A decoração de áreas externas tem se tornado destaque em diversos projetos. O conceito de jardim com piscina é uma prova disso. Esta combinação tem o potencial de elevar estes espaços para grandes áreas de estar ao ar livre.
Em um país tropical como o Brasil, um jardim com piscina é ainda mais propício. Não por acaso, nosso país é o segundo no mundo em número de piscinas instaladas.
Mas e os cuidados em relação a isso? Como manter e decorar um ambiente desses de maneira apropriada? Confira algumas dicas que daremos a seguir.
Quais são os cuidados que um jardim com piscina exige?
As inovações na arquitetura tornaram possível instalar piscinas e jardins em espaços cada vez mais reduzidos. As piscinas pequenas, as com formatos inusitados, os jardins verticais e até pequenos canteiros verdes podem compor projetos incríveis.
Mesmo com tanta inovação, as áreas externas são espaços que demandam cuidados especiais de conservação. Estes cuidados garantem a saúde e a segurança de quem usa, além de garantir a beleza do projeto.
Cuidados com limpeza e manutenção
Sempre que falamos de piscina, a limpeza da água é um dos fatores mais importantes. Os jardins também demandam atenção, tempo e investimento com irrigação, poda, replantio e adubação.
Manter um jardim com piscina gera custos e demanda planejamento. A seguir destacaremos alguns dos detalhes para se atentar na hora de planejar seu jardim com piscina.
Limpeza e Manutenção
Para a piscina, é preciso garantir uma bomba de boa qualidade e potente para esvaziar a piscina.
Quando é necessário esvaziar a piscina, o ideal é que se consiga esvaziar com velocidade. Filtros e limpadores manuais também compõem o kit básico de uma piscina caseira.
A contratação de um profissional para manutenção da piscina é opcional. É preciso sempre garantir a limpeza e a qualidade da água.
Outro item opcional é a aquisição de um sistema de aquecimento de água. Comumente utilizado em piscinas cobertas, o sistema de aquecimento é ideal para quem pretende utilizar a piscina em períodos de frio.
É preciso pensar na composição de um ambiente que seja bonito e funcional, mas que também seja de fácil limpeza e manutenção. Por isso, é ideal ter certeza de que todos os cantos da piscina possam ser alcançados com a peneira de limpeza.
E no caso dos jardins com piscina, é importante se atentar para as plantas que ficam ao redor da piscina.
Leia também:
- Paisagismo para piscina: confira como escolher as melhores plantas
- Azulejo para piscina: qual revestimento devo escolher?
- Paisagismo: o que é, técnicas e projetos de referência
Decoração de jardim com piscina
Criar uma área externa de jardim com piscina pode ser a realização do sonho de muitas pessoas. Por isso, não existem regras e o ideal é não se apegar a tendências. A decoração ideal dependerá muito da frequência e tipo de uso que se fará do espaço.
É claro que existem algumas diretrizes que são importantes de se respeitar para que você e sua família aproveitem muito este espaço. Fique atento nas informações que separamos para te guiar no projeto.
Escolher o piso ideal
O revestimento escolhido para a área da piscina precisa atender a alguns critérios de segurança. Revestimentos que esquentam demais podem causar queimaduras. Revestimentos escorregadios podem provocar acidentes muito sérios.
Por isso, escolher o porcelanato ideal para sua área de jardim com piscina é fundamental para o projeto.
Existem opções de porcelanato com excelente desempenho térmico aliado à facilidade de instalação e manutenção. Dentre elas, produtos inspirados nos decks de madeira e em pedras naturais.
Fato é que atualmente as opções de porcelanato para revestir as bordas da piscina são inúmeras. Das que remetem aos materiais naturais às mais contemporâneas, é sempre importante se atentar para os critérios de segurança.
Paisagismo
O trabalho do profissional paisagista é fundamental na composição de um jardim com piscina. Este profissional selecionará as melhores espécies de plantas. Ele também escolherá a posição e distância ideais para que seu jardim fique sempre belo e sua piscina conservada.
A seguir separamos algumas dicas para incorporar ao seu projeto de jardim com piscina.
Iluminação
Quando pensamos em um jardim com piscina é preciso pensar também na beleza e nos usos deste espaço durante a noite. A iluminação é parte fundamental do projeto. Ela garantirá que seu jardim com piscina fique bonito ao anoitecer.
Este é o momento de integrar ainda mais o paisagismo à piscina. Com jogos de luz e sombra, seu projeto tem tudo para brilhar também no escuro.
- Escolha lâmpadas que valorização as cores do revestimento e do jardim.
- Utilize refletores adequados para áreas externas e molhadas.
- Preocupe-se também com a iluminação dentro da piscina
- Faça a automação da iluminação da sua piscina.
Mobiliário
Para tirar total proveito deste espaço da casa é preciso, na elaboração do projeto, levar em consideração não só a beleza, mas também a praticidade.
A escolha do mobiliário desta área inclui itens como cadeiras, mesas e espreguiçadeiras. Estes móveis precisam compor o ambiente e também resistir às mudanças de temperatura, ao sol, aos ventos e à chuva.
- Escolha sempre mobiliários desenvolvidos para áreas externas, como os de corda náutica.
- Utilize materiais de fácil manutenção, não corrosivos e que não acumulem sujeira
- Móveis que permitem fixação são ideais para áreas com muito vento.
- Capas são uma excelente opção para usos menos frequentes.
A escolha das plantas
A integração das áreas de jardim e piscina tem se tornado uma tendência cada vez mais popular em projetos arquitetônicos.
Esta combinação exige cuidados específicos. Para isto, a contratação de um arquiteto ou paisagista é o ideal. Este profissional irá considerar o todo. A função do profissional será conciliar elementos como paisagismo, iluminação, revestimentos e mobiliários.
Buscando o equilíbrio entre beleza e funcionalidade, o profissional vai garantir um ambiente externo que não seja apenas bonito, mas que seja funcional e seguro para toda a família.
Quando falamos de jardins e piscinas, a praticidade está bastante ligada à manutenção.
- Leve em considerção o clima e o estilo do jardim: plantas tropicais criam uma atmosfera mais exótica, enquanto as plantas nativas garantem um efeito mais natural.
- Plantas ideais: Bromélias, Cana da índia, Strelitzia, Bananeira Ornamental, Palmeiras e Costela de Adão.
- Mantenha a limpeza: remova as folhas que caem na piscina e controle a qualidade da água.
- Escolha plantas resistentes ao cloro: respingos de água sempre atingirão o seu jardim.
- Folhagens: escolha plantas com folhas e flores maiores ou que se despedacem pouco.
Ao planejar um jardim com piscina, é importante equilibrar a criatividade na decoração com as necessidades de manutenção. Seguindo estas dicas, seu jardim com piscina se tornará um verdadeiro refúgio de beleza e tranquilidade na sua casa.
Você também irá se interessar por conhecer os detalhes dos 5 projetos de piscinas com Barlavento preferidos da Doma Arquitetura