Arquitetura de hotel francês é um convite às férias
Situado em Biarritz, na França, o Hotel de la Plage encanta não apenas pela vista privilegiada do litoral, mas pelo seu elegante projeto arquitetônico. Pertencente a uma região frequentada pela elite europeia, o hotel tem décor típico de balneários franceses, repleto de tons claros, paleta neutra e muita madeira, que coroa sua vocação de ponto de escape - um convite para férias de verão.
Olivier Granet-Sottis, decorador e diretor artístico, concebe um projeto de interiores elegante, audacioso e atemporal, com influências e inspirações no País Basco e Marrocos.
Ele conta que seu desejo foi criar um ambiente íntimo e acolhedor, projetado por meio da mescla de materiais nobres e cores marcantes.
Como esperado, o Hotel de la Plage é um holofote para artistas e artesãos locais. Nos ambientes, é possível encontrar objetos de antiquário e obras de arte selecionados pela curadoria de Olivier. Entre elas, destacam-se as esculturas de madeira, fotografias, cerâmicas e luminárias, que ajudam a ambientar cada canto do hotel.
Há uma seleção significativa de vasos de barro feitos no Marrocos e coleção de tecidos de cashmere indianos e, caso seja interesse do hóspede, todos esses itens podem ser adquiridos na boutique do hotel.
Nos interiores, reparamos ainda a presença da designer Laurence Leenaert, do escritório LRNCE. A belga, que atualmente mora no Marrocos, desenvolve peças de arte e objetos de décor com cores em tons terrosos, formas curvas e traços marcantes.
A pedido de Olivier, ela fez - além da logomarca do empreendimento - , quadros, tapetes e almofadas para serem repousados em diferentes ambientes do hotel.
>>>>> Conheça mais sobre o fascinante trabalho da designer LRNCE que mescla autenticidade e simplicidade
Não poderia faltar a vista para o mar de Biarritz: o hotel fica localizado no centro da cidade, de frente para o oceano e entre dois edifícios emblemáticos, a Villa Belza e a Rocher de la Vierge.
O edifício do hotel em si foi projetado por Patrice Gardera e Philippe Pastre. Os arquitetos tinham como objetivo criar uma arquitetura contemporânea e atemporal, sem apagar os traços do passado da cidade de Biarritz. O resultado foi um edifício icônico que ao mesmo tempo respeita seu entorno histórico.
A arquitetura promove um terraço espaçoso no alto do edifício com vista panorâmica. Sua cobertura é feita com ripas de madeira trazendo leveza e contrapondo com o restante da fachada branca e minimalista do projeto. O terraço recebe diversas atividades para os hóspedes, desde sunsets ao som de DJ no final da tarde à aulas de ioga pelas manhãs.
Arquitetos têm o poder através de seu trabalho de teletransportar seu público para outro estado de espírito. O Hotel de la Plage é um grande exemplo disso: um projeto arquitetônico que convida seu público a viajar, desconectar e curtir as férias.