05.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Um Jardim com piscina garante, além de uma bela vista, o contato direto com a natureza durante os momentos de lazer e relaxamento em família. (Projeto: Giselle Macedo & Patrícia Covolo)

Jardim com piscina: inspirações para acrescentar no seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.10.2023
Jardim com piscina é a combinação perfeita para ambientes externos funcionais e deslumbrantes
minutos de leitura

A decoração de áreas externas tem se tornado destaque em diversos projetos. O conceito de jardim com piscina é uma prova disso. Esta combinação tem o potencial de elevar estes espaços para grandes áreas de estar ao ar livre.  

Em um país tropical como o Brasil, um jardim com piscina é ainda mais propício. Não por acaso, nosso país é o segundo no mundo em número de piscinas instaladas. 

Mas e os cuidados em relação a isso? Como manter e decorar um ambiente desses de maneira apropriada? Confira algumas dicas que daremos a seguir.

Quais são os cuidados que um jardim com piscina exige?

Jardim com piscina e sauna, piso em porcelanato deck de madeira com jardim nas laterais da piscina.
A escolha do piso ideal, com resistência ao escorregamento e de fácil manutenção, é fundamental para garantir segurança e praticidade (Projeto: IN CASA Arquitetura + Design / Foto: Mak Cézar)

As inovações na arquitetura tornaram possível instalar piscinas e jardins em espaços cada vez mais reduzidos. As piscinas pequenas, as com formatos inusitados, os jardins verticais e até pequenos canteiros verdes podem compor projetos incríveis.

Mesmo com tanta inovação, as áreas externas são espaços que demandam cuidados especiais de conservação. Estes cuidados garantem a saúde e a segurança de quem usa, além de garantir a beleza do projeto.

Cuidados com limpeza e manutenção

Sempre que falamos de piscina, a limpeza da água é um dos fatores mais importantes. Os jardins também demandam atenção, tempo e investimento com irrigação, poda, replantio e adubação. 

Manter um jardim com piscina gera custos e demanda planejamento. A seguir destacaremos alguns dos detalhes para se atentar na hora de planejar seu jardim com piscina.

Limpeza e Manutenção

Para a piscina, é preciso garantir uma bomba de boa qualidade e potente para esvaziar a piscina. 

Quando é necessário esvaziar a piscina, o ideal é que se consiga esvaziar com velocidade. Filtros e limpadores manuais também compõem o kit básico de uma piscina caseira.

A contratação de um profissional para manutenção da piscina é opcional. É preciso sempre garantir a limpeza e a qualidade da água. 

Outro item opcional é a aquisição de um sistema de aquecimento de água. Comumente utilizado em piscinas cobertas, o sistema de aquecimento é ideal para quem pretende utilizar a piscina em períodos de frio.

É preciso pensar na composição de um ambiente que seja bonito e funcional, mas que também seja de fácil limpeza e manutenção. Por isso, é ideal ter certeza de que todos os cantos da piscina possam ser alcançados com a peneira de limpeza. 

E no caso dos jardins com piscina, é importante se atentar para as plantas que ficam ao redor da piscina.

Leia também:

Decoração de jardim com piscina

Piscina cercada por um jardim com flores e plantas tropicais, projeto em tons terrosos, piscina azul esverdeada.
O projeto paisagístico é fundamental para uma área externa com piscina e jardim, garantindo qualidade e beleza na escolha e disposição das plantas (Projeto: Fernanda Simões)

Criar uma área externa de jardim com piscina pode ser a realização do sonho de muitas pessoas. Por isso, não existem regras e o ideal é não se apegar a tendências. A decoração ideal dependerá muito da frequência e tipo de uso que se fará do espaço. 

É claro que existem algumas diretrizes que são importantes de se respeitar para que você e sua família aproveitem muito este espaço. Fique atento nas informações que separamos para te guiar no projeto.

Escolher o piso ideal

O revestimento escolhido para a área da piscina precisa atender a alguns critérios de segurança. Revestimentos que esquentam demais podem causar queimaduras. Revestimentos escorregadios podem provocar acidentes muito sérios. 

Por isso, escolher o porcelanato ideal para sua área de jardim com piscina é fundamental para o projeto. 

Existem opções de porcelanato com excelente desempenho térmico aliado à facilidade de instalação e manutenção. Dentre elas, produtos inspirados nos decks de madeira e em pedras naturais

Fato é que atualmente as opções de porcelanato para revestir as bordas da piscina são inúmeras. Das que remetem aos materiais naturais às mais contemporâneas, é sempre importante se atentar para os critérios de segurança.

Paisagismo

O trabalho do profissional paisagista é fundamental na composição de um jardim com piscina. Este profissional selecionará as melhores espécies de plantas. Ele também escolherá a posição e distância ideais para que seu jardim fique sempre belo e sua piscina conservada.

A seguir separamos algumas dicas para incorporar ao seu projeto de jardim com piscina.

Iluminação

Piscina com jardim utilizando plantas tropicais
Um jardim tropical, com muito verde e diferentes texturas, dá vida à sua área de piscina (Projeto: Victor Romansini)

Quando pensamos em um jardim com piscina é preciso pensar também na beleza e nos usos deste espaço durante a noite. A iluminação é parte fundamental do projeto. Ela garantirá que seu jardim com piscina fique bonito ao anoitecer. 

Este é o momento de integrar ainda mais o paisagismo à piscina. Com jogos de luz e sombra, seu projeto tem tudo para brilhar também no escuro.

  • Escolha lâmpadas que valorização as cores do revestimento e do jardim.
  • Utilize refletores adequados para áreas externas e molhadas.
  • Preocupe-se também com a iluminação dentro da piscina
  • Faça a automação da iluminação da sua piscina.

Mobiliário

Jardim exuberante com piscina, piso em deck, mesa, cadeiras e espreguiçadeira.
A escolha do mobiliário adequado para a área externa é fundamental para garantir praticidade (Projeto: Alexandre Marques / Foto: Matheus Moura)

Para tirar total proveito deste espaço da casa é preciso, na elaboração do projeto, levar em consideração não só a beleza, mas também a praticidade. 

A escolha do mobiliário desta área inclui itens como cadeiras, mesas e espreguiçadeiras. Estes móveis precisam compor o ambiente e também resistir às mudanças de temperatura, ao sol, aos ventos e à chuva. 

  • Escolha sempre mobiliários desenvolvidos para áreas externas, como os de corda náutica.
  • Utilize materiais de fácil manutenção, não corrosivos e que não acumulem sujeira
  • Móveis que permitem fixação são ideais para áreas com muito vento.
  • Capas são uma excelente opção para usos menos frequentes.

A escolha das plantas

Piscina grande com porcelanato ao redor e parede verde
Plantas se destacam em contraste com os tons de cinza do entorno

A integração das áreas de jardim e piscina tem se tornado uma tendência cada vez mais popular em projetos arquitetônicos. 

Esta combinação exige cuidados específicos. Para isto, a contratação de um arquiteto ou paisagista é o ideal. Este profissional irá considerar o todo. A função do profissional será conciliar elementos como paisagismo, iluminação, revestimentos e mobiliários.

Buscando o equilíbrio entre beleza e funcionalidade, o profissional vai garantir um ambiente externo que não seja apenas bonito, mas que seja funcional e seguro para toda a família. 

Quando falamos de jardins e piscinas, a praticidade está bastante ligada à manutenção. 

  • Leve em considerção o clima e o estilo do jardim: plantas tropicais criam uma atmosfera mais exótica, enquanto as plantas nativas garantem um efeito mais natural.
  • Plantas ideais: Bromélias, Cana da índia, Strelitzia, Bananeira Ornamental, Palmeiras e Costela de Adão.
  • Mantenha a limpeza: remova as folhas que caem na piscina e controle a qualidade da água.
  • Escolha plantas resistentes ao cloro: respingos de água sempre atingirão o seu jardim.
  • Folhagens: escolha plantas com folhas e flores maiores ou que se despedacem pouco.

Ao planejar um jardim com piscina, é importante equilibrar a criatividade na decoração com as necessidades de manutenção. Seguindo estas dicas, seu jardim com piscina se tornará um verdadeiro refúgio de beleza e tranquilidade na sua casa. 

Você também irá se interessar por conhecer os detalhes dos 5 projetos de piscinas com Barlavento preferidos da Doma Arquitetura

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Jardim com piscina: inspirações para acresc...

Jardim com piscina: inspirações para acrescentar no seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia.
    Gostaria de saber se o piso ibirapuera mix 60x60 é antiderrapante e atérmico.

    Também gostaria de saber se o revestimento 15x60 tem as mesmas características do piso 60x60

  2. Estou precisando de uma piscina aqui em casa. Nada melhor do que passar aquele dia ensolarado de final de semana dentro da piscina. E essas imagens me deram uma ideia de como montar uma aqui em casa.

  3. Adorei aquela que tem uma cascatinha e é menor. Estava procurando um modelo parecido mas só tinha na mente, em nenhum site encontrei alguma para realmente me basear concretamente. Obrigada

  4. A Portobello está de parabéns, além de apresentar lindas piscinas e excelentes ideias para decoração do ambiente, não esqueceram o mais importante, a utilização de materiais de qualidade pensando no consumidor final.
    Um forte abraço a todos da Equipe.

  5. Penso reformar a casa, achei esse site e nossaaa! Uma mais linda que a outra. Me faz sonhar mais ainda com a casa dos meus sonhos: piscina toda decorada.... Vou mostrar ao meu marido quando chegar rsrs.

  6. Excelentes opções de piscinas, uma mais que e a outra. Agora já tenho referência para quando for fazer a minha no meu sítio.
    Parabéns pelo artigo.

  7. Bom dia.

    Gostaria de saber qual tipo de borda da Porto Belo que é utilizada para piscina redonda.

  8. Olá Carlos, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber 🙂
    Agradecemos seu comentário. Volte sempre!

    Equipe Portobello

  9. Olá!

    Ficamos felizes que tenha curtido!

    Agradecemos seu comentário!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  10. Olá Renata, tudo bem?

    Ficamos super felizes que este post tenha ajudado!
    Esperamos que volte mais vezes.

    Grande abraço,
    Equipe Portobello SA

  11. Olá Denes, tudo bem?

    Indicamos utilizar porcelanato com acabamento bold, pois as bordas são arredondadas.
    Convidamos você a conhecer o nosso GRIGIO 60X60 EXT BOLD neste link.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    - Equipe Portobello SA

  12. Olá Gustavo, tudo bem?

    Agradecemos muito o carinho!
    Quando precisar estamos sempre à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  13. Olá Isis, tudo bem?

    Ficamos felizes que tenha encontrado o que procurava!

    Qualquer dúvida ficamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  14. Olá Isa, tudo bem?

    Ficamos felizes que tenha gostado!
    Continue acompanhando o nosso blog para mais inspirações!

    Grande abraço,
    Equipe Portobello SA

  15. Olá Elton!

    Que legal! Ficamos bem felizes!

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    Abraços,
    Equipe Portobello SA

  16. Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você de alguma forma. Volte sempre Marcos!

    - Equipe Archtrends Portobello

  17. Olá!

    O produto deverá ter acabamento superficial EXT, ou seja externo.
    Se o 15x60 tiver a terminologia EXT, ele também terá as mesmas características do tamanho 60x60.
    Quanto ao aquecimento, não existe porcelanato atérmico, se o tempo estiver quente, ele irá esquentar. Já fizemos vários testes, percebemos que os revestimentos naturais, por exemplo madeira, aquecem mais que o porcelanato. Uma outra dica também é a mesma que funciona como as roupas, os porcelanatos claro aquecem menos e os escuros aquecem mais.

    Estamos à disposição! Continue nos acompanhando!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies