Grupo de arquitetos em busca de mais inspirações pelas cidades italianas
Nosso grupo de arquitetos parceiros, integrantes do programa Portobello+arquitetura, agora deixa a feira de revestimentos Cersaie, em Bolonha, e parte para a outra linda cidade italiana, Veneza, em busca de novas referências na Bienal de Arte. E hoje, mais uma vez, “o céu está tão lindo”. Clima ideal para os arquitetos - em total sintonia e olhares apurados! -, aproveitarem o que há de melhor do evento e, inclusive, dessa cidade que por si só é um palco e tanto para novas inspirações.
“Até então eu não conhecia a Bienal. Muito feliz em estar nessa cidade lendária, histórica. A gente entende a arte como uma expressão do momento em que o artista ou que a sociedade está vivendo. É um prazer enorme estar aqui porque tudo o que vi hoje vai me influenciar e endossar ainda mais o meu trabalho” , afirma Natássia Cruz.
Sandra Moura ficou impressionada com a explosão artística de fotografias e vídeos apresentados no Pavilhão do Brasil, criada pelos mineiros Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. “Os artistas conseguiram retratar na exposição fotográfica um pouco da população marginalizada brasileira, dos mais jovens, dos negros, travestis e prostitutas. E no filme, exibiram uma performance fantástica com sincronia de movimentos chamada “swingueira”. Isso faz com essa população esquecida seja lembrada de alguma maneira, mostrando para o mundo um trabalho artístico real e verdadeiro”, aponta.
Para Patrícia Furukawa, o mais interessante da Bienal é que além de ela ser um complexo de arte, é uma inspiração tanto nas exposições quanto nas estruturas do local. “O pavilhão dos países nórdicos, por exemplo, é todo em concreto, com grandes folhas de vidro e madeira, deixando a passagem do térreo livre, com estruturas metálicas aparentes e grandes pilares triangulares”, conta.
Quer conferir esse local que inspirou Patrícia? Veja no vídeo abaixo!
Para quem ainda não conhece, a Bienal de Veneza é um evento de relevância artística para o mundo inteiro. Foi fundada em 1895 e é considerada uma das instituições culturais mais famosas e prestigiadas. Desde 2008, é presidido por Paolo Baratta. Na divulgação de novas tendências artísticas contemporâneas, a Bienal se exibe em todos os seus setores - arte, arquitetura, cinema, dança, música, teatro - em atividades de exposição, performance, pesquisa e treinamento.
Amanhã a cobertura do Archtrends continua!
Não deixe de conferir, também, como foi a cobertura exclusiva do grupo da Portobello na Cersaie!