24.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Lago de Como, dos vilarejos às grandes vilas

calendar-blank-line
24.06.2022
Preparamos dicas sobre um dos destinos mais procurados na Itália, o famoso e romântico Lago de Como. Confira tudo a seguir!
minutos de leitura

Em visita a um dos lagos mais famosos da Itália, o Lago de Como, registramos todos os detalhes e dicas imperdíveis para você anotar e incluir o destino na sua próxima viagem. Com uma área de 146 km², ele é considerado o terceiro maior do país e está localizado ao Norte de Milão, na região da Lombardia. 

Lago de Como na Itália (Imagem cortesia: Pixabay)

O centro mais importante é Como, a cidade que dá nome ao lago, com seus valiosos monumentos, o charmoso centro histórico e as vistas sugestivas. Lá está a estação de trem principal e o porto, de onde saem todos os barcos para as demais cidades que circundam o lago. 

Cidade de Lecco, Lago de Como na Itália (Foto: Pixabay)

A segunda cidade mais importante é Lecco, que dá nome ao braço oriental do Lago de Como. A fama de Lecco está inextricavelmente ligada a Alessandro Manzoni, que se inspirou nesses lugares para o famoso romance italiano Promessi Sposi. 

Além de passear pelos lugares específicos onde viviam os personagens de Manzoni, também vale a pena visitar a Piazza XX Settembre, a antiga Piazza del Mercato e a Basílica de San Nicolò - hoje catedral da cidade.

Outro lugar imperdível é a Ponte Azzone Visconti. Construída no período renascentista, a ponte servia para ligar Lecco ao Ducado de Milão e ainda hoje representa o acesso à cidade para quem chega de Milão ou Como.

Igualmente sugestivas são as cidades à beira do lago, Cernobbio, que abriga grandes mansões como Villa d'Este e Villa Erba, e Bellagio, conhecida como a "pérola do lago" por sua paisagem atraente.

Lago de Como na Itália (Foto: Pixabay)

Bellagio ergue-se romanticamente na ponta do promontório que divide o lago nos dois braços de Como e Lecco, num contexto paisagístico sugestivo. 

Casas coloridas, vielas pitorescas, escadarias características e igrejas antigas fazem da antiga vila um lugar de grande encanto.

Entre os séculos XVIII e XIX, nobres e ricos burgueses lombardos construíram luxuosas vilas nas quais pessoas famosas - tanto italianas quanto estrangeiras, encontravam hospitalidade. 

Napoleão Bonaparte foi hóspede do Conde Melzi d'Eril na Villa Melzi, construída em estilo neoclássico e cercada por um esplêndido jardim inglês pontilhado de estátuas, onde o pianista e compositor Franz Liszt adorava ficar. 

Lago de Como na Itália (Foto: Pixabay)

Villa Serbelloni, do Lago de Como

Lá também está localizada a famosa Villa Serbelloni, um belo complexo cercado por um espetacular parque com terraços composto por caminhos, clareiras, plantas exóticas e muitos jardins de rosas. Hoje a Villa pertence à Fundação Rockefeller de Nova York, e é muito procurada para eventos e destination weddings de pessoas do mundo todo.

Já Cernobbio é considerada a elegância do lago, o coração da cidade é a Piazza Risorgimento, também conhecida como "Riva", com vista direta para as águas. 

Além das paisagens encantadoras, Cernobbio é conhecido pela presença de muitas vilas de prestígio. O tesouro mais precioso da cidade, no entanto, é a Villa d'Este - do século XVI (assim renomeada pela princesa de Gales, Carolina de Brunswick, em homenagem às suas supostas origens).

A Villa d'Este foi transformada, em 1873, em um luxuoso hotel com móveis principescos e um belo jardim italiano com vista para o lago – também é muito procurada para sediar eventos. 

Villa D'Este no Lago de Como na Itália (Imagem cortesia: Villa D'Este)

Outro ponto imperdível é a Villa del Balbianello, em Lenno, o local oferece uma vista elegante de um amplo panorama que a torna uma das residências mais cênicas do lago. 

Um caminho que varia entre jardins suntuosos, vistas românticas e terraços panorâmicos, que culmina na loggia setecentista – ponto alto da vila. 

A beleza e a maravilha de Balbianello, que também pode ser acessada pelo lago, foram a chave que levou muitos diretores de Hollywood a instalar aqui sagas famosas, como as de Star Wars e 007.

Villa del Balbianello no Lago de Como na Itália (Imagem cortesia: Pixabay)

Não muito visitada, mas muito fascinante, é a ilha de Comacina, uma pequena joia verde cercada pelas águas do lago, na qual foram encontrados assentamentos que remontam à época romana, razão pela qual os estudiosos gostam de chamá-la de "Pompeia Lariana". 

Gostou do post? Compartilhe com a gente se você já conhece o Lago de Como ou se irá adicionar esse destino na sua bucket list! Arrivederci!

Para viajar por outros destinos na Itália, acesse:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lago de Como, dos vilarejos às grandes vilas...

Lago de Como, dos vilarejos às grandes vilas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies