Embora muito tenha se falado sobre o assunto, economizar água, para algumas pessoas, ainda pode ser um desafio. Isso porque não percebemos o quanto desperdiçamos durante a realização de tarefas simples e cotidianas, como escovar os dentes ou tomar banho.
Porém, a cada ano que passa, com crises hídricas em vários estados e estiagens em algumas épocas do ano, a economia de água se tornou uma necessidade. E não é só o planeta que agradece tal atitude, mas o seu bolso também.
Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, propomos uma reflexão sobre os nossos hábitos e, na sequência, ensinamos como economizar esse recurso natural tão precioso que é a água potável. Essa data foi definida pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância na preservação da água.
Confira, a seguir, dicas simples para economizar água em casa:
Por que economizar água é importante?
Apesar de aproximadamente 70% do nosso planeta ser composto por água, menos de 1% desse total é água potável, ou seja, própria para consumo. Isso porque 97% da água é salgada e está nos mares e oceanos e pouco mais de 2% está em estado sólido nas geleiras. Os dados são da WWF-Brasil.
Da água doce disponível para consumo humano, 70% é utilizada pela agricultura, 19% pela indústria e 11% é de uso residencial. Pode parecer pouco, mas o consumo nas casas não chega a ser insignificante. Mudando atitudes individuais em casa é possível causar um grande impacto na preservação desse recurso natural.
E nós bem sabemos que a água não serve somente para beber, mas para preparar alimentos, tomar banho, lavar roupas, escovar os dentes, higienizar as mãos… A lista do que fazemos com a água potável é infinita. Portanto, já imaginou a quantidade de água que desperdiçamos no nosso dia a dia e não nos damos conta?
Leia também:
- Os caminhos do design sustentável segundo Marcelo Rosenbaum
- Embalagens viram revestimento e decoração em loja sustentável
- Energia solar: uma fonte sustentável para as suas obras
Agora, reflita: quanto da sua conta de água poderia ser reduzida se você repensasse seus hábitos diários e colocasse a economia em prática?
Como economizar água no dia a dia?
Para quem está acostumado a não se preocupar com o quanto gasta, seja água ou qualquer outro recurso, pode ser difícil criar um novo hábito. Mas é preciso insistir em bons comportamentos até que eles se tornem naturais na sua rotina. Portanto, para te ajudar a começar, separamos seis dicas simples para economizar água:
1. Reduza o tempo de banho
Se você é do tipo que gosta de cantar e fazer tratamentos de pele embaixo do chuveiro, é hora de mudar de local. Apesar de prazerosos, esses momentinhos de spa em casa podem aumentar consideravelmente o tempo de banho e o consumo de água.
Segundo a Sabesp, o chuveiro normal acionado por um minuto gasta 12 litros de água. Portanto, quando resolver fazer seus tratamentos de beleza no box, lembre-se de desligar o chuveiro. Isso vale também para quem gosta de escovar os dentes durante o banho. O chuveiro libera muito mais água, por minuto, quando comparado a torneiras.
Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, um banho de cinco minutos é suficiente para a higiene corporal. Por isso, sempre que não estiver se lavando e/ou retirando espuma, desligue o registro e ligue novamente só quando precisar.
Outra dica é colocar um balde sob o chuveiro, durante o banho. Assim, a água captada pode ser reaproveitada na descarga.
2. Lave a roupa com menos frequência
Muitas pessoas não esperam acumular um cesto cheio de roupas sujas para lavá-las de uma vez só. E pode até ser mais prático assim, entretanto, esse é um ato que consome uma quantidade absurda de água.
Em média, uma máquina de lavar gasta 135 litros de água por uso. Imagine só se você tem costume de lavar a roupa três ou quatro vezes na semana! Separe, portanto, um dia na semana para lavar uma leva grande de roupas.
3. Torneira fechada sempre
Quando o registro não está fechado corretamente, a torneira tende a pingar. Você sabia que um mês de torneira pingando pode gastar cerca de 1300 litros de água? Portanto, olhos e ouvidos sempre atentos nas torneiras de casa para evitar esse gasto desnecessário de água.
Também vale investir em válvulas econômicas, tanto para descargas (como as de duplo acionamento) e torneiras, que podem reduzir o consumo de água em até 80%.
4. Suje menos louças
Algumas pessoas têm o hábito de servir as refeições em diversas travessas ou utilizar copos diferentes sempre que for beber água. No fim do dia, resta a cena clássica: a pia cheia de louças para lavar.
Será que não podemos reduzir o número de louças? E se você trocar cinco, seis copos por uma garrafinha sobre a sua mesa de trabalho, que será lavada uma vez ao fim do dia?
Segundo a Sabesp, lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 120 litros de água em casa. Uma sugestão é deixar a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e depois, ensaboar.
Parecem pequenas mudanças, mas fazem muita diferença quando o assunto é economia de água.
5. Reaproveite água
Muita gente usa mangueira para lavar o carro, a calçada e molhar as plantas, só que existem formas econômicas para seguir com essas atividades.
Por exemplo, muitas máquinas de lavar vem com a função de reaproveitar água, então, ao invés de jogá-la fora, você pode usá-la para lavar a calçada, o carro e até limpar o banheiro.
Já no caso das suas plantas, tente coletar água da chuva, porém, tenha muito cuidado com o armazenamento, cubra bem os recipientes, para evitar proliferação de insetos.
6. Não jogue lixo no vaso sanitário
Diferente de outros países, as tubulações e encanamentos do Brasil não são feitos para receber resíduos sólidos como papel higiênico ou absorvente.
Esse tipo de lixo, além de causar poluição, pode ser o motivo de muitos outros problemas, como entupimentos, vazamentos e sobrecarga da tubulação - que comumente provocam desperdício de água. Não precisamos falar sobre o quanto tudo isso fará você gastar em reparos e consertos, certo?
No fim do dia, se analisarmos, economizar água em casa é muito mais fácil do que imaginamos. Por isso, é imprescindível que estejamos sempre conscientes dos nossos atos e quais consequências eles podem acarretar para nós, para a sociedade e, mais importante, para o meio ambiente.
E, como o banheiro é um dos lugares onde mais gastamos água, que tal começar a pensar em um modelo mais sustentável? Se você quer saber como fazer isso, nós te contamos tudo neste conteúdo.