19.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Apartamento no Edifício Saint Honoré, com projeto de interiores de Vitor Penha (foto: Lufe Gomes)

Antigo e moderno em harmonia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.08.2022
O fotógrafo Lufe Gomes revela um apartamento no icônico Edifício Saint Honoré, com projeto de interiores do Memola Estúdio e linha Horizontes, de Pedro Andrade, por um motivo muito especial
minutos de leitura

Sempre quis entrar no Edifício Saint Honoré, na Avenida Paulista, para saber como são os apartamentos e a vida de um morador desse ícone, desenhado por Artacho Jurado no coração de São Paulo.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

apartamento no Edifício Saint Honoré
O apartamento pertence ao fotógrafo André Cunha, que desejava espaços integrados (foto: Lufe Gomes)

Pois vou levar você comigo, aqui na coluna, para visitarmos o apartamento do fotógrafo André Cunha (@andrecunhaphoto), que sempre desejou morar em um espaço aberto, onde pudesse apreciar a estrutura original da edificação, como podemos observar nas colunas, vigas de concreto e tijolos brutos.

cozinha em loft industrial
Derrubadas as paredes, portas de madeira separam - ou não - escritório e cozinha (foto: Lufe Gomes)

Com um projeto impecável do arquiteto Vitor Penha (@penha.vitor) com o Memola Estúdio (@Memola.Estudio), foram abertas as paredes e criadas divisórias de madeira, tanto para cozinha, quanto para o escritório do fotógrafo.

sala em Edifício Saint Honoré
As amplas janelas em dois lados da sala são um destaque do imóvel (foto: Lufe Gomes)

A abundância de luz natural, com janelas de dois lados da sala, ajuda ainda mais a aumentar a sensação de liberdade de espaço do apartamento. 

quarto em Edifício Saint Honoré
Móveis, objetos, fotografias e obras de arte têm todos valor sentimental para o morador (foto: Lufe Gomes)

A decoração faz referência a um loft industrial com ares de anos 1950 ou 1960, mas com uma leitura moderna, de um jovem criativo dos dias de hoje. Para isso, André fez o que mais ama: garimpar em lojas especializadas em móveis de design modernista e em achados trazidos de inúmeras viagens pelo mundo. Em cada objeto, André tem orgulho de contar as histórias e os porquês de estarem presentes em sua casa. 

luminária industrial
A luminária inusitada foi criada a partir de um antigo fusível industrial, revelando a sustentabilidade do projeto pelo viés do reaproveitamento (foto: Lufe Gomes)

Destaque para a luminária criada a partir de um antigo fusível industrial e de várias peças de decoração vindas da casa dos avós. Aliás, ele fala da avó o tempo todo. Tem até um quarto decorado em homenagem a ela, que ele considera uma referência muito emocionante e constante em sua vida.

O banheiro com Horizontes Tulum, cocriação de Pedro Andrade com a Portobello (foto: Lufe Gomes)

Uma das histórias que tornam esse apartamento ainda mais especial foi a homenagem que André fez a um dos seus melhores amigos da vida, o jornalista Pedro Andrade. Ao pensar no banheiro da suíte, ele fez questão de escolher o revestimento da linha Horizontes, desenhada pelo Pedro Andrade para a Portobello. "Além de ter me apaixonado por essa linha, foi uma homenagem que fiz ao meu amigo Pedro, que, aliás, fica sempre hospedado aqui", fala com carinho.

banheiro com tijolinhos verde claro
O revestimento é uma homenagem a amizade entre o morador e Pedro Andrade (foto: Lufe Gomes)

Ele usou espelhos diferentes e antigos de garimpo, em madeira, assim como os armários, fazendo um contraste perfeito com o tom esverdeado do revestimento.

varanda do Edifício Saint Honoré
O fotógrafo André Cunha na varanda do Edifício Saint Honoré (foto: Lufe Gomes)

A varanda é também um ponto alto desse projeto de Artacho Jurado. Dá uma sensação de casa nas alturas, unindo as arquiteturas do passado e do presente da Avenida Paulista.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Antigo e moderno em harmonia...

Antigo e moderno em harmonia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maravilhoso! Sempre com histórias afetivas integradas à decoração, muita sensibilidade e talento dos moradores, e deste fotógrafo colecionador de preciosidades!

  2. Apto MARAVILHOSO!!! É muito bem fotografando, pois nos dá a ideia do q realmente é

  3. Life sempre enchendo os nossos dias com postagens lindas e que encantam. Esse apartamento é um sonho de criatividade! Lufe, seus olhos fazem curva para descobrir e mostrar belezas e alternativas mágicas!!!

  4. Maravilhoso esse Apartamento e maravilhoso o trabalho que o Lufe faz, eu já havia visto esse apartamento quando o Lufe mostrou no Life byLufe. É de perder o fôlego, muito inspirador. Parabéns.

  5. Esse apartamento, nesse edifício tão especial, é realmente maravilhoso, tanto pelo projeto e acabamentos como pelas memórias afetivas e bom gosto nas escolhas de todos os detalhes da decoração, inclusive do revestimentodo lindo do banheiro. As fotos estão incríveis @lifebylufe!

  6. Não poderia ter presente de aniversário melhor do q essa matéria incrível do life e com esse maravilhoso apartamento. Essas paredes de tijolos q tudo!! Parabéns Life querido pelas fotos ❤️

  7. Uma moradia que conta a história de vida do morador. Um lindo registro pelo olhar do @lufegomes

Lufe Gomes
Colunista
Colunista

Lufe Gomes é fotógrafo especializado em arquitetura e interiores, criador do projeto Life by...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies