Sabemos que visitas a hospitais, normalmente, não são tão desejadas e que o ambiente hospitalar não é lá dos mais agradáveis, certo? Mas e se um projeto de arquitetura pudesse melhorar esse estereótipo de ambiente, trazendo mais conforto, acolhimento e, de quebra, ser um projeto de hospital sustentável?
Isso mesmo, um espaço hospitalar aconchegante e amiga do meio ambiente!
O hospital Isala, projetado pelo escritório holandês Vakwerk Architecten, conseguiu atingir esse objetivo e está em fase final de construção. Nós fomos lá conferir esse projeto incrível de perto para dividirmos todos os detalhes com os nossos leitores, confira a seguir!
Segundo o escritório Vakwerk Architecten, o objetivo principal desse projeto foi em criar um 'ambiente de cura' , que ajudasse os pacientes a se sentirem melhores em um ambiente rodeado pela natureza, reduzindo ao máximo o nervosismo e estresse que as pessoas normalmente sentem em um ambiente hospitalar.
Algumas das estratégias utilizadas pelos arquitetos para atingirem esse objetivo foram:
- O uso de materiais mais 'quentes' e cores vivas, quebrando o estereótipo de que hospital deve ser todo branco;
- Iluminação com lâmpadas mais quentes em determinados lugares;
- Várias aberturas de janelas na fachada que trazem a natureza ao redor para dentro do edifício, além de trazer mais iluminação natural
- Facilitar o 'wayfinding' para que o paciente e visitante consigam facilmente se localizarem dentro do hospital;
- Uma entrada receptiva e acolhedora com muitos bancos estrategicamente posicionados para os momentos de descanso, entre outras.
Está cada vez mais comprovado que a iluminação natural e a vista para a natureza ajuda, significativamente, no conforto dos pacientes no hospital.
Quando os arquitetos receberam a proposta de realizar esse projeto na região de Reestdal, uma área com muita vegetação e natureza, não pensaram duas vezes em tirar proveito dessa paisagem trazendo o verde para dentro do edifício através de suas grandes janelas.
Realmente, esse é um detalhe que fez toda a diferença nesse projeto, as janelas rasgam a fachada de uma forma incrível, aproveitando o máximo de abertura possível e emoldurando a paisagem.
Um grande diferencial da arquitetura do escritório Vakwerk Architecten é o contato constante com o cliente e os usuários do edifício durante todo o processo de criação e todas as fases do projeto.
O olhar ao próximo e a empatia é muito valorizado em todos os projetos realizados por eles, eu diria que eles se destacam por criarem uma arquitetura humana, empática e com uma postura humilde.
Durante a realização desse projeto, inúmeras reuniões e workshops foram realizados com todos os envolvidos para que, juntos, pudessem desenvolver o melhor projeto de hospital sustentável possível.
Uma curiosidade é que os arquitetos sugeriram uma montagem de maquete em escala real 1:1 feita em papelão dos caminhos e rotas projetados para testarem em 'vida real' se o projeto estaria adequado para acessibilidade de cadeira de rodas e camas hospitalares.
Em relação à sustentabilidade, será o primeiro hospital da Holanda que proverá energia 100% elétrica, não utilizando gás e reduzindo as emissões de CO2!
Além disso, possui coberturas verdes que funcionam como tetos climáticos e todo o sistema de instalações foi cuidadosamente estudado para ser um exemplar modelo de hospital sustentável.
Esperamos que o futuro acolha muito mais projetos de hospitais como esse!
LEIA MAIS EM: BlueCity: uma transformação sustentável