20.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Citic Tower: conheça o prédio mais alto de Pequim

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.11.2019
Inspirado no formato de um vaso chinês, o Citic Tower é o prédio mais alto de Pequim e desafia os limites do que é possível.
minutos de leitura

Talvez você nunca tenha ouvido falar no Citic Tower, o prédio mais alto de Pequim e um dos maiores do mundo. No entanto, ele é um exemplo de como a arquitetura pode se inspirar em outras formas de arte.

O projeto é inspirado na forma de Zun, um tipo de vaso que é feito de bronze e muito popular na China. Conheça a seguir um pouco mais sobre esse arranha-céu que desafia os limites do que é possível.

Vaso Zun inspira design de prédio mais alto da China
Vaso Zun inspira design de prédio mais alto da China (Foto:Vaso Zun inspira design de prédio mais alto da China (Foto: liveauctioneers.com)

Citic Tower é o oitavo prédio mais alto do mundo

A obra foi inaugurada em 2018. Tem 528 metros de altura e 109 andares, além de uma silhueta imponente, marcada por uma fachada espelhada e curva. O projeto foi assinado pelo escritório Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e levou quase oito anos para ser concluído.

Já não bastasse ser o mais alto de Pequim, o Citic Tower também está em oitavo lugar na lista de prédios mais altos do mundo. Na China, ele é considerado o quarto maior em altura. Além disso, superou o China World Trade Center III, que era considerado o mais alto da capital oriental.

O projeto levou oito anos para ser concluído
O projeto levou oito anos para ser concluído (Foto: KPF)

A KPF é uma empresa norte-americana criada em 1974 por Eugene Kohn, William Pedersen e Sheldon Fox. É responsável por projetar vários arranha-céus, incluindo outros três dos 10 edifícios mais altos do mundo: o Ping An Finance Center em Shenzhen (4º), o Lotte World Tower em Seul (5º) e o CTF Finance Center em Guangzhou (7º).

Vidros e espelhos chamam a atenção

O arranha-céu é considerado o novo símbolo da arquitetura chinesa e chama a atenção pelos espelhos que compõem a fachada. O vidro também se faz presente nos lobbies de entrada, promovendo o envolvimento do público com a arquitetura.

O vidro também domina os lobbies de entrada
O vidro também domina os lobbies de entrada (Foto: KPF)

O edifício nasce de uma planta quadrada com cantos arredondados. Contudo, o formato inusitado possui uma base mais larga do que no topo e no meio da obra, dando uma aparência de cintura achatada.

O formato inusitado possui uma base mais larga que o topo 
O formato inusitado possui uma base mais larga que o topo (Foto: KPF)

O design da articulação transformadora é aplicado em toda a torre do Citic Tower, desde o envelope externo até o interior do saguão e do deck. Além disso, a expressão da fachada única é introduzida na cobertura interna, seguindo a mesma lógica das curvaturas.

Edifício de uso misto

O China Zun Tower, como também é conhecido, é um edifício de uso misto, com 60 andares de escritórios, 20 andares de apartamentos de luxo e 20 andares de hotel com 300 quartos. Também abriga um jardim na cobertura no piso superior e é sede do Citic Group e do Citi Bank.

A torre ainda se conecta a uma grande rede de transporte subterrânea, ligando-se a um sistema de passagens para pedestres, uma estrada e quatro linhas de metrô em três estações. O Citic Tower foi projetado para ser uma âncora visível no extremo norte do distrito Central Empresarial de Pequim e um marco para toda a região.

O objetivo do diretor de design da KPF, Li Lei, era criar uma peça central para o novo CBD que suscitasse harmonia com a capital histórica, propondo uma arquitetura aspiracional e contemporânea.

Passado e presente se encontram na paisagem de Pequim
Passado e presente se encontram na paisagem de Pequim (Foto:KPF)

“Abstraímos a forma elegante do zun e focamos em sua transformação gradual, aplicando esse motivo em imensas escalas: desde a massa geral da torre até a parede de cortina, o vestíbulo de entrada e os detalhes do interior do Citic Tower”, contou Li Lei em uma reportagem para a CNN.

Quer se inspirar em mais fachadas e projetos incríveis como este? Então, confira o nosso post sobre o Oceanwide Center, o mais novo arranha-céu dos Estados Unidos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Citic Tower: conheça o prédio mais alto de ...

Citic Tower: conheça o prédio mais alto de Pequim

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies