Finca Bell-Loc: uma vinícola subterrânea projetada por RCR Arquitectes
Em 2017, RCR Arquitectes ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura. O escritório, fundado por Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilaltra, não era muito conhecido na época, comparando com seus concorrentes na premiação. O trio é conhecido principalmente pelo uso do aço corten em suas edificações. E um de seus projetos destaque é a vinícola da Finca Bell-Loc.
A vinícola fica localizada no interior da região da Catalunya, na Espanha. Foi inteiramente construída utilizando chapa de aço reciclada de um navio de cargas antigo. Ainda é possível ver alguns números e textos que foram impressos nas chapas de aço do navio. A principal característica do projeto é ser internamente subterrâneo. Simétrico por um lado e assimétrico por outro, buscando a fronteira entre o natural e o artificial, entre a vinícola e o bosque.
A vinícola Brugarol, dentro da Finca Bell-Loc, usa uma variedade de uvas para compor seus vinhos. Sua produção é pequena e limitada, entre 10 mil e 15 mil garrafas ao ano, vendidas somente em três pontos de venda, todos de propriedade própria pela região do interior da Catalunya.
Os vinhos descansam nos barris e garrafas dentro das salas escuras projetadas por RCR Arquitectes. Algumas destas salas são totalmente providas de iluminação natural, e outras possuem apenas alguns feixes de luz que vêm do solo do terreno. Chapas de aço verticais são posicionadas estrategicamente para deixar espaço para estes pequenos feixes de iluminação natural.
Uma sala mágica com feixes de iluminação natural serve para eventos e degustação de vinhos. E no final da "promenade", por dentro da vinícola subterrânea, há um pequeno auditório para apresentações. O projeto possui um código claro e simples que se repete por todos os espaços: as chapas de aço verticais na diagonal. Esses códigos transformam-se em textura para revestir as paredes da vinícola, armazenagem de garrafas de vinho e sistema de iluminação natural.
A vinícola por estar subterrânea e construída com pedras e chapas de aço, mantém-se a uma temperatura fresca e estável todo o tempo. O entorno perfeito para deixar os vinhos amadurecerem. É também ideal a nível de otimização do espaço, sendo que algumas parreiras estão plantadas justamente em cima da vinícola subterrânea.
O projeto é tão importante para a arquitetura contemporânea na Espanha, que sempre há visitas de escolas de arquiteturas da região e é aberta ao público em geral para visitação.
Além da vinícola, o local também abriga um restaurante, um hotel estilo bed&breakfast e um espaço para eventos, todos eles em um edificação antiga de pedras. Com esta edificação antiga e a vinícola projetada por RCR, vemos o contraste entre o antigo e o novo, a história e a arquitetura contemporânea.