09.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
terraço do Hotel de la Plage
Vista do terraço do Hotel de la Plage, onde são promovidos eventos para os hóspedes, desde aulas de ioga pelas manhãs até sunsets com DJs, ao fim do dia (Foto: Gaelle Le Boulicaut)

Arquitetura de hotel francês é um convite às férias

calendar-blank-line
09.12.2022
Situado em Biarritz, porção francesa do País Basco, Hotel de la Plage é o local ideal para desconectar da rotina
minutos de leitura

Situado em Biarritz, na França, o Hotel de la Plage encanta não apenas pela vista privilegiada do litoral, mas pelo seu elegante projeto arquitetônico. Pertencente a uma região frequentada pela elite europeia, o hotel tem décor típico de balneários franceses, repleto de tons claros, paleta neutra e muita madeira, que coroa sua vocação de ponto de escape – um convite para férias de verão.  

Olivier Granet-Sottis, decorador e diretor artístico, concebe um projeto de interiores elegante, audacioso e atemporal, com influências e inspirações no País Basco e Marrocos. 

Ele conta que seu desejo foi criar um ambiente íntimo e acolhedor, projetado por meio da mescla de materiais nobres e cores marcantes.  

quarto com parede verde no Hotel de la Plage
Peças de decoração e obras de artistas locais fazem parte da curadoria de Olivier Granet-Sottis (foto: Gaelle Le Boulicaut)

Como esperado, o Hotel de la Plage é um holofote para artistas e artesãos locais. Nos ambientes, é possível encontrar objetos de antiquário e obras de arte selecionados pela curadoria de Olivier. Entre elas, destacam-se as esculturas de madeira, fotografias, cerâmicas e luminárias, que ajudam a ambientar cada canto do hotel. 

Há uma seleção significativa de vasos de barro feitos no Marrocos e coleção de tecidos de cashmere indianos e, caso seja interesse do hóspede, todos esses itens podem ser adquiridos na boutique do hotel.  

banheiro bege
A decoração de interiores atemporal, despretensiosa e sofisticada do Hotel de la Plage (foto: Gaelle Le Boulicaut)

Nos interiores, reparamos ainda a presença da designer Laurence Leenaert, do escritório LRNCE. A belga, que atualmente mora no Marrocos, desenvolve peças de arte e objetos de décor com cores em tons terrosos, formas curvas e traços marcantes. 

A pedido de Olivier, ela fez – além da logomarca do empreendimento – , quadros, tapetes e almofadas para serem repousados em diferentes ambientes do hotel. 

>>>>> Conheça mais sobre o fascinante trabalho da designer LRNCE que mescla autenticidade e simplicidade

fachada com ripas de madeira por Patrice Gardera e Philippe Pastre
Detalhes da arquitetura projetada por Patrice Gardera e Philippe Pastre (foto: Gaelle Le Boulicaut)

Não poderia faltar a vista para o mar de Biarritz: o hotel fica localizado no centro da cidade, de frente para o oceano e entre dois edifícios emblemáticos, a Villa Belza e a Rocher de la Vierge. 

O edifício do hotel em si foi projetado por Patrice Gardera e Philippe Pastre. Os arquitetos tinham como objetivo criar uma arquitetura contemporânea e atemporal, sem apagar os traços do passado da cidade de Biarritz. O resultado foi um edifício icônico que ao mesmo tempo respeita seu entorno histórico. 

Biarritz
O arquitetura contemporânea e atemporal do edifício do hotel em comparação com o entorno histórico de Biarritz (foto: Gaelle Le Boulicaut)

A arquitetura promove um terraço espaçoso no alto do edifício com vista panorâmica. Sua cobertura é feita com ripas de madeira trazendo leveza e contrapondo com o restante da fachada branca e minimalista do projeto. O terraço recebe diversas atividades para os hóspedes, desde sunsets ao som de DJ no final da tarde à aulas de ioga pelas manhãs. 

Arquitetos têm o poder através de seu trabalho de teletransportar seu público para outro estado de espírito. O Hotel de la Plage é um grande exemplo disso: um projeto arquitetônico que convida seu público a viajar, desconectar e curtir as férias. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura de hotel francês é um convite �...

Arquitetura de hotel francês é um convite às férias

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies