo Lilian, seus alunos relatam que o briefing sensorial diminui consideravelmente a revisão de projeto, porque o profissional entende de cara o que o cliente quer.  

Identificação com o porcelanato 

Lilian começou a conhecer melhor os porcelanatos quando trabalhou na loja de arquitetura e design do renomado arquiteto Leo Shehtman

O que mais a encantou nos porcelanatos foi a acessibilidade e facilidade de agradar que o revestimento proporciona. "Como vim de uma realidade mais simples, eu gosto daquilo que pega todos os públicos", complementa. 

Além disso, a tecnologia que o porcelanato oferece também é um dos fatores que encanta Lilian. 

"Amo visitar fábricas. Como é inovador, como as pessoas estudam e conseguem aplicar os produtos de diversas formas". Depois da loja de Leo Shehtman, ela começou a trabalhar numa loja de revestimentos em 2012 — e nunca mais saiu. 

Futuro profissional 

Lilian Santos explica que, antes mesmo de sair da comunidade, sempre procurou se portar e agir como a pessoa que desejava ser. Isso veio como inspiração do livro "Os segredos da mente milionária", de T. Harv Eker. 

"Às vezes falamos que isso é uma besteira, mas funcionou muito para mim. de me comportar como alguém que eu queria ser. Quando eu era vendedora, já sabia que ali não era meu lugar, que seria por pouco tempo e eu partiria para o Revestindo a Casa. Sempre tive as coisas meio que planejadas, e hoje eu enxergo como o Revestindo a Casa muda a vida das pessoas".  

A designer também é ciente sobre sua influência entre meninas negras. "Eu as vejo falando que não desistiram do segmento por minha causa". 

Além de investir no crescimento do Revestindo a Casa, Lilian deseja ter sua própria linha de produtos, continuar palestrando e criar um podcast. 

Negritude e arquitetura 

Quando Lilian Santos se formou, havia apenas três mulheres no curso. Uma desistiu e a outra mudou de área por não se reconhecer na arquitetura.  

"Admito para vocês que não é fácil. O universo da arquitetura é racista. Passei e passo por muitas coisas ainda, mesmo sendo muito reconhecida. Recentemente fui para um evento e vieram me pedir água. Não reconhecem a mulher negra em outro lugar", afirma. 

Além do racismo na profissão, Lilian ainda passa pelos desafios de ser uma mulher negra dona de um negócio. Para lidar com esses percalços, ela conta com a terapia. 

"Não tenho muitas referências de mulheres negras à frente de um negócio. Também tenho dificuldade em me reconhecer, mesmo sendo um lugar muito merecido. Trabalhei e trabalho muito por isso".  

A designer, no entanto, gosta de pensar pelo lado positivo. "Que bom que agora temos eu, a Gabi de Matos e as meninas da Beiral. E é legal porque são várias que estão fortalecendo e dando empoderamento para essas meninas que estão chegando na área, mas não se identificam". 

Noção do sucesso 

Lilian afirma que foi na Expo Revestir 2022, em março, que ela percebeu o quanto é querida por seu púbico — havia filas para falar com ela. 

"Eu faço muito conteúdo, então muita gente assiste aos meus cursos e lives. Teve um momento em que entrei no banheiro para conseguir fazer um post! Nunca pensei que algo assim aconteceria comigo", disse. 

Além do conhecimento, Lilian fala muito sobre sua história. "Isso conecta as pessoas; elas se enxergam em mim. É muito emocionante". 

Mudança de carreira 

Quando Lilian Santos começou com o Revestindo a Casa, em 2016, não havia muitas empresas que investiam em blogs. 

"Criei um blog para falar sobre revestimentos, algo muito nichado. Sentia falta dessa informação mais didática também, então comecei a compartilhar no blog enquanto trabalhava na loja. Fazia à noite, nos fins de semana". 

Em 2019, Lilian foi convidada para ser colunista da Casa Vogue e, em seguida, também virou colunista da Portobello. A partir daí, fez a transição de carreira de vendas para conteúdo. 

Motivação 

Lilian Santos começou a escrever para ajudar pessoas que se sentiam perdidas na hora de escolher um revestimento. 

"Uma vez, uma placa descolou numa obra que eu estava fazendo. Tinha especificado um produto cimentício bem pesado, mas o cliente comprou a argamassa errada. Desplacou, mas a obra estava vazia, senão poderia ter colocado a vida de alguém em risco". Foi daí que surgiu a ideia do Revestindo a Casa, para que mais gente pudesse entender sobre o assunto.  

Perseverança 

A designer não teve referências profissionais quando era mais nova. "Se eu tivesse tido uma Lilian, teria sido um pouco mais fácil." 

Ela continua: "A vontade de desistir é muito grande, porque é muito desafiador quando não se tem grana para comprar um livro, para pegar um ônibus. E ninguém deveria ter que passar por isso. Mas não desistam, continue estudando muito. Porque chega uma hora que começa a florescer". 

Lilian diz que seu diferencial foi aprender a ser ela mesma. "A gente entra no mercado de arquitetura, que é machista e elitista, e quer se encaixar naquilo. Mas a gente não é aquilo, e acaba ficando infeliz. Quando você consegue entender como você é, acabam acontecendo coisas incríveis. A vida fica mais leve", finaliza. 

Portobello e sustentabilidade 

Todos os anos, a Portobello faz a Portobello Experience, que leva mais de mil profissionais de arquitetura por ano à fábrica da marca, por meio do programa de relacionamento Portobello + arquitetura

Todos os profissionais podem participar do programa de relacionamento da Portobello Shop. As lojas de todo o Brasil organizam grupos para visitar a fábrica, e Lilian Santos foi uma das participantes. 

Ao conhecer os processos, Lilian se apaixonou pela conexão criada entre profissional e marca. "Você entende o universo da marca, por que ela é esse sucesso todo". 

Além disso, a preocupação em escutar o profissional de arquitetura foi outro fator que surpreendeu a designer. "[O produto] é baseado nas necessidades, no que ele precisa para as obras. Por isso é tudo tão certeiro".

Ainda na visita à fábrica da Portobello, Lilian Santos conta que o que mais a surpreendeu foi o trabalho de sustentabilidade na produção de porcelanatos.  

"É incrível o circuito fechado, que reaproveita 99% da água. Há também a questão dos resíduos, que acabam não existindo, porque tudo é reaproveitado. Hoje, com uma visão geral do mercado de revestimentos em si, digo que a produção da Portobello é a mais sustentável. A empresa sai na frente ao se preocupar com todas as etapas".  

Outro fator marcante para Lilian é que a Portobello mostra aos visitantes a matéria-prima (argila) e sua extração superficial nas jazidas.  

Se os cortes do podcast com Lilian Santos já são imperdíveis, a entrevista completa está irresistível. E se você gosta ou trabalha com arquitetura, conheça mais sobre o Podcast Archtrends

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lilian Santos reforça o poder da educação ...

Lilian Santos reforça o poder da educação no Archtrends Podcast

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies