Decoração náutica: saiba como incorporar o estilo à sua casa
A chegada da estação mais quente do ano inspira a deixar a casa mais fresca — e isso também se reflete no estilo de cada ambiente. Para quem deseja trazer um ar mais praiano para dentro de casa, a decoração náutica é a escolha ideal.
Com ares vintage e remetendo aos antigos uniformes da marinha, a tendência navy voltou há alguns anos e não mostrou sinais de cansaço.
Aprenda a seguir como adotar essa decoração em casa e quais os seus principais elementos.
Características da decoração náutica
Também chamada de navy, a decoração náutica é aquela inspirada em navios e outros elementos marítimos.
O estilo navy surgiu na moda com Coco Chanel. De férias na Riviera Francesa, a estilista criou uma camisa listrada inspirada no uniforme da marinha local.
Um século depois, a tendência continua reinando — principalmente entre quem mora perto do litoral ou gosta de levar esse estilo para as cidades.
Já a decoração náutica, acredita-se que tenha surgido na Califórnia, com as casas próximas à praia.
Algumas de suas características mais marcantes são:
- Uso de vermelho, azul, branco e bege, com alguns detalhes em dourado;
- Fotos e quadros que deem a ideia de que você é um viajante inveterado;
- Objetos que remetam à rotina no navio e à vida marinha;
- Tons claro e ambiente com iluminação natural;
- Tecidos orgânicos e que remetem ao rústico;
Como implementar a decoração náutica em casa
Cores
A decoração náutica tem uma paleta de cores bem resumida, porém clássica e, o melhor, facilmente adaptável em toda a casa.
Basicamente, usam-se as cores azul, branco e vermelho. As duas primeiras, principalmente em listras, remetem ao uniforme dos antigos marinheiros; já a última pode aparecer em detalhes.
Outra cor interessante é o bege, que aparece em materiais mais orgânicos, com ar rústico — efeito imprescindível nesse tipo de decoração.
Os tons de azul podem variar do azul-marinho ao ciano; o importante é a intenção do morador. Contudo, combinar os dois tons deixará a decoração náutica mais interessante.
Materiais orgânicos
Elementos de corda, juta, cortiça, palha e madeira vão enriquecer a decoração e trazer um ar mais rústico. Além disso, remetem a itens utilizados em embarcações.
Pense em colocar cestos de palha, cadeiras com encosto de corda e mesas de madeira cobertas com toalhas de tecido rústico, por exemplo.
Objetos náuticos
Itens que remetam a um navio são essenciais numa decoração náutica. Timão, âncora, remos e um chapéu marítimo estilo vintage vão deixar o visual mais charmoso.
Você também pode optar por objetos que remetam a esse estilo de vida, mas que não estejam diretamente ligados a eles.
Alguns exemplos:
- Um navio em miniatura — melhor ainda se estiver dentro de uma garrafa;
- Cúpula do abajur na cor vermelha, azul ou decorada com motivo náutico;
- Utensílios de cozinha em formato de âncora;
- Cortinas em tecido orgânico e estilo rústico;
- Almofadas estampadas com estilo náutico;
- Louças com desenhos marítimos;
- Espelho com moldura de timão;
- Cestos de palha e corda.
Inspiração marítima
Outra ideia é utilizar objetos de decoração que remetam à vida marinha, como estrelas-do-mar, ostras e pérolas. Vai ficar ainda mais bacana se você encontrar conchas, pois passam a impressão de que você mesmo as pegou no mar.
Fotos e mapas
Uma vida no navio faz com que o marinheiro passe por diversos locais do mundo. Portanto, vale a pena investir em fotos de lugares diferentes espalhadas pela casa.
Você pode até organizar uma das paredes para pendurá-las, como se fosse uma exposição. Vai ficar ainda mais interessante se as fotos forem autorais.
Outro elemento que vai dar um toque único à sua decoração marítima é o mapa. Ele também vai remeter a uma vida de viagens. Aproveite para comprar um de tamanho médio e marcar os locais que você já visitou.
Dá para fazer isso mesmo que você não tenha feito nenhuma viagem internacional: compre um mapa do Brasil e marque com as tachinhas coloridas os estados que conheceu.
Leveza
A decoração náutica remete ao verão. Afinal, é a melhor época para quem gosta de aproveitar a praia. Portanto, todo o resultado deve ser leve, mesmo que haja muitos elementos.
Um detalhe que ajuda a conseguir esse efeito é ter janelas grandes, que facilitem a circulação de ar e deixem a residência iluminada. Além do efeito leve, ainda ajuda a economizar energia elétrica.
É importante também sempre dar preferência a tons mais claros nas paredes. Elas não vão reter os raios solares, portanto o conforto térmico será maior.
Evite também paredes de vidro, que esquentam demais e deixam o ambiente desconfortável. Por fim, deixe que os tons mais claros imperem na decoração.
Revestimento
No piso, o ideal é investir em madeira, que remete às antigas embarcações e, de quebra, traz o conforto que o material proporciona.
Nesse caso, opte por porcelanatos que sejam capazes de reproduzir essa superfície. Além de ser mais sustentável, o revestimento cerâmico é mais resistente e sua manutenção e limpeza são mais simples.
Já nas paredes, vale optar por revestimentos mais claros, justamente para refletir melhor a radiação solar e manter o ambiente com conforto térmico.
Dependendo do tamanho e do tipo de porcelanato, dá para combinar o off-white com o azul-marinho, por exemplo, trazendo ainda mais essa referência de decoração náutica.
Escolha dos ambientes
A casa toda não precisa remeter diretamente à vida marinha — a não ser que você queira, claro.
Na cozinha, a decoração náutica pode ser mais clara, para trazer essa leveza tão necessária ao estilo. Já nos objetos, as cores azul e branco devem predominar — mas coloque alguns acessórios temáticos no estilo náutico e, de preferência, vintage.
Os móveis — principalmente a mesa e as cadeiras de jantar — podem ser de madeira e corda. Já os eletrodomésticos, de estilo vintage, também podem ser nas cores vermelha e azul. Caso queira um estilo náutico contemporâneo, use cores neutras e combine com madeira.
Pronto para adotar a decoração náutica? Para continuar no clima de verão, confira como decorar sua casa de praia.