Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Jardim com piscina: inspirações para acrescentar no seu projeto

Um Jardim com piscina garante, além de uma bela vista, o contato direto com a natureza durante os momentos de lazer e relaxamento em família. (Projeto: Giselle Macedo & Patrícia Covolo)

A decoração de áreas externas tem se tornado destaque em diversos projetos. O conceito de jardim com piscina é uma prova disso. Esta combinação tem o potencial de elevar estes espaços para grandes áreas de estar ao ar livre.  

Em um país tropical como o Brasil, um jardim com piscina é ainda mais propício. Não por acaso, nosso país é o segundo no mundo em número de piscinas instaladas. 

Mas e os cuidados em relação a isso? Como manter e decorar um ambiente desses de maneira apropriada? Confira algumas dicas que daremos a seguir.

Quais são os cuidados que um jardim com piscina exige?

Jardim com piscina e sauna, piso em porcelanato deck de madeira com jardim nas laterais da piscina.
A escolha do piso ideal, com resistência ao escorregamento e de fácil manutenção, é fundamental para garantir segurança e praticidade (Projeto: IN CASA Arquitetura + Design / Foto: Mak Cézar)

As inovações na arquitetura tornaram possível instalar piscinas e jardins em espaços cada vez mais reduzidos. As piscinas pequenas, as com formatos inusitados, os jardins verticais e até pequenos canteiros verdes podem compor projetos incríveis.

Mesmo com tanta inovação, as áreas externas são espaços que demandam cuidados especiais de conservação. Estes cuidados garantem a saúde e a segurança de quem usa, além de garantir a beleza do projeto.

Cuidados com limpeza e manutenção

Sempre que falamos de piscina, a limpeza da água é um dos fatores mais importantes. Os jardins também demandam atenção, tempo e investimento com irrigação, poda, replantio e adubação. 

Manter um jardim com piscina gera custos e demanda planejamento. A seguir destacaremos alguns dos detalhes para se atentar na hora de planejar seu jardim com piscina.

Limpeza e Manutenção

Para a piscina, é preciso garantir uma bomba de boa qualidade e potente para esvaziar a piscina. 

Quando é necessário esvaziar a piscina, o ideal é que se consiga esvaziar com velocidade. Filtros e limpadores manuais também compõem o kit básico de uma piscina caseira.

A contratação de um profissional para manutenção da piscina é opcional. É preciso sempre garantir a limpeza e a qualidade da água. 

Outro item opcional é a aquisição de um sistema de aquecimento de água. Comumente utilizado em piscinas cobertas, o sistema de aquecimento é ideal para quem pretende utilizar a piscina em períodos de frio.

É preciso pensar na composição de um ambiente que seja bonito e funcional, mas que também seja de fácil limpeza e manutenção. Por isso, é ideal ter certeza de que todos os cantos da piscina possam ser alcançados com a peneira de limpeza. 

E no caso dos jardins com piscina, é importante se atentar para as plantas que ficam ao redor da piscina.

Leia também:

Decoração de jardim com piscina

Piscina cercada por um jardim com flores e plantas tropicais, projeto em tons terrosos, piscina azul esverdeada.
O projeto paisagístico é fundamental para uma área externa com piscina e jardim, garantindo qualidade e beleza na escolha e disposição das plantas (Projeto: Fernanda Simões)

Criar uma área externa de jardim com piscina pode ser a realização do sonho de muitas pessoas. Por isso, não existem regras e o ideal é não se apegar a tendências. A decoração ideal dependerá muito da frequência e tipo de uso que se fará do espaço. 

É claro que existem algumas diretrizes que são importantes de se respeitar para que você e sua família aproveitem muito este espaço. Fique atento nas informações que separamos para te guiar no projeto.

Escolher o piso ideal

O revestimento escolhido para a área da piscina precisa atender a alguns critérios de segurança. Revestimentos que esquentam demais podem causar queimaduras. Revestimentos escorregadios podem provocar acidentes muito sérios. 

Por isso, escolher o porcelanato ideal para sua área de jardim com piscina é fundamental para o projeto. 

Existem opções de porcelanato com excelente desempenho térmico aliado à facilidade de instalação e manutenção. Dentre elas, produtos inspirados nos decks de madeira e em pedras naturais

Fato é que atualmente as opções de porcelanato para revestir as bordas da piscina são inúmeras. Das que remetem aos materiais naturais às mais contemporâneas, é sempre importante se atentar para os critérios de segurança.

Paisagismo

O trabalho do profissional paisagista é fundamental na composição de um jardim com piscina. Este profissional selecionará as melhores espécies de plantas. Ele também escolherá a posição e distância ideais para que seu jardim fique sempre belo e sua piscina conservada.

A seguir separamos algumas dicas para incorporar ao seu projeto de jardim com piscina.

Iluminação

Piscina com jardim utilizando plantas tropicais
Um jardim tropical, com muito verde e diferentes texturas, dá vida à sua área de piscina (Projeto: Victor Romansini)

Quando pensamos em um jardim com piscina é preciso pensar também na beleza e nos usos deste espaço durante a noite. A iluminação é parte fundamental do projeto. Ela garantirá que seu jardim com piscina fique bonito ao anoitecer. 

Este é o momento de integrar ainda mais o paisagismo à piscina. Com jogos de luz e sombra, seu projeto tem tudo para brilhar também no escuro.

Mobiliário

Jardim exuberante com piscina, piso em deck, mesa, cadeiras e espreguiçadeira.
A escolha do mobiliário adequado para a área externa é fundamental para garantir praticidade (Projeto: Alexandre Marques / Foto: Matheus Moura)

Para tirar total proveito deste espaço da casa é preciso, na elaboração do projeto, levar em consideração não só a beleza, mas também a praticidade. 

A escolha do mobiliário desta área inclui itens como cadeiras, mesas e espreguiçadeiras. Estes móveis precisam compor o ambiente e também resistir às mudanças de temperatura, ao sol, aos ventos e à chuva. 

A escolha das plantas

Piscina grande com porcelanato ao redor e parede verde
Plantas se destacam em contraste com os tons de cinza do entorno

A integração das áreas de jardim e piscina tem se tornado uma tendência cada vez mais popular em projetos arquitetônicos. 

Esta combinação exige cuidados específicos. Para isto, a contratação de um arquiteto ou paisagista é o ideal. Este profissional irá considerar o todo. A função do profissional será conciliar elementos como paisagismo, iluminação, revestimentos e mobiliários.

Buscando o equilíbrio entre beleza e funcionalidade, o profissional vai garantir um ambiente externo que não seja apenas bonito, mas que seja funcional e seguro para toda a família. 

Quando falamos de jardins e piscinas, a praticidade está bastante ligada à manutenção. 

Ao planejar um jardim com piscina, é importante equilibrar a criatividade na decoração com as necessidades de manutenção. Seguindo estas dicas, seu jardim com piscina se tornará um verdadeiro refúgio de beleza e tranquilidade na sua casa. 

Você também irá se interessar por conhecer os detalhes dos 5 projetos de piscinas com Barlavento preferidos da Doma Arquitetura

Sair da versão mobile