01.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Eduardo Lyra
Um dos convidados do Archtrends Summit, Edu Lyra contribuiu com o tema "o que está dentro importa" (Foto: Flavio Sampaio)

Edu Lyra é um dos palestrantes do Archtrends Summit 2023

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.08.2023
Conheça a inspiradora história de Edu Lyra, fundador da Gerando Falcões, um dos palestrantes do Archtrends Summit 2023. Saiba ainda como participar do evento
minutos de leitura

Da periferia de Guarulhos a CEO do Gerando Falcões, Edu Lyra é um dos palestrantes do Archtrends Summit 2023. Sua participação tem tudo a ver com o tema do evento: O que está dentro importa.

O empreendedor social e ativista atraiu a atenção de grandes empresários brasileiros. Atualmente, ele é um dos nomes mais influentes do terceiro setor. Nas linhas a seguir, conheça Edu melhor: história, trajetória profissional e principais projetos!

Quem é Edu Lyra?

Empreendedor social e ativista Eduardo Lyra
Apesar de história com adversidades, Edu Lyra inspira jovens brasileiros de periferias e favelas (Foto: Flavio Sampaio)

Eduardo Lyra é um empreendedor social brasileiro conhecido por seu trabalho em empoderar jovens, além de promover mudanças sociais positivas por meio da cultura e do esporte.

Ele é o fundador e presidente do Instituto Gerando Falcões, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a projetos sociais. As iniciativas ajudam comunidades marginalizadas.

Nascido em 1988 e criado em uma comunidade de Guarulhos, em São Paulo, Edu tem uma história de superação. Aliando isso ao apoio de sua mãe, encontrou nos projetos sociais a sua causa.

Quando tinha apenas três anos, viu sua casa ser destruída por uma tempestade. Também na sua infância, o pai foi preso, cumprindo pena por cerca de 20 anos. Portanto, cresceu o visitando na cadeia.

Nesse período, Edu teve o suporte da mãe para que continuasse a estudar. Uma das frases que ele ouvia dela era “filho, não importa de onde você vem, mas para onde você vai”. 

Além disso, sua mãe incentivava que ele participasse de projetos voluntários, o que moldou a sua trajetória.

Após concluir o ensino médio, Edu ingressou na faculdade de Jornalismo, mas não concluiu. Afinal, precisava se dedicar aos seus projetos. Foi aí que começou a sua história de sucesso como empreendedor social.

Leia também:

Gerando Falcões é seu projeto mais notório

Bazar do Instituto Gerando Falcões
Bazar é iniciativa da Gerando Falcões para proporcionar sustentabilidade financeira (Foto: Reprodução/Gerando Falcões)

O Instituto Gerando Falcões é o projeto que tornou Edu Lyra conhecido no terceiro setor.

Ele surgiu a partir da publicação do seu livro Jovens Falcões, em 2011. Nele, Edu compartilha as histórias de jovens brasileiros que venceram adversidades e alcançaram o sucesso.

Para divulgar a obra, ele começou a palestrar em escolas públicas de São Paulo. Além disso, vendia os livros de porta em porta nas periferias e favelas da região, com a ajuda de 50 jovens.

Até que surgiu a ideia de criar uma Organização Não Governamental (ONG). Foi com o dinheiro da venda dos livros que ele conseguiu realizar esse sonho.

A obra inspirou muitos leitores a acreditarem em seu próprio potencial e a lutarem por um futuro melhor.

Foi em 2013 que surgiu, de fato, o Instituto Gerando Falcões. O objetivo é promover oportunidades e oferecer suporte a jovens em situações vulneráveis, impactando suas vidas e desenvolvendo suas comunidades.

O sucesso do projeto está ligado ao seu modelo, que segue o que é utilizado na iniciativa privada — algo que não é comum no terceiro setor.

Edu também buscou parcerias com grandes empresários brasileiros. O interesse, além de aportes financeiros, é a troca de experiências.

Dessa maneira, ele consegue trazer diferentes visões que ajudam a potencializar o projeto, levando cultura e esporte a cada vez mais jovens.

O modelo de gestão, por exemplo, segue o da Ambev. O Gerando Falcões tem um dos fundadores da companhia, Jorge Paulo Lemann, como um de seus principais parceiros.

Com isso, Edu busca tornar seu projeto um dos maiores do Brasil, contribuindo para reduzir a desigualdade social. 

Afinal, além de atingir os jovens, o Gerando Falcões consegue promover transformações em suas famílias, multiplicando o impacto positivo.

Trajetória de Edu Lyra rendeu premiações

Instituto Gerando Falcões atuando em uma comunidade
Trabalho de Edu Lyra gerou reconhecimentos. Hoje, ele dá palestras no Brasil e no exterior
(Foto: Reprodução/Gerando Falcões)

Por causa de sua atuação social com o Gerando Falcões, Edu Lyra recebeu premiações e reconhecimentos diversos.

Por exemplo, ele entrou para a lista da Forbes das 30 pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos.

Também foi condecorado no Fórum Econômico Mundial, fazendo parte do Global Shapers. Ou seja, integrou a lista de 15 jovens brasileiros com potencial para mudar o mundo.

Outra condecoração importante foi o prêmio Jovem Empreendedor do Ano, pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). Ele está ainda entre os “Rebeldes com Causa” da Reserva.

Edu também carregou a Tocha Olímpica no Brasil, em 2016, como um reconhecimento pelo seu trabalho social.

Hoje em dia, ele é palestrante e já esteve em grandes universidades e empresas, levando sua história de superação. Entre elas, Harvard, Babson College, Google, Ambev e Accenture.

História inspiradora de Edu Lyra chega ao Archtrends Summit

Archtrends Summit 2022
Em sua 6ª edição, Archtrends Summit terá venda de ingressos (Foto: Guto Campos)

Com o tema O que está dentro importa, o Archtrends Summit 2023 recebe Edu Lyra como um dos palestrantes.

Neste ano, a ideia é jogar luz sobre a alma de um projeto. Assim, é possível entender seu potencial, acolhendo atitudes e intenções. Como resultado, temos uma arquitetura e uma decoração com mais autenticidade.

Essa é a 7ª edição do Archtrends Summit, que traz como novidade a venda de ingressos. É a primeira vez que qualquer profissional de arquitetura e design, além de estudantes, podem participar do evento.

Com o Archtrends Summit, a intenção da Portobello é promover a criatividade, estimular reflexões e proporcionar trocas. Assim, é possível chegar a um futuro pensado de forma coletiva.

Para isso, recebe grandes nomes, como o de Edu Lyra, que tem propriedade para falar sobre pensamento coletivo e perspectivas de um futuro melhor.

O evento acontece em 5 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo. Os ingressos são vendidos entre R$ 150 e R$ 300. 

Acesse o site para garantir sua participação no Archtrends Summit 2023!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Edu Lyra é um dos palestrantes do Archtrends...

Edu Lyra é um dos palestrantes do Archtrends Summit 2023

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade são "crianças e adolescentes", não só "jovens", porque jovens os adultos também são, inclusive os adultos mais maduros. A menos que a palavra "jovens" deste texto se refira a adultos também, aí está certo.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies