Esquinas da Arquitetura são encontros entre arquitetos, para celebração e networking descontraído, promovidos pela revista Projeto. O primeiro evento de 2023 ocorreu na noite de quinta, 23 de março, com grande sucesso. Esse Esquina também marcou o início da parceria entre a revista Projeto e a Portobello Shop, que se estenderá durante todo o ano.
O Esquina ocorreu em São Paulo e celebrou o 46º aniversário da revista Projeto, o lançamento do anuário e também o 30º encontro do Esquinas da Arquitetura. A Portobello Shop patrocinará todos os Esquinas desse ano, e inclusive sediará alguns eventos em lojas Portobello Shop, sempre com cobertura do Archtrends.
O anuário tradicionalmente reúne, sob avaliação de curadores próprios, os melhores projetos de arquitetos brasileiros concluídos sempre no ano anterior. A revista é dividida nas seções Institucionais, Arquitetura Corporativa e Uso Misto, Edifícios Residenciais, Casas, Infraestrutura e Desenho Urbano, e Projetos. A edição deste ano conta com 314 páginas e tem a Portobello como principal anunciante.
Leia também:
- Modernismo brasileiro: conheça características e arquitetos principais
- Aprenda tudo sobre a Semana da Arte Moderna de 1922 e suas consequências
- Uma mistura de referências: 7 características da arquitetura brasileira
Entre as obras publicadas, há o restauro, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga, pelo H+F Arquitetos, e o Edifício Platina, com uma torre de 172 metros de altura, situado no Tatuapé, em SP, e com projeto de Königsberger Vannuchi Arquitetos Associados. Esse último teve 21.000 metros quadrados de fachadas ventiladas revestidas com porcelanatos da linha Superquadra, em três tonalidades, e Steel, na cor preta, ambos da Portobello.
Em certo momento da noite, em discurso, Mungioli anunciou mais encontros do Esquinas da Arquitetura. O próximo ocorrerá em 11 de maio, na Portobello Shop Jardim Social em Curitiba, e homenageará o arquiteto Marcos Bertoldi. Também haverá Esquina em São Paulo na Portobello Shop.
“A gente vai também para Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte esse ano”, disse. “O anuário está incrível, fez um sucesso enorme na Expo Revestir”.
Ele também comemorou os 30 encontros já realizados por meio do projeto Esquinas da Arquitetura. “Parece que foi ontem. Aquele projeto despretensioso, no finalzinho de 2015, hoje está no seu oitavo ano de existência, sucesso absoluto e é a casa dos arquitetos brasileiros e arquitetas brasileiras”.
Confira entrevista de Mungioli para o Archtrends Podcast: