10.08.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura nordestina propõe experiência imersiva na história da música

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.08.2020
Conhecida como a Terra da Luz, a turística cidade de Fortaleza (CE) tornou-se palco de um grande empreendimento comercial, o Hard Rock Café, que fica a apenas sete minutos da Praia do Futuro. Conheça os detalhes do projeto da Unyt, inaugurado em março de 2019, que recebeu revestimentos da Portobello (canal Engenharia) na decoração.
minutos de leitura

Há pouco mais de um ano, a famosa franquia norte-americana Hard Rock Café foi inaugurada na cidade nordestina de Fortaleza (CE) e já colhe bons frutos para a região. O empreendimento ocupa uma área aproximada de 1.400,00m², sendo 1.331,39m² de área construída e outros 65,73m² de área de comodato do Shopping RioMar. O projeto leva a assinatura Unyt – Arquitetura de Resultados. Saiba mais sobre esse projeto arquitetônico que proporciona experiências incríveis para apreciadores de músicas!

Sem dúvidas, o Hard Rock Café (HRC) Fortaleza, o primeiro do Nordeste e o terceiro em todo o Brasil, enquadra-se nos conceitos de arquitetura de experiência. Muito mais que um café/restaurante, o local é um verdadeiro museu do Rock! O espaço é todo projetado arquitetonicamente para impactar seus visitantes e proporcionar uma experiência imersiva na história da música. Por todos os principais espaços são distribuídos itens originais de personalidades da música mundial – essas peças recebem o nome de memorabília. 

Aliás, nenhum Hard Rock Café do mundo é igual ao outro, o que proporciona uma experiência única aos seus clientes. De acordo com Kardec Borges, um dos sócios do escritório de arquitetura Unyt, a franquia cria uma rápida afinidade com o público local, pois a regionalidade também é incorporada à arquitetura e o design dos espaços. Inclusive, itens de suvenires são personalizados para cada localidade. As estéticas regionais do HRC Fortaleza foram traduzidas de uma maneira não literal ao serem incorporadas na arquitetura.

“Os famosos coqueiros do Nordeste e Ceará foram a inspiração para os painéis metálicos recortados, presentes na área do salão principal do Café, por exemplo. Estas imagens foram reinterpretadas seguindo as rendas nordestinas. Os materiais utilizados também carregam e representam bastante da regionalidade de Fortaleza. A madeira foi amplamente utilizada e também outros revestimentos que remetem às pedras e às areias internacionalmente conhecidas da região”, destaca o arquiteto.

Peças de Superquadra da Portobello cortadas na diagonal formam no piso desenhos losangonais (Projeto virtual: Unyt)
Peças de Superquadra da Portobello cortadas na diagonal formam no piso desenhos losangonais (Projeto virtual: Unyt)

Em contraponto aos materiais naturais, também foram utilizados materiais tecnológicos como aço corten, chapas metálicas, acabamentos vinílicos de alta performance, entre outros. Para Borges, um dos pontos altos de todo o HRC Fortaleza é o palco. “Nele foi utilizado um sistema de painel de led de última geração que possibilita a interação do som ambiente com as imagens projetadas, o que traz uma sensação de imersão aos clientes do local e consequentemente uma experiência mais completa”, afirma.

Fortaleza foi a terceira cidade brasileira escolhida por investidores do Hard Rock Café por ser um importante centro comercial, industrial e de turismo não apenas no Nordeste, mas em todo país. Além de possuir um grande número de habitantes, a cidade também recebe turistas de todo o mundo e se caracteriza como um ponto nodal no território nacional. Após um ano de inaugurada, a obra apresenta para a região importantes indicadores socioeconômicos. 

HRC Fortaleza oferece coquetéis artesanais em um de seus dois bares (Projeto Unyt)
HRC Fortaleza oferece coquetéis artesanais em um de seus dois bares (Projeto Unyt)

“Além da geração de empregos formais de seus colaboradores, o HRC Fortaleza também contribui indiretamente com muitas outras pessoas e famílias. Completado um mês atuando no sistema delivery, o Hard Rock Cafe Fortaleza tornou-se líder em vendas na plataforma Ifood entre todas as outras unidades espalhadas no mundo. Inclusive, para o enfrentamento da pandemia, o HRC Fortaleza inovou. Foi o primeiro restaurante da franquia no mundo a entrar para uma plataforma de delivery. Isto se deu após o fechamento temporário do restaurante, seguindo as determinações dos órgãos competentes de saúde pública”, enfatiza Borges. 

Sistema de painel de led de última geração possibilita a interação do som ambiente com as imagens projetadas (Projeto: Unyt)
Sistema de painel de led de última geração possibilita a interação do som ambiente com as imagens projetadas (Projeto: Unyt)
HRC Fortaleza também conta com o Rock Shop, espaço com produtos da franquia (Projeto: Unyt)
HRC Fortaleza também conta com o Rock Shop, espaço com produtos da franquia (Projeto: Unyt)

Após três meses funcionando apenas por meio do sistema delivery, devido à pandemia do novo Coronavírus, a casa reabriu para atendimentos presenciais apenas para um turno. Mas o layout passou por uma reformulação, como o afastamento de mesas a pelo menos dois metros umas das outras. E cada uma podendo acomodar apenas duas pessoas (caso os clientes estejam em família, o limite é estendido para quatro pessoas por mesa).  

Outras medidas preventivas também foram tomadas: divisórias em acrílico foram implantadas, tapetes sanitizantes foram instalados nas entradas e o cardápio passou a ser disponibilizado por QR Code. Além de antes de entrarem no local, todos os clientes têm suas temperaturas aferidas. O mesmo acontece com os funcionários, que atendem equipados com luvas, máscara e face shield (máscara que protege o rosto inteiro).

Porcelanato Superquadra formam losangos nos pisos do HRC Fortaleza (Projeto: Unyt)
Porcelanato Superquadra formam losangos nos pisos do HRC Fortaleza (Projeto: Unyt)

Portobello no Hard Rock Café

Todas as áreas principais comuns do café receberam revestimentos Portobello (foyer, rockshop, salão principal, banheiros, brinquedoteca e sala de eventos). Entre os porcelanatos estão Superquadra, nas cores cru, concreto e conhaque; Color Market, nas cores Acquamarine, Army, Highland e Siberian; a interpretação do mármore, Nero Venato; e Ice. Segundo Kardec Borges, a principal escolha por peças de porcelanato para o HRC Fortaleza foi para atender o quesito de manutenibilidade do espaço. 

“As peças além de suportarem o alto tráfego comercial também facilitam a limpeza e higienização. Os revestimentos também propiciam inúmeras composições e agenciamentos. Como foi o caso do revestimento utilizado desde o foyer (Superquadra) até o salão principal. A proposta criativa foi cortar as peças na diagonal formando no piso desenhos losangonais bastante interessantes. A composição das peças da linha Color Market na brinquedoteca também conta uma história interessante. A maneira como os mesmos foram paginados se inspiram nas rachaduras próprias e comuns dos pisos áridos cearenses“, conta.

Color Market, nas cores Acquamarine, Army, Highland e Siberian, decoram piso e parede brinquedoteca (Projeto:Unyt)
Color Market, nas cores Acquamarine, Army, Highland e Siberian, decoram piso e parede brinquedoteca (Projeto:Unyt)

Borges explica que a marca Portobello foi escolhida pela qualidade dos materiais, por possuir abrangência nacional, pelo design, possibilidades de composição e pelo apoio da representante regional da engenharia da marca, Débora Vieira.  “O Hard Rock International exige aprovação de todos os materiais a serem utilizados no Café. Para tanto, é necessário montar um moodboard com amostras que é enviado para a sede da companhia nos Estados Unidos. A proximidade com a marca para se obter essas peças é primordial para o processo de aprovação do projeto”, define Borges.

Muita música ao vivo, claro, não pode faltar no palco principal (Projeto: Unyt)
Muita música ao vivo, claro, não pode faltar no palco principal (Projeto: Unyt)

Foto de destaque: Teto decorado e painel com itens originais de personalidades da música mundial (Projeto Unyt)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura nordestina propõe experiência i...

Arquitetura nordestina propõe experiência imersiva na história da música

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies