Sabemos que uma das tendências que mais se repetiu durante a semana de design de Milão este ano foi o uso de superfícies marmorizadas. O diferencial dessa vez é que essa textura não aparece apenas em superfícies de topo, mas também no plano vertical como fundo de armários, portas, mobiliários etc. Por exemplo, na mostra Monumental Wonders, realizada pelos holandeses Sabine Marcelis e o escritório internacional de arquitetura OMA.
Na entrada, os visitantes são recebidos de forma inusitada por um portal tridimensional, construído com nove tipos de pedras em cores diferentes. Laminadas em uma espessura bem fina, possibilitaram a luz de atravessá-las e iluminá-las de forma impressionante. A sensação que dava era a de que, após atravessarmos esse portal, entraríamos em um universo paralelo, tipo uma Nárnia do design. Essa entrada triunfal foi projeto do OMA.
O portal abre caminho para a primeira sala da exposição, onde o trabalho fascinante da designer Sabine Marcelis ocupa o centro das atenções. Um banheiro monolítico de última geração, esculpido em uma só peça em pedra cor-de-rosa, que podia ser admirada em 360 graus, como se fosse uma escultura. Essa peça parecia brilhar por dentro e todos os elementos do banheiro foram meticulosamente levados em consideração pela designer, que criou uma peça que une forma e função de forma orgânica.
Sabine Marcelis, fundadora do Studio Sabine Marcelis:
Também foi apresentada a obra Balance, de OMA. Um armário multifuncional construído em mármore verde acetinado, com prateleiras em uma pedra de outro tom. O armário pode ser utilizado como uma prateleira vazada de um lado, enquanto o outro lado pode ser usado como um armário fechado. Essa peça chama a atenção pois está apoiada em um suporte que pode ser girado.
Foi feita uma pesquisa aprofundada pelo escritório OMA e outras empresas parceiras de como poderiam criar uma pedra tecnológica que pudesse ser utilizada em seus projetos. A coleção Pedras Tecnológicas ganha destaque dentro da exposição Monumental Wonders e os visitantes podem ver vídeos e amostras deste estudo de materiais.
Ellen van Loon, arquiteta do OMA:
No final da exposição, os visitantes puderam tocar nas amostras utilizadas para o estudo de diferentes tipos de pedras tecnológicas. São diversas técnicas utilizadas e vários estudos que ainda estão em estágio inicial.
A Portobello, como sempre, está por dentro das tendências mundiais e apresenta várias possibilidades de produtos com texturas marmorizadas. Leia mais em: Mármore verde: Portobello recria Verde Alpi em Lastra.