12.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Portal marmorizado
Portal marmorizado e iluminado durante a semana de design em Milão (Foto: Ana Luiza Camargo)

Sabine Marcelis + OMA, design holandês em Milão

calendar-blank-line
12.07.2022
Sabine Marcelis e OMA surpreenderam a todos com suas mostras durante a semana de design em Milão. Saiba mais
minutos de leitura

Sabemos que uma das tendências que mais se repetiu durante a semana de design de Milão este ano foi o uso de superfícies marmorizadas. O diferencial dessa vez é que essa textura não aparece apenas em superfícies de topo, mas também no plano vertical como fundo de armários, portas, mobiliários etc. Por exemplo, na mostra Monumental Wonders, realizada pelos holandeses Sabine Marcelis e o escritório internacional de arquitetura OMA. 

Na entrada, os visitantes são recebidos de forma inusitada por um portal tridimensional, construído com nove tipos de pedras em cores diferentes. Laminadas em uma espessura bem fina, possibilitaram a luz de atravessá-las e iluminá-las de forma impressionante. A sensação que dava era a de que, após atravessarmos esse portal, entraríamos em um universo paralelo, tipo uma Nárnia do design. Essa entrada triunfal foi projeto do OMA.

Portal iluminado
Portal iluminado e, ao fundo, banheiro monolítico escultural de Sabine Marcelis (Foto: Ana Luiza Camargo)

O portal abre caminho para a primeira sala da exposição, onde o trabalho fascinante da designer Sabine Marcelis ocupa o centro das atenções. Um banheiro monolítico de última geração, esculpido em uma só peça em pedra cor-de-rosa, que podia ser admirada em 360 ​​graus, como se fosse uma escultura. Essa peça parecia brilhar por dentro e todos os elementos do banheiro foram meticulosamente levados em consideração pela designer, que criou uma peça que une forma e função de forma orgânica.

Sabine Marcelis, fundadora do Studio Sabine Marcelis:

Existe, com certeza, uma intenção clara em tudo que desenho. É muito sobre chegar ao cerne de algo e retirar quaisquer elementos decorativos. Eu sempre projeto as coisas com a função em mente, mas, talvez, quando você vê a instalação pessoalmente pela primeira vez, não pareça a coisa mais funcional. É um delicado equilíbrio entre estética, materialidade, linguagem da forma e função”.

Banheiro monolítico escultural de Sabine Marcelis (Foto: Bárbara Cassou)
Detalhes do banheiro monolítico escultural de Sabine Marcelis (Foto: Bárbara Cassou)

Também foi apresentada a obra Balance, de OMA. Um armário multifuncional construído em mármore verde acetinado, com prateleiras em uma pedra de outro tom. O armário pode ser utilizado como uma prateleira vazada de um lado, enquanto o outro lado pode ser usado como um armário fechado. Essa peça chama a atenção pois está apoiada em um suporte que pode ser girado.

Obra ‘Balance’ de OMA
Obra ‘Balance’ de OMA, prateleira marmorizada (Foto: Ana Luiza Camargo)

Foi feita uma pesquisa aprofundada pelo escritório OMA e outras empresas parceiras de como poderiam criar uma pedra tecnológica que pudesse ser utilizada em seus projetos. A coleção Pedras Tecnológicas ganha destaque dentro da exposição Monumental Wonders e os visitantes podem ver vídeos e amostras deste estudo de materiais.

Ellen van Loon, arquiteta do OMA:

O design explora as possibilidades da pedra natural, desde a expressividade irrestrita de um bloco de mármore bruto, até a reutilização criativa de sobras de cortes e pó de pedra.

Amostras dos estudos de materiais
Amostras dos estudos de materiais (Foto: Bárbara Cassou)
Estudos de diferentes materiais e estudo de cores
Estudos de diferentes materiais e estudo de cores (Foto: Bárbara Cassou)

No final da exposição, os visitantes puderam tocar nas amostras utilizadas para o estudo de diferentes tipos de pedras tecnológicas. São diversas técnicas utilizadas e vários estudos que ainda estão em estágio inicial. 

A Portobello, como sempre, está por dentro das  tendências mundiais e apresenta várias possibilidades de produtos com texturas marmorizadas. Leia mais em: Mármore verde: Portobello recria Verde Alpi em Lastra.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sabine Marcelis + OMA, design holandês em Mi...

Sabine Marcelis + OMA, design holandês em Milão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies