O inverno está chegando. As temperaturas começam a cair e muitos aproveitam para passar mais tempo com a família, curtindo o sofá ou a cama, escondidos do frio. Nesses momentos, uma decoração de inverno que deixa a casa mais aconchegante é essencial para aproveitar o lar.
Pensando nisso, reunimos algumas ideias para deixar sua casa gostosa e acolhedora para receber a estação mais fria. Prepare seu chocolate quente agora mesmo e aproveite a leitura com as nossas dicas para a decoração de inverno!
Invista em tapetes para a decoração de inverno
Uma boa decoração de inverno conta com muitos tapetes. Afinal, eles trazem sensação de aconchego e deixam a casa mais aquecida.
Esses itens também evitam o contato direto com os pisos frios, proporcionando muito mais conforto.
Os tapetes podem ser usados em qualquer local da casa, seja no quarto, na sala e até mesmo na cozinha e no banheiro. Tudo depende do material.
Os tapetes felpudos são um bom convite para deitar e relaxar, principalmente se a sua sala ou o seu quarto tem uma lareira. Há inúmeras opções e modelos, que incluem até nylon para quem tem alergia a poeira, pois é um material fácil de limpar e possui tecnologia antialérgica. Se você quer decorar a área externa, também pode investir nessas peças.
Aliás, existem modelos especiais, feitos para usar justamente em locais nos quais há risco de chuva ou umidade. Caso você queira investir na decoração de inverno com tapetes na cozinha ou sala de jantar, procure sempre modelos fáceis de lavar. Afinal, nesses cômodos da casa podem ocorrer alguns acidentes, como manchas de comida ou bebida.
Dê um clima especial com velas
Utilizar velas como artigo decorativo é acertar em cheio para quem quer melhorar o clima em um momento especial. O ambiente fica mais romântico, elegante e envolvente, ou seja, ideal para os dias mais frios.
Você pode colocar velas de formatos maiores na mesa de jantar. Já no quarto, a dica é escolher as menores, coloridas e perfumadas.
No entanto, não esqueça de tomar cuidado, utilizando suportes seguros e deixando-as longe de objetos que podem pegar fogo com facilidade.
Utilize mantas e almofadas
Não é de hoje que mantas e almofadas dão aquela incrementada na casa. Elas deixam a decoração de inverno muito mais elegante e são uma ótima forma de aquecer o lar. Você pode apostar em tecidos por todos os lados, pois são versáteis e combinam com qualquer estilo.
Aliás, as mantas desempenham muito bem o papel de dar mais cor e vida ao ambiente. Se você tem um estilo mais despojado, invista em modelos de tricô ou crochê, que trazem um toque artesanal para a sua decoração de inverno.
Agora, se você já possui almofadas pela casa, basta trocar as capas por tecidos mais quentinhos e felpudos. Vale espalhar por todos os lados: camas, sofás, poltronas, chão e onde mais você achar necessário. Afinal, esse item deixa o cômodo pronto para qualquer um relaxar.
Com algumas almofadas e futons, você ainda consegue criar um cantinho gostoso em cima de um tapete, por exemplo. É uma forma muito criativa de preparar um espaço para assistir àquele filme com a família ou ler o seu livro favorito em meio a uma linda decoração de inverno.
Deixe a iluminação aconchegante
Sabia que a iluminação também é uma forma de mudar totalmente o clima de um ambiente? Lâmpadas com cores quentes e fontes indiretas de luz deixam a sua decoração ainda mais adequada para os dias frios.
As luzes com tons amarelados em luminárias e arandelas ajudam a aquecer o espaço e, inclusive, a criar uma atmosfera romântica.
Porém, esse tipo de iluminação só deve ser empregado em espaços que usamos para relaxar e descansar, como salas de estar, jantar e quartos.
Evite colocar lâmpadas quentes em ambientes de trabalho como cozinha, lavanderia ou escritório, pois são locais que devem estimular a atenção para a execução de atividades.
Aposte em uma paleta de cores quentes
Assim como lâmpadas amarelas deixam o ambiente mais agradável, cores quentes e terrosas — como laranja, vermelho, cobre e caramelo — são perfeitas para o frio e aquecem a casa.
Você pode usar essas cores em paredes, almofadas, mantas, cortinas e até em molduras. Evite apenas elementos em tons suaves e opte sempre por cores como marrom, vinho, areia e vermelho.
Só tome cuidado para não abusar dos tons escuros e deixar o ambiente carregado. Tente usar tom sobre tom para misturar cores fortes e claras e criar um bom efeito.
Troque suas roupas de cama
Não é somente um sofá aconchegante que queremos no inverno, concorda? A cama também precisa ser mais convidativa para os dias frios. Por isso, investir na decoração desse móvel é fundamental.
Utilize algumas camadas de tecidos encorpados, como flanelas, lãs e peluciados. Ainda vale investir em um edredom grosso e fofinho para deixar o quarto mais atrativo.
Mude as cortinas
As cortinas são itens capazes de mudar qualquer cômodo e deixar tudo mais elegante. Uma dica é usar modelos mais pesados, que ajudam a aquecer.
Os tecidos mais recomendados para cortinas de inverno são o linho, o shantung, a sarja, o veludo e o algodão, entre outras opções encorpadas.
Entretanto, para que seja funcional, o ideal é mantê-las abertas durante o dia e fechá-las um pouco antes de anoitecer. Assim, o calor ficará mais tempo.
Aposte em lareiras
As lareiras são boas apostas para a decoração de inverno. E não precisa fazer aquela obra para ter uma na sua sala; basta investir nas opções portáteis para aquecer qualquer ambiente.
Existem no mercado vários modelos: elétricas, a gás, a lenha ou ecológica. E o melhor é que elas não precisam de chaminés e são controladas por controle remoto.
Na verdade, até em dias quentes e mesmo desligada, a presença da lareira na sala de estar traz glamour e sofisticação.
Abuse da madeira na decoração de inverno
A madeira é um material que deixa qualquer cômodo bem mais convidativo. Em tons escuros, passa uma sensação de calor para a decoração de inverno.
Não é por acaso que a madeira é muito utilizada em decorações de casas de campo e chalés. E esse ar também pode ser trazido para dentro do seu lar com a linha de porcelanatos Araucária Touch, da Portobello.
O revestimento reproduz a araucária, madeira nativa da Mata Atlântica da região Sul do Brasil. Neste ano, a coleção está com novas versões, que têm superfícies com um toque mais natural e despertam a sensação de que as fibras têm relevo.
Esse efeito é resultado de uma aplicação de microgrânulos de quartzo e um ciclo especial de queima na produção do porcelanato.
Você encontra o produto disponível nas opções Araucária Clara Touch e Araucária Escura Touch, com nuances castanhas e amêndoas e também em novos formatos: 20×180 cm e 30×180 cm.
Os porcelanatos que reproduzem madeira são ótimas alternativas para quem quer inovar no ambiente e deixar tudo ainda mais aconchegante. Vale a pena investir nesse tipo de material, pois o custo-benefício é atrativo e a limpeza é muito prática.
Unindo design perfeito e textura fiel, o porcelanato dará um toque natural à sua decoração de inverno. Inclusive, a reprodução é tão fiel que ele poderá ser facilmente confundido com o material original. Procure conhecer essa alternativa.
Gostou das dicas? Então, aproveite para ler também o nosso conteúdo que mostra como o porcelanato no inverno pode facilitar a limpeza da umidade e do mofo.