Hangar 43: luxo, sofisticação e exclusividade em mobiliário
Mais que uma loja, a Hangar 43 é uma verdadeira galeria de arte vanguardista e contemporânea, com foco na herança do Brasil do século XX e na promoção do trabalho dos principais designers da atualidade.
O espaço conta com luxo, sofisticação e exclusividade em mobiliário, visando atender o público que admira a arte e a cultura.
As peças encontradas na Hangar 43 são assinadas por nomes reconhecidos no mercado. Para você ter uma ideia, no portfólio da loja podemos encontrar trabalhos desenvolvidos por Guilherme Wentz, Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e Paulo Mendes da Rocha, entre outros grandes profissionais.
Recentemente, algumas peças da Hangar 43 também puderam ser vistas na Mostra Unlimited, promovida pela Portobello.
Siga a leitura deste artigo e saiba mais sobre essa loja incrível, que fica localizada na cidade de Londrina, no Paraná.
A história da Hangar 43
A família das irmãs Luciane e Ana Cristina Padovam já está no mercado de móveis desde 1951. Tudo começou em uma pequena marcenaria com o avô e o pai. Na época, o empreendimento se chamava Ipiranga Móveis. Desde a infância, elas sempre tiveram o gosto pelo único, peças exclusivas, feitas à mão.
Anos depois, o espaço passou a se chamar Hangar 43, uma loja conceito no segmento de mobiliário de luxo.
Além disso, ela é uma galeria de arte vanguardista e contemporânea, focada na herança do design do século XX no Brasil, conceituando os principais designers brasileiros da atualidade e as suas obras em forma de mobiliário. O estabelecimento busca atender o público que admira a cultura e a arte.
Hoje, a Hangar 43 tem o objetivo de ser um ponto de encontro para designers, arquitetos, colecionares e apreciadores do estado da arte, por meio da permanente busca pelos melhores e mais reconhecidos nomes do mobiliário no Brasil e no mundo.
Os produtos encontrados na loja
Para Luciane e Ana Cristina, os produtos encontrados na Hangar 43 não são apenas móveis. São peças exclusivas, criadas, pensadas, que carregam histórias. "Não é um simples mobiliário: é uma obra de arte em forma de mobiliário”, afirmam. E arte é atemporal!
Atualmente, os produtos da Hangar 43 são classificados nas seguintes categorias:
-
escrivaninhas e estantes;
-
luminárias e pendentes;
-
mancebos e biombos;
-
mesas de centro;
-
mesas de jantar;
-
bancos e puffs;
-
área externa;
-
mesa lateral;
-
cristaleiras;
-
banquetas;
-
armarinho;
-
sofá table;
-
poltronas;
-
aparador;
-
chaises;
-
cadeira;
-
buffet;
-
rack;
-
sofá; e
-
bar.
Todos os itens são desenvolvidos por grandes nomes do design de móveis e mesclam cultura e arte. Como as proprietárias descrevem, não se trata apenas de um mobiliário comum, que pode ser encontrado em qualquer loja. É algo exclusivo!
Peças da Hangar 43 na Mostra Unlimited Portobello
Em outubro de 2020, a Portobello realizou a Mostra Unlimited, que apresentou as novas linhas de lastras do nosso portfólio. Para o evento, grandes nomes da arquitetura e do design foram convidados para desenvolver ambientes com esses produtos.
O projeto de living da Mostra Unlimited foi desenvolvido pelos arquitetos do Coletivo Criativo Berlim. Em 2019, esse grupo viajou até a capital alemã para estudar a arquitetura do país e criar produtos em parceria com a Portobello.
Sobre o living da Mostra Unlimited
Na Mostra Unlimited, o grupo foi representado pelas arquitetas Miriam Sena e Nathália Montans.
Elas explicaram que para compor o ambiente, usaram como protagonista a lastra Siena Chianti, que reveste o piso e as paredes.
As lastras foram dispostas de forma transversal, para que o ambiente aparentasse ter amplitude. Além disso, estrategicamente, a parede de fundo foi revestida com espelhos.
As peças da Hangar 43
Como detalhes para esse belo ambiente, foram escolhidas duas peças da Hangar 43: uma chaise e uma luminária.
Chaise Copacabana
A chaise Copacabana, desenvolvida por Jacqueline Terpins, celebra um dos ícones do Rio de Janeiro: o calçadão de Copacabana, projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx.
Imbuída de elegância, a peça, ao passo que tem o seu desenho de curvas sinuosas, esboça em apenas um traço o dinamismo e o movimento ininterrupto, como uma onda.
Ao idealizar o projeto, a designer buscou aliar o conforto, a ergonomia e o despojamento. Embora apresente simplicidade formal, a sua exata proporção convida o espectador a sentar e relaxar em suas curvas bem modeladas.
Pendente Mush
Feitas à mão, as pequenas bolhas e as ligeiras alterações conferem organicidade à peça, permitindo diversas perspectivas.
A armação sustenta a cúpula de vidro soprada por três pontos tangentes, criando uma estética ao mesmo tempo industrial e sofisticada.
A peça transforma o ambiente com a sutileza da iluminação. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto catarinense Jader Almeida.
A satisfação da Hangar 43 em participar de um evento da Portobello
As diretoras da Hangar 43 ficaram muito satisfeitas em terem as suas peças escolhidas pelos profissionais do Coletivo Criativo que desenvolveram o living da Mostra Unlimited.
"A Portobello é uma empresa séria e correta, de grande relevância no Brasil. Ficamos muito felizes em estarmos presentes nesse evento, que mostra o potencial brasileiro no meio do design", declararam as empresárias.
Agora você já sabe: quando quiser compor ambientes com luxo, sofisticação e exclusividade em mobiliário, pode contar com a Hangar 43. Na loja, que é uma verdadeira galeria, você encontra cultura e arte expressas em móveis de altíssima qualidade, projetados por grandes nomes do design.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a criação do Coletivo Criativo? Então, acesse agora mesmo a página que apresenta o ambiente do grupo para a Mostra Unlimited. Com certeza, você vai adorar conhecer esse belo trabalho em detalhes!