Faz um tempo que a Gucci aposta em grandes parcerias com outras marcas para lançar coleções cápsulas. O que antes eram apenas rumores, agora se consolida: a colaboração entre Gucci e Adidas, considerada por muitos a collab do ano.
Os rumores se confirmaram com o desfile Exquisite da Gucci, no outono/inverno 2022, com peças de alta costura com o monograma “GG” e o logotipo com as três listras. Os primeiros modelos do desfile entraram com o tênis clássico da Adidas retrabalhado. Depois, veio todo o mix de roupas entre as marcas: ternos modernos com corte requintado com três listras laterais, malhas bordadas Adidas, vestidos esportivos luxuosos e uma gama de acessórios cobiçados, como bonés, bolsas e luvas.
Alessandro Michele, atual diretor criativo da Gucci, acredita muito nas parcerias entre marcas. Já criou collabs com The North Face, Disney, o videogame XBox e até mesmo com Balenciaga, uma marca que é considerada sua concorrente direta.
Confira também os detalhes da colaboração entre Gucci e The North Face.
Toda a coleção da collab entre Gucci e Adidas apresenta uma estética esportiva dos anos 80. A campanha traz modelos fazendo várias formas de exercício em um cenário colorido. Faz referência à rica herança esportiva que ambas as marcas apresentam. As peças incluem bolsas de golfe de couro descoladas, combinações de estampas e cores vivas, polos e saias inspiradas nas roupas de tênis. Vários acessórios foram estampados, no estilo logomania, com a logomarca combinada entre Gucci e Adidas.
A coleção foi lançada em apenas algumas lojas da Gucci pelo mundo. Uma delas foi a de Montenapoleone, famosa rua de Milão, conhecida por abrigar todas as marcas de moda e luxo na cidade. Estrategicamente, o lançamento na loja de Milão aconteceu na mesma semana do Salão do Móvel.
Veja também as 12 instalações que marcaram o Salão do Móvel deste ano.
Um espaço pop-up dentro da loja foi transformado, servindo de palco para esta colaboração. Veludo colorido e a estampa principal da colaboração serviam de revestimento das paredes. Grandes arcos pontiagudos foram desenhados em painéis nas paredes, trazendo mais cenografia e desenho à pop-up.
Cada móvel e expositor foi pensado nos mínimos detalhes. Cabines com toldos, inspiradas nos lugares de espera e torcida em quadras de esporte, serviam de arara e display para os acessórios. Maletas e banquinhos foram revestidos com a estampa principal da colaboração e serviam tanto de descanso para os visitantes sentarem, quanto de apoio para expor acessórios e produtos.
Para finalizar esta experiência de fusão entre Gucci e Adidas, a embalagem de presente foi pensada exclusivamente para a coleção. A caixa de sapatos, por exemplo, continha as gráficas, logotipo e a estampa clássica da colaboração entre as marcas. Tudo projetado nos mínimos detalhes.
Ao unir uma marca de luxo com uma marca esportiva acessível, ambas as marcas atingem mais pessoas a nível de publicidade e engajamento. A excelência e sofisticação da Gucci, com o lifestyle livre e esportivo da Adidas. Uma colaboração que promete arrasar corações dos amantes da moda e do esporte.