Investir em pontos de iluminação indireta no quarto é essencial para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.
Afinal, nada melhor do que uma luz suave para relaxar após um dia corrido. De spots a luminárias, ela também adiciona charme e personalidade ao projeto.
Quer ideias para acrescentar novos pontos de iluminação no quarto? Siga a leitura e confira algumas inspirações!
1. Spots são opções populares de iluminação indireta no quarto
Instalados diretamente no teto, os spots adicionam um toque moderno ao ambiente e tornam o espaço acolhedor.
No mercado, há opções de sobrepor ou de embutir, em materiais como metal, plástico, madeira, vidro, LED e até cristal. Sua luz focada e suave funciona bem para diferentes estilos decorativos.
2. Trilhos
Os trilhos possibilitam direcionar a luz para diferentes pontos do ambiente. Neste quarto colorido e delicado, a opção foi virá-la para a estante. Uma ótima alternativa para destacar objetos de decoração.
3. Sanca de gesso
Uma das técnicas de iluminação indireta mais utilizadas em ambientes internos, as sancas são feitas diretamente no gesso para fazer o acabamento entre parede e teto. Podem ser confeccionadas em gesso comum ou acartonado, o chamado drywall.
Dentre os estilos mais conhecidos temos a sanca invertida, que dá a impressão de que o teto está flutuando e deixa a lâmpada oculta. Ela pode ser usada, inclusive, para iluminar cortinas.
Além das sancas de gesso com iluminação indireta, há também técnicas que oferecem uma luz mais direta, como a fechada, a aberta e a ilha.
4. Rasgos no teto e/ou nas paredes são opção inusitada de iluminação de indireta no quarto
Quer uma iluminação indireta no quarto agradável e diferente? Os rasgos de luz no teto ou na parede podem ser uma ótima escolha.
Para executar, basta abrir pequenas fendas, com largura e profundidade de cerca de 15 cm. Depois, é só escolher a lâmpada ideal, com mais ou menos intensidade. As tubulares estão entre as preferidas para essa técnica.
Os rasgos de luz alongam o ambiente sem pesar no visual, já que as lâmpadas ficam embutidas.
5. Luminárias de teto
Mais do que iluminar, as luminárias de teto acrescentam charme e personalidade ao projeto.
Esse tipo de luminária pode ser escolhido também como um objeto de decoração — e, muitas vezes, dar um toque de estilo ao ambiente.
Dos modelos retrôs aos contemporâneos, as luminárias de teto ficam lindas quando instaladas sobre a mesa de cabeceira, ao lado da cama.
6. Luminárias de parede
De arandelas simples a diferenciadas, as luminárias de parede oferecem funcionalidade e ajudam a economizar espaço. No quarto, por exemplo, são um ponto de luz indireta e deixam a mesa de cabeceira livre.
7. Luminária de piso
É inegável: uma luminária de piso diferente chama a atenção e tende a se tornar uma peça statement. Ou seja, daquelas que deixam qualquer projeto mais interessante, sabe?
Ela substitui um abajur, iluminando discretamente. Na hora de escolher, você pode transformá-la em um ponto de destaque do ambiente.
Seu quarto é clássico? Uma luminária de piso moderna fica linda. Falta um toque artesanal no seu projeto? Uma peça com acabamento em madeira ou detalhe em tramas complementa com estilo.
8. Luminária em mesas de cabeceira são opções tradicionais de iluminação indireta no quarto
As luminárias de cabeceira, que ficam apoiadas sobre as mesinhas dos lados da cama, são ótimas alternativas de iluminação indireta no quarto.
Provavelmente, os abajures são os mais conhecidos entre elas. Mas os modelos articulados são ótimos para quem adora ler antes de dormir.
Leia também:
- Como decorar ambientes: 7 dicas para não errar
- Casa aconchegante: 5 ideias para criar ambientes acolhedores
9. Em cabeceiras
A iluminação na cabeceira ganha espaço nos projetos como uma alternativa para tornar o quarto mais aconchegante com uma solução diferenciada.
Fitas de LED podem ser instaladas acima ou atrás da cabeceira. Ainda é possível instalar sancas na parede nesta mesma posição.
Considere a cor da parede na hora de escolher a lâmpada — tinta escura, por exemplo, demanda uma luz mais intensa. Tons quentes são a pedida certa para deixar o ambiente acolhedor.
10. Em cortinas
A iluminação das cortinas confere um toque elegante a ambientes de diferentes estilos, especialmente projetos com pegada mais moderna.
Você pode usar a técnica para adicionar pontos focais nos quartos — para as crianças, é um recurso interessante na hora de dormir.
É possível instalar fitas de LED nas barras ou nas laterais da cortina. Já lâmpadas podem ser colocadas na sanefa, na parede ou no piso, sempre direcionadas para o acessório.
11. Em painéis de TV
Quem trocou a estante ou o rack por um painel de TV conta com mais um elemento para renovar a peça. As versões iluminadas deixam o móvel charmoso e moderno.
A iluminação indireta embutida pode vir direto de fábrica. Mas também é possível transformar o painel que você já tem no quarto com fitas de LED, que podem ser facilmente fixadas.
12. Em prateleiras, iluminação indireta no quarto é opção criativa
Charmosas e práticas, as prateleiras decoram enquanto multiplicam o espaço de armazenamento. Então, por que não personalizá-las?
Novamente, as fitas de LED podem ser a saída para destacar os seus objetos. Fica lindo para substituir uma luminária e iluminar discretamente.
13. Na penteadeira
Quem já se maquiou em ambientes pouco iluminados sabe: é quase impossível não errar o tom da pele ou acabar exagerando no blush.
Spots ao redor do espelho são a pedida ideal, mas é possível usar também luminárias ou arandelas com lâmpadas de LED, que não aquecem nem derretem a maquiagem.
14. Em escrivaninhas
Uma área de trabalho ou estudo bem iluminada é essencial para manter a produtividade e não prejudicar a visão.
Das clássicas luminárias, que emprestam um charme retrô, aos modelos com LED, que podem ser fixados na parede, não faltam ideias para combinar com quartos de diferentes estilos.
15. No piso
Além de ser uma opção nada óbvia para iluminar o quarto, alternativas de iluminação indireta como fita LED no piso tornam o ambiente mais seguro.
No projeto acima, os fios luminosos foram instalados nos degraus, evitando possíveis acidentes, caso alguém levante no escuro.
16. Iluminação indireta no quarto pode vir da decoração
Que tal adicionar luzes diferentes e originais em seu décor? No quarto, é possível instalar um letreiro em neon, com uma palavra que represente algo para você.
Há também luminárias em formas geométricas, como se fossem quadros iluminados. Opções não faltam para iluminar com personalidade.
Viu como é fácil incluir pontos de iluminação indireta no quarto? Se você busca por mais ideias para renovar a decoração, veja dicas para dar um up no seu apartamento alugado!