MVRDV projeta espaço comunitário sustentável debaixo de viaduto em Mumbai
O escritório de arquitetura holandês MVRDV concluiu a construção de uma seção do projeto One Green Mile (Uma Milha Verde), transformando uma série de espaços negligenciados abaixo do viaduto Senapati Bapat Marg de Mumbai. O projeto transformou um viaduto de concreto, parte da infraestrutura da cidade, em um espaço público sustentável para o uso de toda a comunidade local. Em uma escala mais ampla, o projeto oferece uma abordagem para um desenvolvimento urbano sustentável que estabelece uma nova referência para espaços públicos subutilizados na metrópole indiana.
O viaduto Senapati Bapat Marg faz parte de uma série de estradas importantes que se estendem por mais de 11 quilômetros no centro de Mumbai, gerando poluição sonora e criando uma barreira entre as áreas vizinhas, limitando as opções de mobilidade. Com o objetivo de melhorar 1.800 metros de paisagem urbana e sistemas de transporte ao longo de Senapati Bapat Marg, os urbanistas do StudioPOD desenvolveram um masterplan para essa área de Mumbai e foram os responsáveis pela liderança do plano mestre do One Green Mile.
Para a parte mais transformadora desse super projeto, em um espaço abandonado de aproximadamente 200 metros de comprimento sob a própria estrutura do viaduto, eles convidaram o MVRDV para desenvolver um espaço comunitário que ajudaria a transformar o estigma negativo do viaduto, enquanto respondia à falta da área de vegetação e de amenidades físicas.
O design inclui listras azuis sinuosas para criar uma identidade visual coesa usada em todos os elementos do espaço - um conceito para One Green Mile, que oferece um ambiente urbano agradável e traz a sensação de conexão. Agora esse lugar não estará mais abandonado, mas sim integrado, acolhido e conectado.
Uma paisagem montanhosa pavimentada transforma as características visuais bidimensionais em uma experiência espacial tridimensional, acomodando toda uma gama de diferentes programas e proporcionando uma atração física dinâmica. Cores de destaque visual em materiais e gráficos tornam todos os aspectos da intervenção reconhecíveis como um todo.
O espaço é dividido em uma série de “salas” públicas com diversas funções: lounge, academia externa, área de estar sombreada, espaço para apresentações e sala de leitura. A plantação estende-se por todo o espaço. A vegetação inserida no projeto promove a biodiversidade, ao mesmo tempo em que resfria os espaços ao redor e reduz a poluição sonora.
Em um futuro distante, talvez conseguiremos eliminar as rodovias e viadutos barulhentos e desagradáveis que existem nas nossas cidades. Enquanto esse futuro não chega, soluções como essa podem ajudar a melhorar o bem-estar das cidades transformando e ressignificando os espaços.
Leia mais sobre transformações urbanas sustentáveis em: Teto verde para todos