Arquitetura secular, gastronomia mundialmente reconhecida, riqueza cultural e paisagens de tirar o fôlego - conhecer a Itália nos proporciona todas essas vivências! O país, que acumula atualmente 55 patrimônios da humanidade pela Unesco, é uma das opções mais procuradas por turistas do mundo todo o mundo, para uma experiência de viagem única, exclusiva e inesquecível.
Pensando nisso, selecionamos quatro hotéis reconhecidos mundialmente pela excelente hotelaria, para proporcionar uma viagem ainda mais incrível na sua próxima ida à Itália. Confira todos os detalhes a seguir.
Il Pellicano
Em 1965, um carismático americano e um aviador inglês criaram um refúgio romântico em uma baía secreta no coração da Maremma, na Toscana. Em pouco tempo, a refinada villa tornou-se um pequeno e aconchegante hotel, ponto de referência para os amigos mais glamorosos do casal - um bom refúgio do estresse da cidade -, para passar os dias mergulhando nas águas cristalinas do Mar Tirreno e participar de festas sob a luz do luar.
A fama deste lugar mágico e quase secreto se espalhou entre as estrelas de Hollywood, que se refugiam para fugir dos holofotes e mergulhar na paz da natureza e suas belezas. Colinas com vista para o mar, uma baía intocada e os aromas da vegetação mediterrânea: o hotel Il Pellicano fascina com sua beleza, um verdadeiro ícone de luxo e hospitalidade.
Hoje, o hotel possui 52 suítes de mais de 100 metros quadrados imersas no verde do parque, com vistas panorâmicas do mar e das piscinas privativas, com um estilo inconfundível, elegante e com toques vintage, em que nenhum detalhe é deixado ao acaso. O restaurante, liderado pelo chef estrelado Michelino Gioia, utiliza matérias-primas locais que ele reelabora num estilo muito pessoal, combinando terra e mar.
Castello di Reschio
Uma propriedade antiga, que combina a natureza do campo da Úmbria com o estilo italiano sem esforço. A construção do castelo é datada por volta do ano 900, mas existem também comprovações de que o local já esteve sob domínio etrusco.
Esse castelo milenar se tornou um hotel exclusivo com charme atemporal, em 1994, quando a propriedade foi assumida pelos Bolza, uma família austro-húngara de origem italiana. Com isso, foi iniciado um processo de requalificação de toda a zona, que abrange uma área de 1500 hectares no total.
Liderando o projeto está Benedikt Bolza, um talentoso arquiteto e filho do proprietário, nomeado entre os 100 melhores arquitetos e designers pela prestigiada revista Architectural Digest. Benedikt criou um design único, fiel à identidade do antigo Castelo de Reschio, mas ao mesmo tempo enriquecido por detalhes industrial-chic - uma combinação harmoniosa, visando dar a sensação de estar num lugar que já é conhecido há anos, mas que ainda sabe surpreender.
São 36 quartos, embelezados com mosaicos feitos à mão, pinturas a óleo e antiguidades. Para uma estadia inesquecível, o hotel oferece a oportunidade de dormir na torre medieval, numa suíte de cinco andares - no topo, um jardim suspenso e uma banheira, com uma vista deslumbrante da paisagem da Úmbria.
Passalacqua
A Villa Passalacqua, projetada no final de 1700 e ponto de encontro de inúmeras personalidades da época, possui a paz de um lugar onde o tempo parece suspenso, em harmonia com a maravilha da natureza que aqui se expressa em toda a sua nobreza.Não menos importante é o espetáculo do lago de Como, que aqui brilha como em nenhum outro lugar.
O processo de requalificação começou em 2018 pelos novos proprietários, a família De Santis. A diretriz principal do projeto é um hotel com poucos hóspedes, mas que, no entanto, consegue oferecer um amplo espaço e muitos serviços.
São 24 suítes criadas entre a Vila Principal do século XVIII e a Casa do Lago no jardim. A arquitetura clássica manteve-se inalterada, não distorcida, mas com algumas intervenções nas áreas comuns e interiores das salas.
Os quartos são todos diferentes entre si, mobilados de acordo com as escolhas estéticas da família, com atenção aos detalhes que expressam a personalidade dos De Santis. Esta é precisamente a diferença entre um hotel familiar e um pertencente a uma grande cadeia: mobiliá-lo tal como uma verdadeira casa, autêntico, verdadeiro e com extrema atenção às particularidades.
Borgo Santandrea
No Borgo Santandrea, o design mid-century encontra o estilo mediterrâneo. Muitas das peças únicas do hotel vêm da coleção particular da propriedade, ao lado de móveis, luminárias e tecidos, em grande parte feitos exclusivamente para o hotel por mestres artesãos italianos.
Os jardins foram desenhados em harmonia com a paisagem da Costa Amalfitana, respeitando a fascinante história botânica e a deslumbrante estrutura de terraços da área, permitindo aos hóspedes descobrir as cores e aromas nativos da mata mediterrânea.
A acessibilidade dos espaços do Borgo Santandrea teve um papel fundamental em todo o projeto. A sua posição surpreendente, localizada a 90m acima do nível do mar, com vistas de tirar o fôlego. Por outro lado, exigiu a construção de uma infraestrutura excepcional, com oito elevadores, que garantem o máximo conforto e acessibilidade total a quase todos os cantos do hotel, do sugestivo terraço no topo, ao cais privado.
A sustentabilidade foi um dos focos fundamentais de todo o projeto de renovação, com tecnologias inovadoras de economia de energia, sistemas de gestão de resíduos de última geração, veículos elétricos e redução do uso de plástico.
Para mais dicas de turismo na Itália, acesse:
Viagem para itália: prepare-se para 4 experiências diferenciadas