12.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espaço comunitário sustentável debaixo de um viaduto em Mumbai
Espaço comunitário debaixo de um viaduto em Mumbai (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)

MVRDV projeta espaço comunitário sustentável debaixo de viaduto em Mumbai

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.04.2023
O escritório de arquitetura holandês MVRDV surpreende novamente com um projeto incrível de transformação urbana sustentável em Mumbai, na Índia
minutos de leitura

O escritório de arquitetura holandês MVRDV concluiu a construção de uma seção do projeto One Green Mile (Uma Milha Verde), transformando uma série de espaços negligenciados abaixo do viaduto Senapati Bapat Marg de Mumbai. O projeto transformou um viaduto de concreto, parte da infraestrutura da cidade, em um espaço público sustentável para o uso de toda a comunidade local. Em uma escala mais ampla, o projeto oferece uma abordagem para um desenvolvimento urbano sustentável que estabelece uma nova referência para espaços públicos subutilizados na metrópole indiana.

viaduto Senapati Bapat em Mumbai
O viaduto Senapati Bapat em Mumbai passou por uma transformação urbana sustentável (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)

O viaduto Senapati Bapat Marg faz parte de uma série de estradas importantes que se estendem por mais de 11 quilômetros no centro de Mumbai, gerando poluição sonora e criando uma barreira entre as áreas vizinhas, limitando as opções de mobilidade. Com o objetivo de melhorar 1.800 metros de paisagem urbana e sistemas de transporte ao longo de Senapati Bapat Marg, os urbanistas do StudioPOD desenvolveram um masterplan para essa área de Mumbai e foram os responsáveis pela liderança do plano mestre do One Green Mile

Para a parte mais transformadora desse super projeto, em um espaço abandonado de aproximadamente 200 metros de comprimento sob a própria estrutura do viaduto, eles convidaram o MVRDV para desenvolver um espaço comunitário que ajudaria a transformar o estigma negativo do viaduto, enquanto respondia à falta da área de vegetação e de amenidades físicas.

Equipamentos públicos e sustentáveis, espaço comunitário sustentável, parque infantil urbano
Equipamentos públicos e sustentáveis debaixo do viaduto em Mumbai (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)

O design inclui listras azuis sinuosas para criar uma identidade visual coesa usada em todos os elementos do espaço - um conceito para One Green Mile, que oferece um ambiente urbano agradável e traz a sensação de conexão. Agora esse lugar não estará mais abandonado, mas sim integrado, acolhido e conectado.

Uma paisagem montanhosa pavimentada transforma as características visuais bidimensionais em uma experiência espacial tridimensional, acomodando toda uma gama de diferentes programas e proporcionando uma atração física dinâmica. Cores de destaque visual em materiais e gráficos tornam todos os aspectos da intervenção reconhecíveis como um todo. 

viaduto Senapati Bapat em Mumbai, viaduto sustentável
O viaduto Senapati Bapat em Mumbai passou por uma transformação urbana sustentável (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)

O espaço é dividido em uma série de “salas” públicas com diversas funções: lounge, academia externa, área de estar sombreada, espaço para apresentações e sala de leitura. A plantação estende-se por todo o espaço. A vegetação inserida no projeto promove a biodiversidade, ao mesmo tempo em que resfria os espaços ao redor e reduz a poluição sonora.

Espaços recreativos no viaduto, viaduto com parede decorada
Espaços recreativos e agradáveis do projeto One Green Mile (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)
Playground no espaço sustentável comunitário, Mumbai
Playground do projeto One Green Mile (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)
Playground One Green Mile, crianças correndo no parque, Mumbai
Playground do projeto One Green Mile (Imagem cortesia: MVRDV © Suleiman Merchant)

Em um futuro distante, talvez conseguiremos eliminar as rodovias e viadutos barulhentos e desagradáveis que existem nas nossas cidades. Enquanto esse futuro não chega, soluções como essa podem ajudar a melhorar o bem-estar das cidades transformando e ressignificando os espaços. 

Leia mais sobre transformações urbanas sustentáveis em: Teto verde para todos

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

MVRDV projeta espaço comunitário sustentáv...

MVRDV projeta espaço comunitário sustentável debaixo de viaduto em Mumbai

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies