Dutch Design Week 2022: saiba o que rolou nesta edição
Um dos maiores eventos de design do norte europeu, a Dutch Design Week teve, neste ano, como tema principal a frase Get Set que, traduzido livremente para o português, significa ‘prepare-se’. Essa ordem busca sinalizar uma mudança de mentalidade, é sobre preparar-se para uma ação.
Isso ocorre porque a organização da feira - que ocorreu em Eindhoven, na Holanda -, tem uma relação muito próxima com os artistas e designers participantes. Eles buscam ouvir atentamente essas comunidades antes de definirem o tema e o programa.
No início do ano, organizaram várias reuniões para falar sobre o futuro da indústria do design. Uma das questões mais importantes era: como a Dutch Design Week pode ajudar os designers a criar um impacto, de fato, significativo?
A partir disso surgiu o tema Get Set que pode ser interpretado pelos participantes como: esteja preparado e reconheça o que está acontecendo no mundo, nas mudanças climáticas e na maneira que estamos vivendo.
A ideia é fazer com que o designer sinta-se envolvido e consiga cativar as pessoas por meio de suas criações. Como bem dito por Miriam van der Lubbe, uma das embaixadoras da semana de design, “o único erro que podemos cometer é simplesmente não começar. Portanto, preparem-se”.
Inspirados pelo tema, os participantes fizeram de tudo para provocar e estimular os visitantes. Designers do V8 Architects e Marjan van Aubel Studio desenvolveram um pavilhão solar, que gera energia e calor. Enorme, a estrutura foi instalada no meio de uma praça.
Sua forma consistia, basicamente, em quatro mastros de aço robustos sob uma folha de painéis solares de vidro. Todas as partes deste pavilhão podem ser desmontadas e reutilizadas posteriormente.
O espaço foi um ponto de encontro para experimentar a natureza poética e sensorial da energia solar. Nele, foi preso um QR code que, ao ser escaneado, acionava uma máquina fotográfica posicionada no edifício em frente ao pavilhão, e tirava uma foto sua. O resultado, depois, era encaminhado para o seu celular.
Em diversos lugares espalhados pela cidade de Eindhoven, os visitantes puderam interagir com instalações educativas. No icônico Evoluon, edifício brutalista que lembra uma nave espacial, havia uma exposição chamada RetroFuture, em que o visitante é transportado para um mundo lúdico de design, arte, ciência e cinema.
Lá, ele pode percorrer dez túneis repletos de ficções e fatos que moldaram nosso futuro. Na entrada do prédio havia, inclusive, uma réplica do carro do filme De volta para o futuro.
Quer saber mais sobre esse evento? Confira abaixo mais conteúdos:
Dutch Design Week 2021: uma das maiores feiras de design da Europa
Dutch Design Week 2021 (parte 2): o que mais chamou a atenção na feira este ano?