10.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O LEGO é um dos exemplos de brinquedos que auxiliam no desenvolvimento da imaginação e criatividade dos pequenos (Foto: Amélie Mourichon/Unsplash)

Designer de brinquedos: as mentes por trás da arte de brincar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.10.2023
Conheça mais sobre a profissão de designer de brinquedos e alguns nomes fundamentais desse segmento
minutos de leitura

Responsável por dar formas e vida ao lúdico, o designer de brinquedos é um profissional determinante.

Afinal, por meio de um brinquedo aparentemente simples, os pequenos aprendem números, palavras, formas, e são estimulados a desenvolverem relações interpessoais.

A seguir, você vai saber mais sobre as mentes que estão por trás da criação dos brinquedos que fazem parte da diversão e construção da infância.

carpinteiros designer de brinquedos
Até há pouco mais de um século, os carpinteiros eram responsáveis pela criação de brinquedos (Foto: Mike Bergmann/Unsplash)

Designer de brinquedos: entendendo a profissão

Não se sabe ao certo quando começou a profissão de designer de brinquedos, mas podemos presumir que é uma profissão antiga, mas que tinha outro nome. 

Há menos de um século, os brinquedos eram fabricados todos em madeira, portanto os responsáveis por suas criações eram os marceneiros.

A partir daí, alguns profissionais apenas reproduziam objetos reais em escala menor (como carros, caminhões, casas de boneca etc.). 

Outros, por sua vez, adicionavam características que permitiam exercitar a imaginação e o aprendizado, em criações que hoje são chamadas de jogos educativos ou brinquedos pedagógicos.

Já os primeiros fabricantes de brinquedos em larga escala surgiram por volta do século XIX em parte da Europa. No Brasil, as primeiras indústrias chegaram nos anos 1930, inclusive a Fábrica de Brinquedos Estrela, uma das pioneiras no país.

Hoje, um designer de brinquedos pode começar por inúmeros caminhos. Os mais convencionais passam por cursos como Desenho Industrial, Design e Design de Produtos. 

Esses cursos exploram as melhores formas, materiais, tamanhos e características que cada objeto precisa ter para atender o seu determinado público. Também passam por matérias que ensinam sobre construção de marca, área de atuação etc.

designer de brinquedos pedagógicos
Brinquedos pedagógicos auxiliam no desenvolvimento cognitivo e na coordenação motora dos pequenos (Foto: Ron Lach/Pexels)

Cursos mais densos e voltados diretamente para o desenvolvimento de brinquedos já abordam a criação de trabalhos lúdicos e reflexivos em diferentes abordagens. 

Eles tratam também dos requisitos para que os brinquedos auxiliem no desenvolvimento motor e mental dos pequenos.

Importantes nomes do design de brinquedos

Dentro do universo dos designers de brinquedos, alguns nomes foram fundamentais para a consolidação da profissão e para o desenvolvimento de milhares de crianças. A seguir, falamos um pouco mais sobre três desses nomes.

Cas Holman

Holman é uma designer de brinquedos americana e fundadora da Heroes Will Rise, uma empresa independente de criação de brinquedos. 

Ela ficou reconhecida pela criação dos kits de construção Rigamajig, que segundo o seu próprio site, inspiram brincadeiras práticas, colaborativas, além de habilidades de resolução de problemas e aprendizado.

Em pouco mais de duas décadas, Cas foi responsável por trazer um olhar muito mais pedagógico para a indústria de brinquedos. Atualmente, ela também é professora de design industrial na Rhode Island School of Design (RISD), nos Estados Unidos.

Para conhecer um pouco mais de sua história, vale assistir o documentário "Abstract: The Art of Design", na Netflix.

Renate Müller

A designer Renate Müller é natural de Sonneberg, cidade na parte oriental da Alemanha com tradição na fabricação de brinquedos. Com mais de 50 anos de profissão, e 73 anos de vida, Müller possui uma forte ligação com brinquedos pedagógicos.

Em 1967 ela expôs as primeiras das suas peças em série - um pato, um rinoceronte e uma foca - na famosa feira de Leipzig. A partir daí, tornou-se uma referência no assunto. 

Jogos da memória são um tipo de brinquedo desenvolvido por designers e pedagogos (Foto: Ksenia Chernaya/Pexels)

Mas o que esses brinquedos tinham de diferente dos outros? Suas criações, animais em sua maioria, são fabricadas em tecidos, estruturadas internamente com madeira, recheadas com palha e revestidas de texturas quentes e frias para estimular o tato e a interação.

Graças a essas características, os brinquedos passaram a ser testados em hospitais e clínicas psiquiátricas para estimular exercícios sensoriais, treinamentos de equilíbrio e coordenação motora em crianças com algum tipo de deficiência.

Apesar de ser uma defensora de brinquedos mais didáticos, Renate avalia que hoje a infância ideal é aquela que une a tecnologia com brinquedos que estimulam a imaginação.

Ole Kirk Kristiansen

Você pode não conhecer o nome Ole Kirk Kristiansen, mas com certeza conhece a sua invenção: o LEGO. 

Natural de uma família de pequenos agricultores na Dinamarca, Ole era carpinteiro e começou a fabricar o famoso brinquedo, cujo conceito baseia-se em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações, para sobreviver à Grande Depressão, em 1937.

Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa começou a fabricar as peças em resinas plásticas, uma grande inovação para época. Pouco depois vieram os famosos “tijolinhos” que se encaixam permitindo qualquer tipo de construção.

Desde então, o LEGO passou a adotar diversos formatos e cada vez mais possibilidades de construção e é um dos brinquedos mais famosos do mundo - mesmo em uma era dominada pela tecnologia.

lego montagem
O LEGO possibilita a construção de diversos objetos a partir de peças encaixáveis (Foto: Xabi Cabrera/Unsplash)

Brinquedos e o desenvolvimento das crianças

Como foi observado nas criações dos três designers de brinquedos mencionados, e em tantas outras, os brinquedos têm grande importância no desenvolvimento das crianças.

Na área pedagógica, brinquedos como lousas, jogos da memória, formação de palavras, fantoches e móbiles podem ser usados para o desenvolvimento de aprendizagens mais específicas, como alfabetização, contas matemáticas, conhecimentos sobre geografia, ciências, etc. 

Habilidades como melhoria de coordenação motora também são desenvolvidas a partir de brinquedos pedagógicos.

Outro lado interessante é o do tratamento de alguma patologia, terapêutico ou psicossomático, deficiência e alívio de sintomas. 

Para esse viés são mais comuns brinquedos como miniparquinhos, mesas sensoriais, kits para estímulo da atenção, tapetes coloridos etc.

Com o reconhecimento desse papel dos brinquedos para o desenvolvimento infantil, a atuação do designer de brinquedos passa a ser fundamental no mundo contemporâneo, demonstrando que o ato de brincar deve ser levado com seriedade e muito carinho pelos pais e mentores.

O quarto montessoriano também é um recurso para o desenvolvimento infantil. Entenda o conceito e funcionalidades desse estilo

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Designer de brinquedos: as mentes por trás d...

Designer de brinquedos: as mentes por trás da arte de brincar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maravilhosa esta publicação! Não sabia que está profissão tão maravilhosa e brilhante existia .
    Graças a esse artigo maravilhoso conheço agora esse tão maravilhosa e gratificante profissão .
    Lindo artigo ! Trabalhos mais profundos com certeza seriam bem aceitos sobre este fabuloso conhecimento !
    Afinal o lúdico é o movimento são muito necessários as crianças nessa era de tecnologia , a onde as atividades físicas são pouco exploradas .
    Parabéns pelo trabalho !



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies