30.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Havaianas abre primeira flagship no Rio de Janeiro. Conheça os detalhes da loja!

calendar-blank-line
30.01.2019
Depois da abertura na Oscar Freire, em São Paulo, a marca brasileira mais queridinha no exterior pousa em solo carioca, fazendo uma homenagem à cidade que é a cara do verão brasileiro.
minutos de leitura

Outro dia falamos por aqui sobre a era das grandes lojas, em que cada vez mais as marcas apostam em "superlojas" na apresentação de conceitos inovadores, tecnologia e muito design e arquitetura. Esse fenômeno do retail se deu depois do "boom" das vendas on-line. Hoje em dia, as lojas físicas se tornaram espaços de experiência e publicidade para atrair o público.

Apostando nessa ideia, a Havaianas abre a sua segunda flagship store, agora localizada no Rio de Janeiro. Isay Weinfeld foi o arquiteto escolhido para projetar a loja. Além de conhecer a fundo o conceito de retail da empresa (o profissional também projetou a primeira flagship store em São Paulo, em 2009), Isay possui fortes características brasileiras e contemporâneas na sua arquitetura, o que combina perfeitamente com a marca.

Fachada da loja (Foto: Barbara Cassou)

A loja fica localizada no famoso bairro de Ipanema e possui 391m² construídos. Sua fachada é uma moderna "caixa preta" com a logomarca em vermelho marcando a entrada principal. Por fora, chama muito a atenção por se contrastar com a arquitetura e o tropicalismo do Rio. A sensação é de estar entrando em um mundo desconhecido, mas, ao passar para a o interior, já é possível identificar o degradê alegre e colorido das nossas familiares havaianas.

Ao entrar, aliás, o consumidor é surpreendido por uma explosão de cores e repetições de chinelos por todas as paredes até o teto da loja.

Interior da loja (Foto: Barbara Cassou)

Os quatro andares parecem "flutuar" no meio do edifício, deixando as paredes ao redor livres formando um grande pé-direito e expondo as Havaianas em degradê dos tons mais escuros até os mais claros. O térreo e entrada principal são destinados ao caixa e ao estoque dos funcionários. Já no primeiro andar, nos deparamos com uma imensa gama de havaianas femininas e a parte de customização, enquanto no segundo e terceiro andares, os clientes podem encontrar os modelos masculinos, infantis, roupas e acessórios da marca.

Outros produtos oferecidos (Foto: Barbara Cassou)

Além dos formatos mais usuais, a loja também tem edições limitadas, modelos exclusivos e a possibilidade de customização.

"Quisemos proporcionar ao consumidor do Rio a oportunidade de vivenciar uma experiência sensorial da marca e retribuir o amor do carioca por Havaianas", comenta Carla Schmitzberger, vice-presidente global da marca.

O Rio de Janeiro sempre foi uma grande inspiração para a empresa por ser a cara do verão brasileiro, com um jeito leve e divertido de viver. Atualmente, se torna palco para a loja da Havaianas que traduz toda essa experiência e conceito.

A marca começou a construir sua história em 1962, inspirada pelos chinelos japoneses Zori, feitos de palha de arroz na sola e tiras de tecido. O que a diferenciou dos japoneses foi a escolha do material: a borracha, por ser mais macia e resistente.

flagship no Rio de Janeiro
Linha do tempo, em 1962, onde tudo começou (Foto: site Havaianas / Divulgação)

O par era vendido dentro de sacos plásticos e distribuído pelo país por meio de Kombis. Nos anos 1960, todos os trabalhadores possuíam Havaianas, e só existia um só modelo: o azul e branco.

Linha do tempo, em 1964, vendedores - viajantes e Kombi da Havaianas (Foto: site Havaianas / Divulgação)

Por um erro na fábrica, foi produzida uma grande quantidade da cor verde, mas, mesmo assim, se decidiu vender, o que gerou uma grande surpresa: os consumidores adoraram a novidade e a mudança de cor. A partir daí, a Havaianas viu uma oportunidade e começou a produzir outras cores até chegar no primeiro modelo estampado.

flagship no Rio de Janeiro
Muitas sandálias expostas nas paredes (Foto: Barbara Cassou)

Nos anos 1970, por causa do estilo hippie, os chinelos começaram a ser aderidos pelos jovens politizados, conquistando diferentes classes sociais, culturas e atravessando os oceanos até chegar ao famoso slogan: todo mundo usa.

A Havaianas é exemplo de como uma marca brasileira pode ganhar espaço no exterior. Não é somente um produto ou uma marca qualquer, é um estilo e parte de uma cultura.

Brasil afora, a Havaianas também faz muitas ações de marketing e aposta no retail design das lojas deixando ainda mais os ambientes "a cara do Brasil". Mas é somente em São Paulo e no Rio de Janeiro que possui sua loja conceito: um edifício completamente arquitetado com a essência da marca.

Se você está de passagem por solo carioca, não deixe de conferir. A loja fica localizada na Rua Garcia D'Avila, 124.

flagship no Rio de Janeiro
Opções para customizar produtos (Foto: Barbara Cassou)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Havaianas abre primeira flagship no Rio de Ja...

Havaianas abre primeira flagship no Rio de Janeiro. Conheça os detalhes da loja!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies