Decoração safari: uma alternativa para quartos infantis
Cada cantinho da casa é muito importante para o desenvolvimento de uma criança. No entanto, o quarto é o seu mundo particular.
E para os pequenos aventureiros, a decoração safari é uma tendência na arquitetura de interiores. Confira as nossas dicas para aderir a ela!
Leia também:
- Casa com crianças: o que muda na estrutura do lar?
- Veja algumas ideias incríveis de arquitetura para crianças
Analise o tema
Pensar na decoração do quarto infantil pode ser um desafio com tantas opções de temas disponíveis: personagens de desenhos, elementos da natureza, esportes etc.
A preferência por uma temática envolve o sentimento de pertencimento, que oferece segurança e acolhimento para as crianças.
Quando elas são maiores, essa decisão exige escuta e observação de pais e profissionais de arquitetura e design, para entender os desejos dos pequenos.
Nos últimos anos, a decoração safari vem sendo bastante requisitada em projetos de quartos infantis. Trata-se de um tema que abrange a flora e a fauna em cada detalhe da composição do ambiente.
Por apresentar conexão com o meio natural, inspirada na selva, ela promove benefícios para a saúde física e mental da criança, além de proporcionar bem-estar e estímulos para o desenvolvimento.
E mais: uma temática como a decoração safari pode ser utilizada para meninos e meninas em qualquer fase da infância!
Defina a paleta de cores
A decoração safari insere a criança nas belezas da natureza. É uma riqueza que promove criatividade e abre caminhos para uma arquitetura lúdica.
Afinal, ao visitar locais onde o meio ambiente é devidamente preservado, é possível perceber uma mistura vibrante de cores e texturas.
Na natureza, a harmonia de todos os elementos chama a atenção, e deve ser considerada na hora de planejar um quarto com decoração safari.
Para a paleta de cores, podemos considerar tons terrosos, além do azul do céu, o verde das folhas e o colorido das flores.
Sem falar nos bichos que habitam esses cenários: leões, elefantes, girafas, macacos e muito mais. Cada animal apresenta formas e cores diferentes, que enriquecem o quarto.
Assim, as possibilidades de ter uma paleta de cores versátil são muitas. Seja optando por tons neutros ou intensos, a decoração safari permite diversas combinações.
Selecione os materiais
Na busca pela decoração safari, os materiais selecionados para compor o quarto são de grande importância.
Uma dica para o projeto é utilizar madeira, pois é uma matéria-prima muito presente na natureza. Contudo, ela exige bastante manutenção e costuma ter o preço elevado.
Como alternativa, é possível optar por mobiliário produzido com fibras de madeira e resina sintética, como o MDF.
Hoje, há opções com impressões autênticas disponíveis. Por aceitar possibilidades de corte, o produto ainda oferece mais facilidade para alguns tipos de design.
A madeira também pode ser utilizada no piso. Preferir revestimentos que a reproduzam, como o porcelanato, torna o quarto prático de manter e é mais sustentável.
Além disso, outros materiais podem compor os objetos inseridos nesse ambiente, como fibras e tecidos orgânicos.
Use mobiliário de acordo com a idade da criança
Cada fase da infância exige móveis que atendam às necessidades da criança e dos pais no dia a dia.
Um bebê recém-nascido precisará de berço, poltrona de amamentação, cômoda e um espaço para apoiar o trocador, entre outras peças.
Quando a criança cresce, todo esse mobiliário passará por uma transformação. Será necessário investir em cama, guarda-roupa, mesa de estudos e espaço para brinquedos e material escolar.
O importante é compreender as demandas dos pequenos e apostar em móveis adequados à sua faixa-etária. Sem, claro, esquecer do conforto e da ergonomia.
O quarto infantil montessoriano oferece uma proposta de ambiente acolhedor, que gera autoconfiança e autonomia. Para isso, tudo é pensado para estimular o uso independente de um adulto.
Enquanto tema, a decoração safari pode surgir no mobiliário. Planejar peças com características únicas, como uma cabeceira em formato de animal ou um cabideiro que parece uma árvore, é uma ideia.
Combine estampas e texturas na decoração safari
A decoração safari é uma verdadeira imersão na selva, mas sempre com diversidade e simbolismo. Portanto, não há como mergulhar nesse tema sem considerar estampas e texturas.
Um bom exemplo disso é a zebra, um animal com pelagem em preto e branco. Seja na arquitetura ou na moda, as suas listras são icônicas e estão presentes em diversos produtos.
Mas não são somente os animais que oferecem oportunidades de inovar nas estampas: as plantas são bem-vindas na decoração safari. E existe uma variação grande delas para dar aquele toque especial.
Formas geométricas de comunidades originárias também são comuns nesse tipo de décor, estabelecendo um elo entre meio-ambiente e cultura.
As estampas podem estar presentes em cortinas, tapetes, murais, papeis de parede, almofadas, roupas de cama etc.
Aposte em objetos decorativos sobre o tema
Para completar a decoração safari, aproveite a variedade de produtos no mercado com esse tema. São vários artigos que ilustram de maneira divertida e aconchegante o mundo selvagem.
O uso de papel de parede com ilustrações de animais propõe uma experiência sensorial, incentivando a exploração do ambiente e a construção de brincadeiras.
Quem preferir uma decoração mais simples pode escolher quadros — mas claro, sem esquecer das pelúcias de bichos, que são tão requisitadas nesta temática.
Além de criarem uma atmosfera convidativa, as luminárias podem ter formas de animais ou serem produzidas em matérias-primas naturais.
Sem dúvidas, as experiências vividas nesse lugar seguro, confortável e divertido proporcionarão o desenvolvimento das habilidades da criança e estimularão o florescimento da criatividade.
Gostou de saber mais sobre decoração safari para dormitórios infantis? Aproveite e veja inspirações de iluminação indireta no quarto!