15.02.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
decoração para 2019

5 dicas de decoração para 2019 que vão transformar o visual da sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.02.2019
Ficar atento ao mercado é importante para quem quer ter sempre uma casa linda, seguindo as últimas tendências da arquitetura e do design. Por isso, neste texto, você vai conhecer as principais dicas de decoração para 2019. Selecionamos sugestões sobre cores, texturas, materiais, ornamentos e muito mais, que vão deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes, usando o que há de mais inovador no design de interiores. Inspire-se com essas dicas!
minutos de leitura

A verdade é que não é perda de tempo ler blogs, folhear revistas e conversar com os amigos . Afinal, só assim se consegue diferenciar as novidades do momento e conhecer o que vai ser “moda” o quanto antes para fazer pequenas mudanças em sua própria casa. Isso pode fazer toda a diferença na hora de deixar seus ambientes atuais.

Dicas de decoração para 2019

Especialistas em "moda para a casa" apontam que as propostas de arquitetura e design dos últimos anos têm focado, acima de tudo, no aconchego. Também reforçam que essas tendências têm expressado, através de seus elementos, um notável desejo de celebração pela vida, com toques de espiritualidade.

Talvez esse tenha sido o jeito encontrado pelas pessoas de manifestar nos interiores seus mais sinceros desejos para um mundo mais harmônico e sustentável

Na verdade, as tendências de decoração sempre foram um reflexo do humor e das demandas de uma sociedade. Diante das atuais condições do planeta, é natural que todos repensem como preservar a natureza. E isso inclui também descobrir como empregar melhor os materiais na construção civil, otimizar os espaços, dar multifunções a um mobiliário e escolher itens ornamentais que combinem com sua personalidade.

Vitrine da Breton onde ficava a instalação sensorial parte do DW! 2018

Interatividade, minimalismo, funcionalismo e sustentabilidade parecem ser as palavras de ordem do momento para a decoração de interiores. Confira imagens de projetos e dicas de decoração para 2019 que vão ajudar a entender quais serão as cores, texturas e ornamentos do momento e como aplicá-los em sua casa!

#1 CORES

A maior aposta para 2019 dos fabricantes de materiais de revestimentos, móveis e artigos de decoração é o coralEssa cor remete à ideia de boa nutrição, conforto e família, e deve aparecer em muitos artigos para casa - combinada a tons verde-oliva e navy. Em reportagem para a DecorStyle, Rob Royer, CEO da Interior Define, comentou:

Coral é a nova cor neutra. Combina com tons naturais e de cinza, e proporciona uma paleta que confere tranquilidade. Também cai bem com cores navy, verde-floresta e tons cítricos"

A cor de 2019 poderá ser vista até em revestimentos, como no caso do projeto do escritório Rabisco Arquitetura

Já quem preferir não seguir a receita ao pé de letra, pode optar por matizes de bege, vermelho e laranja, e obter efeito semelhante muito bonito. Isto é: por tons que remetam ainda mais à natureza e ao aconchego.

Existem soluções simples que podem oferecer o exato efeito relaxante e tranquilizador desejado, por exemplo, certos matizes de bege. As suas várias escalas foram apontadas pelos designers como destaque entre 2018 e 2019. Muitas são alegres e podem ser aplicadas em pequenos detalhes da decoração ou até numa parede inteira.

Ultra violet ganha destaque em pontos específicos de projetos

O rosa também deve continuar em alta neste próximo ano – embora o famoso “millennial pink”, presente nas propostas de design desde 2016, possa desaparecer. Já o “ultra violet”, o “autumm maple” e o “tiffany”, eleitos pela Pantone em 2018, finalmente conquistarão seu espaço em 2019. E cores mais simples e diretas, como outros tons de laranjas e azuis, também podem substituir essas cores especiais com efeito semelhante.

Os mostardas, amarelos-arroxeados e vários tons de verde, como o petróleo, serão as cores básicas na decoração, criando uma atmosfera geral mais relaxante. Basta a pessoa não ter medo de ousar! E, por fim, é preciso destacar que o preto ganhará, em breve, mais presença nos interiores.

LEIA AINDA: O porcelanato preto é protagonista

Claro que o branco sempre terá o seu valor quando se trata de deixar os espaços mais amplos e bem iluminados. Mas, pinturas enegrecidas podem fazer um contraste especial, deixando os ambientes mais chiques e sofisticados. Por isso, o mercado pode investir mais em móveis e acessórios nessa cor - talvez armários de cozinha, além de cadeiras, poltronas e lustres para a sala de estar e jantar.

Exemplo de projeto, feito por Daniela Cristofani Ciciarelli, com o preto marcando presença forte

#2 MATERIAIS

Ainda falando das dicas de decoração para 2019, vale dizer que toda a atenção do mercado estará mais voltada no futuro ao uso de materiais naturais e sustentáveis.

O granilite deve aparecer bastante em detalhes de mobiliário. Artigos dourados, como sempre, ainda estarão na moda. O aço inoxidável retornará com força total. Mas, a madeira é que será a grande estrela da vez, deixando os ambientes mais aconchegantes.

SAIBA MAIS: Terrazzo veneziano: veja como utilizar essa técnica de pavimentação na decoração

A dica é saber misturar esses materiais com classe e elegância, conforme seu gosto pessoal. Por exemplo: um ambiente com piso de granilite, se for decorado com móveis em aço inoxidável, ficará bastante moderno. Já se optar por móveis em madeira, a decoração ficará mais clássica, um ambiente mais suave e natural.

Detalhe da bancada em terrazzo veneziano, ou granilite, no projeto de Reinaldo Almeida Lopes

Quanto ao dourado, pode ser usado em adornos e acessórios (como vasos, luminárias, centros de mesa etc) para puxar para a sofisticação e o luxo, se for o sentimento que quer passar. "Os metais serão usados ​​de maneiras mais interessantes e serão mais populares do que nunca, mas não mais rose gold. Eles, definitivamente, serão mais interessantes e projetados de uma forma mais escultural do que no passado. Há um forte impulso para a arte como função", afirmou o designer de interiores, Joy Moyler, em entrevista para a Elle Decor.

Como substituto à madeira, se você preferir, pode utilizar uma reprodução em porcelanato. Confira as opções aqui!

#3 TEXTURAS

Para retratar a busca do homem por uma vida em harmonia com a natureza, alguns artigos de mercado devem apresentar em 2019 padrões alusivos a peles, folhas e flores. O uso de peles e couro de animal será inaceitável. Todos os estofados devem aparecer cobertos com tecidos mais sustentáveis e naturais.

Estão voltando à moda as texturas artesanais, como estampas tribais em preto e branco - principalmente em tapeçarias. E também os geométricos mais arrojados e alegres em desenhos abstratos, tipo tropical, em escala desproporcionalmente maior do que a realidade. Isso poderá ser visto aplicado a roupas de cama, travesseiros, cadeiras e papel de parede.

À esquerda, parede coberta com estampas geométricas por Mariana Roveda. À direita, padrões florais entram na decoração de Jô Magalhães

#4 MOBILIÁRIO

Sobre o mobiliário, as dicas de decoração para 2019 indicam que a tendência do momento é o uso de peças de estética curvilínea. Em decorrência do movimento Art Déco, surgido na década de 1910, os itens criados nos anos 70 são a principal inspiração. São peças sem pontas ou arestas que, em parte, lembram muito as formas orgânicas e fluidas presentes na natureza.

Sabe aqueles móveis antigos que sua avó tanto gostava e estão na família até hoje em alguma garagem ou cantinho escondido da casa? Que tal ir atrás deles, dar uma boa limpada e recuperada e usar em sua decoração? É algo muito bonito de se ver e podem dar um ar especial aos seus projetos. "Hoje, o sofá e a cadeira curvos mantiveram sua elegância, mas acrescentaram conforto - o que é fundamental", avaliou Karen Wolf para reportagem de Realtor.

Ainda sobre a aparência dos móveis, as marcas mais populares vão continuar apresentando opções de peças na cor branca. Mas, algumas empresas devem oferecer produtos mais ousados, como criados-mudos e mesas auxiliares na cor mostarda e verde esmeralda.

Por efeito do estilo escandinavo – que esteve bastante em voga em 2018 -, os acabamentos naturais podem dominar o mercado. São exemplos as várias peças feitas com madeira de tom claro, como cabeceiras, roupeiros, berços e mais.

E, finalmente, surgirão cada vez mais móveis que permitam diferentes tipos de composições e com uma significativa capacidade de armazenamento. Entram nessa lista os nichos e prateleiras abertas, os sofás modulados, as bicamas e os carrinhos auxiliares.

É como disse Kristen Pena para Elle Decor: "Estamos ouvindo cada vez mais que nossos clientes querem simplificar suas casas e interiores. Para esse fim, acreditamos que veremos mais móveis multifuncionais em 2019". 

#5 ORNAMENTOS

Além de adquirir, pela decoração, um alimento emocional e reafirmação da vida, as pessoas querem poder contar histórias. Em 2019, elas devem apostar em peças artesanais ou customizadas que conferem exclusividade e agregam valor afetivo aos interiores das casas. Sendo assim, aparecerão muitos itens de ornamentação nas lojas feitos em materiais naturais, como mármore ou matéria-prima reciclada.

Parede ganha ornamento imponente no projeto de Thiago Risso

Não é só uma questão de tendência, mas de consciência ambiental, conforme destacou Andria Mitsakos em reportagem também para a Elle Decor:

Um retorno à autenticidade artesanal, especialmente quando se trata de móveis e artes decorativas versus compra de peças produzidas em massa, será muito mais popular em 2019".

Neste próximo ano, os artigos antigos e vintages devem ser prestigiados nas propostas de interiores – sempre combinados a itens modernos. Também itens em vidros tingidos, que trazem um ar retrô para a decoração. Peças de bordas irregulares – que os artistas traduzem como “o feito da beleza do imperfeito”. E tudo isso acompanhado de muitos vasos de plantas, como cactos e suculentas, conectando outra vez as pessoas à natureza.

À esquerda, vasos de plantas entraram no projeto do Estúdio HL Arquitetura e Interiores, enquanto à direita, elementos feitos em materiais naturais foram a escolha de Juliana Marodin Cordeiro

O que você achou das dicas de decoração para 2019 apresentadas neste texto? Use o material como um guia para mudar sua casa em sintonia com as energias deste ano que está só começando!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 dicas de decoração para 2019 que vão tra...

5 dicas de decoração para 2019 que vão transformar o visual da sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies