09.12.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Dia do Engenheiro: uma homenagem a todos os profissionais da área

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.12.2019
O Dia do Engenheiro é celebrado em 11 de dezembro, data em que a profissão foi regulamentada, em 1933.
minutos de leitura

Em 11 de dezembro é comemorado no Brasil o Dia do Engenheiro. A data foi escolhida por ter sido nesse dia, em 1933, que o ex-presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.569, que regulamentou a profissão no país.

Pensando em homenagear a todos os profissionais que exercem essa atividade, criamos este artigo. Nele, vamos falar um pouco sobre a história da engenharia, a regulamentação, as principais atribuições e os grandes nomes que se destacaram mundo afora.

Interessado em saber mais sobre todas essas curiosidades? Então, é só seguir a leitura!

História da engenharia como profissão

Obras históricas, como as pirâmides do Egito, surgiram quando a engenharia ainda não era uma profissão reconhecida (Foto: Pixabay)
Obras históricas, como as pirâmides do Egito, surgiram quando a engenharia ainda não era uma profissão reconhecida (Foto: Pixabay)

A história da engenharia se confunde com a da própria humanidade. Afinal, desde os primórdios das civilizações, os homens já faziam pequenas adaptações com pedras, madeiras e outros recursos naturais para terem moradias que fossem mais confortáveis e protegessem contra as chuvas e os ataques de animais ferozes.

Com o passar dos anos, as técnicas de construção passaram a ficar mais complexas. Ao mesmo tempo, as pessoas também começaram a se organizar e marcar territórios. Assim, muralhas começaram a ser erguidas para separar as terras que eram de uma comunidade específica.

Nessa época, o homem deixou de ser nômade e começou a se preocupar com a moradia fixa. Foi aí que a engenharia começou a ganhar destaque e os primeiros profissionais especializados em construção começaram a surgir.

As pirâmides do Egito, os templos gregos, as colunas romanas, as edificações budistas da Índia e a Muralha da China, entre outros grandes exemplos de construções históricas, foram desenvolvidos anos depois. Porém, a engenharia ainda não era regulamentada como profissão.

O ensino da Engenharia só passou a ser oferecido nos anos finais do século XVIII. Uma das primeiras escolas que tem registro de oferta de cursos na área é a École Polytechnique, de Paris, em 1794.

Décadas depois, por volta de 1835, surgiram os primeiros cursos universitários de Engenharia Civil, em cidades da Europa e dos Estados Unidos. A partir de então, a atividade começou a ser reconhecida mundialmente como uma profissão.

Regulamentação da atividade no Brasil

No Brasil, é preciso ter formação universitária e registro no CREA para atuar como engenheiro civil (Foto: Claudio Hirschberger)
No Brasil, é preciso ter formação universitária e registro no CREA para atuar como engenheiro civil (Foto: Claudio Hirschberger)

No Brasil, a primeira escola de engenharia de que se tem registro é a da Real Academia Militar do Rio de Janeiro, que se estabeleceu em 1808, após a vinda da família real portuguesa para o nosso país.

Com o passar dos anos, essa escola foi dividida em duas. Em uma, o ensino era totalmente voltado para a área militar. Na outra, eram trabalhadas questões mais progressistas, por meio da pesquisa na área.

Em 1933, conforme mencionamos, o ex-presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamentou a atividade do engenheiro. O mesmo documento também torna legítima as profissões de arquiteto e de agrimensor.

Desde então, para exercer essas atividades, é preciso que o profissional tenha formação em uma instituição de ensino superior reconhecida. Também é necessário que ele seja registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Principais atribuições do profissional

O planejamento de obras é uma atividade do engenheiro civil (Foto: Daniel McCullough)
O planejamento de obras é uma atividade do engenheiro civil (Foto: Daniel McCullough)

A engenharia se desenvolveu com o passar dos anos e, atualmente, existem diversas ramificações para essa profissão. Há a engenharia elétrica e a engenharia mecânica, entre outras.

Vamos nos ater aqui às atribuições do engenheiro civil, que é o profissional que atua com arquitetos e designers de interiores na construção de edificações.

Em suma, o profissional de engenharia civil é aquele que projeta, gerencia e executa obras e construções. Dentro dessas atribuições, são muitas as atividades que devem ser realizadas. As principais delas são as relacionadas a seguir.

Planejamento e execução de obras

O engenheiro civil tem como suas principais atribuições o planejamento e a execução de obras. Sua função é acompanhar os projetos desenvolvidos pelos arquitetos e dar assessoria quando necessário.

Além disso, ele precisa supervisionar e dar orientações para os profissionais da construção civil que atuam nas obras, em todas as linhas operacionais.

Definição de estruturas

Também é uma função do engenheiro verificar as melhores formas de organizar as estruturas de uma determinada construção. Assim, se garante a qualidade e a segurança das obras.

Cuidados com o saneamento básico

Garantir que as obras tenham uma boa estrutura em saneamento básico, projetando os pontos de descarte de água e esgotos, por exemplo, também é uma função que cabe ao profissional de engenharia civil.

Definição dos recursos hídricos

Criar soluções de hidráulica é outra atribuição do engenheiro. O profissional deve fazer o planejamento e a execução de sistemas de irrigação, canais para abastecimento de água, barreiras etc.

Gerenciamento de recursos

Finalmente, uma das mais importantes atribuições do engenheiro é o gerenciamento de recursos. O profissional deve verificar tudo o que é necessário para fazer uma obra, otimizando os materiais, sem que se perca a qualidade do empreendimento.

Engenheiros que se destacaram no mundo

Elmina Wilson entrou para a história, sendo a primeira mulher a se formar e dar aulas de engenharia nos Estados Unidos (Foto: Famous People)
Elmina Wilson entrou para a história, sendo a primeira mulher a se formar e dar aulas de engenharia nos Estados Unidos (Foto: Famous People)

Visando reconhecer a importância da atividade de engenheiro, selecionamos alguns nomes da área que se destacaram pelo mundo.

Leonardo da Vinci

Pouca gente sabe, mas, além de ser o pintor da Mona Lisa, o italiano Leonardo da Vinci exercia a arquitetura e a engenharia. Entre as suas principais obras estão bombas hidráulicas, utilizadas para desviar os fluxos do Rio Arno, localizado na região da Toscana, na Itália.

Fazlur Rahman Khan

O indiano Fazlur Rahman Khan é considerado o criador dos arranha-céus. Ele foi o primeiro profissional a projetar edifícios tão altos, bem como foi pioneiro no uso de técnicas de CAD para projeção de estruturas.

Elmina Wilson

Primeira mulher a conquistar um diploma de engenharia nos Estados Unidos, Elmina Wilson se destacou por trabalhar no projeto da Marston Water Tower. Além disso, ela entrou para a história por ser a primeira professora universitária do sexo feminino na área.

A Marston Water Tower é um patrimônio histórico dos Estados Unidos (Foto: Wikimedia Commons)
A Marston Water Tower é um patrimônio histórico dos Estados Unidos (Foto: Wikimedia Commons)

Joaquim Cardoso

Em terras brasileiras, um nome que merece destaque é o de Joaquim Cardoso. Ele foi o responsável pela execução dos cálculos que possibilitaram que os projetos do arquiteto Oscar Niemeyer fossem tirados do papel e dessem origem a Brasília.

As obras do Palácio do Planalto foram executados por Joaquim Cardoso (Foto: Gastão Guedes)
As obras do Palácio do Planalto foram executados por Joaquim Cardoso (Foto: Gastão Guedes)

Esperamos que você tenha gostado do artigo que elaboramos para celebrar o Dia da Engenharia. Damos os parabéns a todos que exercem essa profissão, que merece o nosso reconhecimento e admiração. Afinal, o engenheiro é o responsável por tornar os nossos sonhos em realidade!

E, para divulgar o seu trabalho, você pode criar um perfil no Archtrends. Ficaremos felizes em mostrar as obras que você ajudou a tirar do papel!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dia do Engenheiro: uma homenagem a todos os p...

Dia do Engenheiro: uma homenagem a todos os profissionais da área

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies