08.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
instalação da Dior
Experiência sensorial da instalação da Dior em parceria com Philippe Stark no Salão do Móvel (Foto: Bárbara Cassou)

Dior por Philippe Starck

calendar-blank-line
08.07.2022
Philippe Starck assinou o design da cadeira Miss Dior, lançada no Salão do Móvel deste ano, com direito a instalação e experiência sensitiva durante o Fuorisalone
minutos de leitura

Para o Salão do Móvel de 2022, a maison Dior uniu forças com o designer Philippe Starck pela primeira vez para criar a cadeira Miss Dior, uma reinterpretação da cadeira Louis XVI. 

Philippe Starck contou que sempre sonhou com a cadeira perfeita. E confirma que o ícone da perfeição existe no inconsciente coletivo das pessoas. Ela é a clássica cadeira Louis XVI. O renomado designer, famoso por seu trabalho poético e visionário, e a Dior, que traz excelência em todas as coleções que faz, deram o que falar com esse novo lançamento. 

A cadeira Miss Dior traz no seu nome o lado feminino e elegante da marca. A inspiração foi a reinterpretação da cadeira Louis XVI, refinando sua estrutura e assento, simplificando sua silhueta e enfatizando ainda mais sua leveza pelo uso do alumínio puro. Ao criar o design da cadeira para Dior, Starck também prezou pela durabilidade, bem como a simplicidade das formas. A inspiração para criar uma cadeira atemporal e eterna: símbolo da longevidade. 

A cadeira vem em três diferentes variações de braços e algumas variações de acabamentos: acetinado, brilhante, preto cromado, dourado e bronze rosa. Para uma parceria que apenas de nome já é sucesso, se destacou ainda mais por sua instalação e apresentação da cadeira durante o Fuorisalone

Entenda melhor o que é o Fuorisalone e por que vem sendo cada vez mais importante durante o Design Week.

O local escolhido foi Brera, bairro que respira gastronomia, design, moda e arte. Um antigo edifício clássico milanês foi palco do show da cadeira Miss Dior.   

Detalhes da cadeira Miss Dior por Philippe Starck (Foto: Bárbara Cassou)

Entramos na instalação através de um pátio central. Uma escada no meio deste pátio levava a um subsolo escuro, onde todos aguardavam sem entender o que estava por vir. De repente começa um show de luzes e sons. 

Os visitantes observavam desde a escadaria. Várias variações da cadeira Miss Dior foram expostas milimetricamente uma ao lado da outra, formando um grid. As luzes acendiam e apagavam, iluminando todas as cadeiras uma a uma, em sincronia com a música. Uma verdadeira obra de arte. 

cadeira Miss Dior
Diferentes variações e acabamentos da cadeira Miss Dior (Foto: Bárbara Cassou)

Diferente de outras exposições do Fuorisalone, esta em específico brinca com o sentido e sensações das pessoas. Traz uma experiência sensitiva para os visitantes. Muitos espaços durante a design week de Milão criam ambientes como galerias, onde os móveis e objetos são obras de arte. Aqui, a Dior, junto com o Starck, conseguiu criar um ambiente onde a cadeira é a protagonista de um grande show. 

Sem sombra de dúvidas, a colaboração entre Dior e Philippe Starck foi um marco para a design week de 2022. Dois grandes nomes, com uma característica em comum: sempre trazem uma modernidade atemporal para todo design que criam. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dior por Philippe Starck...

Dior por Philippe Starck

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies