Embalagens viram revestimento e decoração em loja sustentável
O projeto da loja Monc Eyewear em Londres é daqueles que ganham um suspiro de qualquer arquiteto e designer por sua criatividade e sensibilidade. Ainda, é um exemplo de sustentabilidade em interiores.
Nina+Co, o estúdio de arquitetura responsável pelo projeto, localiza-se em Londres, e tem como principal lema promover o design circular nos seus projetos. A fundadora Nina Woodcroft, após trabalhar alguns anos com interiores para hotéis e residências de luxo, preferiu, em vez de projetar pensando no bem-estar das pessoas para quem ela trabalhava, projetar focando no bem-estar do planeta. Assim nasceu o Nina+Co, um estúdio de design com forte foco em sustentabilidade e senso de comunidade, com colaboração de designers e artesãos locais.
Para o espaço da Monc Eyewear, uma marca de óculos que preza pela qualidade, honestidade e bom design, Nina usou e abusou da sua criatividade e sensibilidade.
A Monc é uma marca que vende óculos de sol e de grau, e trabalha a partir de um sistema de circuito fechado, em que reutiliza e recicla ao máximo os resíduos provenientes de ciclos de produção. Para a criação dos óculos, nada é desperdiçado e todos os materiais e processos são cuidadosamente considerados.
Com o mesmo lema em comum, Monc Eyewear e Nina+Co juntaram-se para criar o primeiro espaço de vendas físico da marca de óculos, localizado perto do Regent Park, em Londres.
O principal material escolhido para o projeto foi uma simples espuma feita de amido de milho que é usada nas embalagens e no transporte dos óculos. A espuma serviu de decoração e revestimento do teto, e de suporte para as prateleiras expositoras.
A beleza da sua forma ondulada traz uma textura interessante para o pequeno projeto e, além de reciclável, o material é compostável e se dissolve na água.
Outros materiais biodegradáveis também foram usados no projeto. O micélio - conjunto de hifas emaranhadas de um fungo -, tornou-se totem expositor. O bio-acetato feito de algodão e fibras de polpa de madeira, além de servirem para as hastes dos óculos, viraram banco e mostruário para a loja. Há ainda uma cortina em um dos móveis toda feita com tecido de cânhamo.
A ideia era que a primeira loja da marca fosse um espaço para que a comunidade e clientes pudessem experimentar uma seleção de produtos e aprender como eles são fabricados, com 100% de transparência entre marca e consumidor.
Com seu sucesso, o projeto da loja da Monc Eyewear chegou a ganhar prêmio do site especializado Dezeen como Small retail interior of the year. Esse é um exemplo perfeito de que um simples material descartado pode virar protagonista em um espaço arquitetônico.