Projeto de closet aberto: saiba o que observar e veja inspirações
Na hora de projetar uma casa é ideal dar uma atenção especial para o quarto. Esse ambiente precisa oferecer todo o conforto e comodidade para os moradores, e diversas soluções simples na decoração podem ser adotadas para alcançar esse resultado.
Dentre os diferentes modelos de closet, o aberto vem se popularizando cada vez mais dentre as construções. O termo era mais usado quando se tratava de grandes casas, porém, atualmente, há diversas formas de aproveitá-lo para otimizar espaços compactos de forma estilosa e prática.
Se você quer saber como planejar seu closet aberto no quarto, o Archtrends traz dicas com diferentes inspirações. Confira!
O que considerar na hora de montar seu closet aberto?
Há quem pense que é mais fácil organizar as roupas em um armário com portas, porém, o closet aberto veio para desmistificar esse conceito. Confira alguns detalhes que devem ser considerados para facilitar sua montagem.
Espaço bem aproveitado
Aproveite bem o espaço que será feito o closet. As medidas para fazer um closet é de no mínimo 4 m², sendo que a profundidade deve ser de 60 centímetros para acomodar gavetas e prateleiras de forma espaçosa. As prateleiras e cabideiros podem ocupar todas as paredes disponíveis, ou apenas uma delas, vai depender muito do espaço disponível.
Diferentes formas de armazenamento
Um dos diferenciais do closet aberto é que esse pode ser personalizado conforme as necessidades de quem vai utilizá-lo e isso deve ser considerado no planejamento. Por exemplo, um homem que utiliza mais ternos, camisas, gravatas e cintos, precisa de um espaço amplo com cabideiros práticos para não amassar as roupas, e com mais visibilidade.
Já o closet de um adolescente com roupas mais esportistas terá prioridades distintas, como maior quantidade de nichos e prateleiras.
Além disso, um armário adicional no centro do ambiente ou gavetas com divisórias podem ser usados para guardar bijuterias, óculos, cintos, bonés, relógios e demais acessórios de forma organizada.
Boa iluminação
Principalmente em ambientes sem acesso à luz natural, lembre-se da iluminação do closet. Opte por pontos de luz direcionado para os armários para reduzir a incidência das sombras na visualização das roupas e acessórios.
Fitas de LED na parte interna dão um charme e valorizam os detalhes da decoração. Tome o cuidado na hora de escolher a cor da lâmpada para que ela não altere as cores do que está guardado, as lâmpadas halógenas são as mais indicadas para esse uso.
Condições favoráveis para as peças de roupa
Para uma boa conservação do que está guardado no closet é ideal pensar na ventilação. Uma janela no local já resolve. No entanto, caso o ambiente não tenha espaço para isso, é possível instalar sistemas de ventilação forçada que ajudam a evitar a formação de mofo. Outra dica é deixar um espaço entre o armário e o teto.
Revestimento
Para revestir o closet é preciso pensar em um material que seja durável e de fácil manutenção. Os porcelanatos são ótimas opções, pois além de cumprir esses requisitos são bacteriostáticos.
Outros materiais como madeira, mármore e granito oferecem condições para proliferação de microorganismos, principalmente por absorverem umidade. Dessa forma, o porcelanato é um produto ideal para este ambiente, especialmente para as pessoas que sofrem de alergias.
Além disso, os porcelanatos estão disponíveis em diversas cores e texturas para serem aplicados no piso ou na parede e, assim, compor a decoração do closet aberto.
Modelos e ideias para closets aberto
Confira algumas inspirações de modelo de closet aberto:
Closet aberto simples
É possível montar um closet aberto com ideias simples e econômicas. A madeira com acabamento rústico fica incrível para fazer as prateleiras e cabideiros e traz um estilo boho chique para o quarto. Você pode adicionar ganchos para pendurar bolsa e acessórios e adicionar itens de decoração para deixar o ambiente mais confortável.
Closet aberto pequeno
Se você procura por organização e otimização de espaço, um closet pequeno pode atender a sua demanda. Uma prateleira de madeira para dispor peças dobradas e um cabideiro com uma sapateira logo abaixo já deixam seu quarto com um ar muito menos carregado do que o tradicional guarda-roupa de madeira. Essa solução é ideal para apartamentos e lofts.
Closet aberto sofisticado
Para quem adora uma decoração clássica e quer investir em um closet luxuoso pode apostar em itens decorativos nessa área. Um lustre de cristal e uma poltrona em veludo deixam o ambiente mais bonito. Os móveis de tons claros podem ser valorizados com uma iluminação interna embutida, que proporcionará muito mais aconchego e elegância ao ambiente.
Closet aberto infantil
Um closet aberto no quarto infantil, além de deixar tudo bonito e organizado, estimula a independência nessa fase. Opte por móveis seguros, como prateleiras sem quinas ou superfícies arredondadas. Os cabideiros e nichos em altura mais baixa ajudam a incentivar as crianças a organizarem seus pertences e escolherem suas próprias roupas.
Closet aberto de casal
Em um quarto de casal, é preciso encontrar um equilíbrio na hora de planejar o closet e ele deve ser prático para todos. Para melhor organização, ele pode ser dividido em duas partes que atendam o casal. Ao final do corredor, entre os dois módulos, um espelho amplo auxilia ambos na hora de se vestir, além de dar amplitude para o local.
Closet aberto estilo industrial
O estilo industrial está em alta em muitos ambientes e o closet pode agregar na decoração do seu quarto. Aposte nas araras tubulares metálicas com acabamento preto com prateleiras e gavetas de madeira. Você pode projetá-los para aproveitar todo o espaço disponível ou adquirir módulos separadamente para diferentes combinações. Aposte nos itens decorativos do mesmo estilo como nichos de arame e puff quadrado em couro.
Closet aberto com penteadeira
Para quem ama acessórios e maquiagens, que tal planejar um cantinho no closet para colocar uma penteadeira? Um espelho com luzes de camarim e uma bancada com gavetas e divisórias são perfeitos para essa função. Além disso, esse ambiente integrado ao closet é prático e facilita a combinação de toda produção.
Agora que você tem diversos estilos e ideias para closet aberto, você sabia que esse ambiente da sua casa pode funcionar como um escritório? Os "cloffice" são uma nova tendência. Para entender um pouco mais, confira o post que preparamos sobre o assunto: Cloffice e mais 5 ideias para um home office criativo.
Aqui no portal Archtrends você encontra dicas para construir ou reformar todos os ambientes da sua casa. Continue acompanhando nossos conteúdos!