Para o Salão do Móvel de 2022, a maison Dior uniu forças com o designer Philippe Starck pela primeira vez para criar a cadeira Miss Dior, uma reinterpretação da cadeira Louis XVI.
Philippe Starck contou que sempre sonhou com a cadeira perfeita. E confirma que o ícone da perfeição existe no inconsciente coletivo das pessoas. Ela é a clássica cadeira Louis XVI. O renomado designer, famoso por seu trabalho poético e visionário, e a Dior, que traz excelência em todas as coleções que faz, deram o que falar com esse novo lançamento.
A cadeira Miss Dior traz no seu nome o lado feminino e elegante da marca. A inspiração foi a reinterpretação da cadeira Louis XVI, refinando sua estrutura e assento, simplificando sua silhueta e enfatizando ainda mais sua leveza pelo uso do alumínio puro. Ao criar o design da cadeira para Dior, Starck também prezou pela durabilidade, bem como a simplicidade das formas. A inspiração para criar uma cadeira atemporal e eterna: símbolo da longevidade.
A cadeira vem em três diferentes variações de braços e algumas variações de acabamentos: acetinado, brilhante, preto cromado, dourado e bronze rosa. Para uma parceria que apenas de nome já é sucesso, se destacou ainda mais por sua instalação e apresentação da cadeira durante o Fuorisalone.
O local escolhido foi Brera, bairro que respira gastronomia, design, moda e arte. Um antigo edifício clássico milanês foi palco do show da cadeira Miss Dior.
Entramos na instalação através de um pátio central. Uma escada no meio deste pátio levava a um subsolo escuro, onde todos aguardavam sem entender o que estava por vir. De repente começa um show de luzes e sons.
Os visitantes observavam desde a escadaria. Várias variações da cadeira Miss Dior foram expostas milimetricamente uma ao lado da outra, formando um grid. As luzes acendiam e apagavam, iluminando todas as cadeiras uma a uma, em sincronia com a música. Uma verdadeira obra de arte.
Diferente de outras exposições do Fuorisalone, esta em específico brinca com o sentido e sensações das pessoas. Traz uma experiência sensitiva para os visitantes. Muitos espaços durante a design week de Milão criam ambientes como galerias, onde os móveis e objetos são obras de arte. Aqui, a Dior, junto com o Starck, conseguiu criar um ambiente onde a cadeira é a protagonista de um grande show.
Sem sombra de dúvidas, a colaboração entre Dior e Philippe Starck foi um marco para a design week de 2022. Dois grandes nomes, com uma característica em comum: sempre trazem uma modernidade atemporal para todo design que criam.