15.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
EPIs para o assentamento de lastras (Foto: Freepik)

EPIs: garanta a segurança durante o assentamento de lastras

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.02.2021
Você já sabe como deve ser a aplicação das lastras? Então, confira também os EPIs que devem ser utilizados durante o assentamentos dessas peças!
minutos de leitura

As lastras são peças gigantes de porcelanato que, ao serem instaladas, levam aos ambientes a ideia de superfícies contínuas. Contudo, assim como outros tipos de revestimentos, elas precisam de atenção no assentamento, garantindo a segurança do profissional responsável com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Aperte o play abaixo para escutar todo o artigo:

Durante o processo de produção, as peças são prensadas e queimadas a mais de 1200 ºC. Ainda que tenham tamanhos avantajados — no mínimo 90×180 cm — e fina espessura, a pressão alta do calor torna as lastras mais resistentes que outros tipos de revestimentos.

Por serem amplas e ultrafinas, as peças oferecem visão à frente na arquitetura. Além disso, elas são capazes de reproduzir diferentes materiais, como madeira, mármore e cimento. Com rejuntes menores, o revestimento também oferece sensação de amplitude aos ambientes.

Contudo, para que tudo isso seja possível, o assentamento das lastras deve ser realizado com segurança. Ainda que pareçam de difícil aplicação, esses revestimentos exigem apenas alguns cuidados extras, que devem começar com o profissional encarregado.

A seguir, confira os EPIs necessários para assegurar uma instalação sem riscos!

EPIs
As lastras proporcionam sensação de amplitude nos ambientes (Foto: Portobello S.A.)

EPIs necessários para garantir o assentamento seguro das lastras

Os EPIs são itens indispensáveis no dia a dia de qualquer obra. Afinal, eles são a garantia de proteção dos profissionais durante os trabalhos, pois ajudam a zelar pela integridade física de cada um.

Exigir que os colaboradores utilizem os EPIs necessários para o assentamento das lastras é uma maneira de assegurar tranquilidade, visto que, dessa forma, eles estarão a salvo de acidentes e imprevistos.

Assentamento interno e externo

Para saber o que oferecer aos profissionais da obra e exigir o uso adequado, confira, a seguir, quais são os EPIs que devem ser usados durante o assentamento de lastras em ambiente internos e externos.

Iniciando pelo assentamento interno:

  • luvas emborrachadas;
  • calça comprida;
  • óculos;
  • bota.

Da mesma forma, o assentamento de lastras no ambiente externo deve ser provido de cuidados e detalhes para manter a integridade física do profissional.

Os EPIs exigidos para a aplicação nessas áreas são:

  • luvas emborrachadas;
  • calça comprida;
  • capacete;
  • óculos;
  • bota.

EPIs para cortes

Por sua espessura reduzida, as lastras oferecem facilidade no corte. De forma geral, quanto melhor e mais novo for o equipamento utilizado, melhor será o resultado de acabamento.

Para realizar os cortes nessas peças, usam-se os mesmos tipos de materiais e equipamentos utilizados nos assentamentos internos e externos. Por isso, os EPIs necessários são:

  • luvas emborrachadas;
  • calça comprida;
  • capacete;
  • máscara;
  • óculos;
  • bota.

Portobello é sinônimo de inovação em revestimentos

Observando a valorização que o porcelanato brasileiro tem nas feiras internacionais por sua alta qualidade, a Portobello inaugurou em 2019, na sua fábrica em Tijucas (SC), um forno para a produção de lastras.

Essa produção interna possibilita a popularização do formato, levando melhor custo-benefício ao consumidor — que, anteriormente, só podia encontrar peças vindas de fora do Brasil.

No artigo de hoje, você pôde conferir a importância da utilização de EPIs no assentamento de lastras em ambientes internos e externos.

Da mesma forma, os cortes para obter os melhores formatos dessas peças devem ser feitos utilizando a proteção habitual, de modo a evitar acidentes e imprevistos.

Quer continuar a se informar sobre este assunto? Então, veja também um guia completo sobre como assentar lastras em seu projeto!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

EPIs: garanta a segurança durante o assentam...

EPIs: garanta a segurança durante o assentamento de lastras

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies