25.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Festival des Architectures Vives na França
Instalação Fragmento, de Chiara Vigneri & François Chantier, no Festival des Architectures Vives (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

Arquitetura em movimento no Festival des Architectures Vives

calendar-blank-line
25.10.2022
Confira a edição de 2022 do Festival des Architectures Vives, que aconteceu em Montpellier, na França
minutos de leitura

O objetivo do Festival des Architectures Vives, evento que acontece em Montpellier, na França, desde 2006, é sensibilizar o público para o amplo campo da arquitetura, buscando não apenas destacar o trabalho de uma jovem geração de arquitetos, paisagistas e urbanistas, mas também revelar territórios urbanos inesperados.

Festival des Architectures Vives
Instalação Paisagem Suspensa, do BoON Architecture (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

Algumas instalações permitem a interação com o público. Em geral, a exposição propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento da arquitetura num contexto urbano existente, criando um diálogo entre a criação contemporânea e o patrimônio histórico. Afinal, Architectures Vives significa arquitetura viva.

Professores e alunos da Escola de Arquitetura de Montpellier estavam presentes no festival e permitiram que os visitantes pudessem apreciar melhor o percurso. O evento é sempre gratuito, testemunhando o desejo de estar aberto e atingir o maior número de pessoas possível. O Festival des Architectures Vives é uma iniciativa organizada por Elodie Nourrigat e Jacques Brion, arquitetos de Montpellier, que incentivam e formam grupos de jovens arquitetos de todo o mundo para a criação de instalações artísticas.

O prêmio do júri foi para Bouteille a la Mer, do Kollektiv Gesamtkunstwerk, um coletivo da Bélgica e da Alemanha. Esta instalação de garrafas de vidro parte da ideia de que elas estão inerentemente sujeitas à impermanência, pois são usadas e reutilizadas por muitas pessoas antes de serem recicladas. Portanto, a ideia básica do trabalho é a da mensagem em uma garrafa, na qual uma carta aleatória é deixada sem ser endereçada a ninguém em particular. Para cada mensagem adicionada, a transparência da instalação diminui; para cada mensagem removida, a transparência aumenta novamente – acentuando assim a mutabilidade e a transitoriedade da obra.

obra de arte contemporânea no prédio antigo
Bouteille a la Mer é uma instalação interativa, que trabalha com a ideia de transparência (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

O prêmio do público foi concedido a Une Illusion D’Etenite, de Malo Chabrol e Lucas Buti. As colunas transparentes de estilo toscano ecoam entre as do Hôtel de Griffy, induzindo os visitantes a contemplar o desaparecimento de elementos arquitetônicos que datam de vários milênios.

colunas gregas no pátio
Une Illusion D’Etenite reflete sobre as colunas como elementos de arquitetura (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

As menções honrosas foram duas, a primeira delas para Fragmento, de Chiara Vigneri & François Chantier. Formas geométricas elementares, construídas com materiais reciclados ricos em irregularidades e alterações manifestadas ao longo do tempo, refletem um diálogo dinâmico com o edifício histórico em que estão inseridas. 

exposição no pátio de prédio histórico
Fragmento trouxe formas geométricas executadas em materiais reciclados (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

Caeloscope, de Alek Rokosz, é uma ferramenta de observação do céu urbano, já que,  nas cidades onde os prédios dominam a paisagem, é cada vez mais difícil ver o céu. Caeloscope pretende trazer o nosso olhar de volta para o céu, através de um espelho de aço inoxidável.

Festival des Architectures Vives na França
Caeloscope é um espelho que incentiva a observar o céu (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

O Festival des Architectures Vives é uma exposição pública de arquitetura. Os visitantes podem descobrir ou redescobrir os marcos históricos da cidade de Montpellier em um evento que convida o público a interagir com o rico patrimônio, oferecendo instalações espalhadas pela cidade. Tudo acontece no centro histórico e propõe um caminho que liga mansões e pátios – em sua maioria privados -, que geralmente não são acessíveis ao público.

Festival des Architectures Vives
Une Illusion D’Etenite reflete sobre as colunas como elementos de arquitetura  (Imagem cortesia: photoarchitecture festivaldesarchitecturesvives)

Achamos incrível um evento deste porte que incentiva e dá voz a jovens arquitetos de uma forma inusitada, trazendo arte interativa para a população.

Para outras incríveis exposições, acesse:

Mostra em homenagem a Donatello, mestre do Renascimento

Let’s get digital: NFT e novas realidades da arte digital

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura em movimento no Festival des Arch...

Arquitetura em movimento no Festival des Architectures Vives

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies