01.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Closet aberto com penteadeira e útil para armazenar itens pessoais, facilitando o acesso dos objetos (Projeto: João Almeida e Gustavo Almeida)

Projeto de closet aberto: saiba o que observar e veja inspirações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.12.2022
minutos de leitura

Na hora de projetar uma casa é ideal dar uma atenção especial para o quarto. Esse ambiente precisa oferecer todo o conforto e comodidade para os moradores, e diversas soluções simples na decoração podem ser adotadas para alcançar esse resultado.

Dentre os diferentes modelos de closet, o aberto vem se popularizando cada vez mais dentre as construções. O termo era mais usado quando se tratava de grandes casas, porém, atualmente, há diversas formas de aproveitá-lo para otimizar espaços compactos de forma estilosa e prática.

Se você quer saber como planejar seu closet aberto no quarto, o Archtrends traz dicas com diferentes inspirações. Confira!

O que considerar na hora de montar seu closet aberto?

Há quem pense que é mais fácil organizar as roupas em um armário com portas, porém, o closet aberto veio para desmistificar esse conceito. Confira alguns detalhes que devem ser considerados para facilitar sua montagem.

Espaço bem aproveitado

Aproveite bem o espaço que será feito o closet. As medidas para fazer um closet é de no mínimo 4 m², sendo que a profundidade deve ser de 60 centímetros para acomodar gavetas e prateleiras de forma espaçosa. As prateleiras e cabideiros podem ocupar todas as paredes disponíveis, ou apenas uma delas, vai depender muito do espaço disponível.

Diferentes formas de armazenamento

Um dos diferenciais do closet aberto é que esse pode ser personalizado conforme as necessidades de quem vai utilizá-lo e isso deve ser considerado no planejamento. Por exemplo, um homem que utiliza mais ternos, camisas, gravatas e cintos, precisa de um espaço amplo com cabideiros práticos para não amassar as roupas, e com mais visibilidade.

Já o closet de um adolescente com roupas mais esportistas terá prioridades distintas, como maior quantidade de nichos e prateleiras.

Além disso, um armário adicional no centro do ambiente ou gavetas com divisórias podem ser usados para guardar bijuterias, óculos, cintos, bonés, relógios e demais acessórios de forma organizada.

Boa iluminação

Principalmente em ambientes sem acesso à luz natural, lembre-se da iluminação do closet. Opte por pontos de luz direcionado para os armários para reduzir a incidência das sombras na visualização das roupas e acessórios.

Fitas de LED na parte interna dão um charme e valorizam os detalhes da decoração. Tome o cuidado na hora de escolher a cor da lâmpada para que ela não altere as cores do que está guardado, as lâmpadas halógenas são as mais indicadas para esse uso.

Condições favoráveis para as peças de roupa

Para uma boa conservação do que está guardado no closet é ideal pensar na ventilação. Uma janela no local já resolve. No entanto, caso o ambiente não tenha espaço para isso, é possível instalar sistemas de ventilação forçada que ajudam a evitar a formação de mofo. Outra dica é deixar um espaço entre o armário e o teto.

Revestimento

Para revestir o closet é preciso pensar em um material que seja durável e de fácil manutenção. Os porcelanatos são ótimas opções, pois além de cumprir esses requisitos são bacteriostáticos.

Outros materiais como madeira, mármore e granito oferecem condições para proliferação de microorganismos, principalmente por absorverem umidade. Dessa forma, o porcelanato é um produto ideal para este ambiente, especialmente para as pessoas que sofrem de alergias.

Além disso, os porcelanatos estão disponíveis em diversas cores e texturas para serem aplicados no piso ou na parede e, assim, compor a decoração do closet aberto.

quarto minimalista com closet aberto
Revestir o closet deixa um acabamento elegante e sofisticado (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Modelos e ideias para closets aberto

Confira algumas inspirações de modelo de closet aberto:

Closet aberto simples

É possível montar um closet aberto com ideias simples e econômicas. A madeira com acabamento rústico fica incrível para fazer as prateleiras e cabideiros e traz um estilo boho chique para o quarto. Você pode adicionar ganchos para pendurar bolsa e acessórios e adicionar itens de decoração para deixar o ambiente mais confortável.

Closet aberto pequeno

Se você procura por organização e otimização de espaço, um closet pequeno pode atender a sua demanda. Uma prateleira de madeira para dispor peças dobradas e um cabideiro com uma sapateira logo abaixo já deixam seu quarto com um ar muito menos carregado do que o tradicional guarda-roupa de madeira. Essa solução é ideal para apartamentos e lofts.

closet de madeira aberto
Closet pequeno otimiza espaço e deixa o quarto com ar sofisticado (Projeto: Bibiana Menegaz)

Closet aberto sofisticado

Para quem adora uma decoração clássica e quer investir em um closet luxuoso pode apostar em itens decorativos nessa área. Um lustre de cristal e uma poltrona em veludo deixam o ambiente mais bonito. Os móveis de tons claros podem ser valorizados com uma iluminação interna embutida, que proporcionará muito mais aconchego e elegância ao ambiente.

Closet aberto infantil

Um closet aberto no quarto infantil, além de deixar tudo bonito e organizado, estimula a independência nessa fase. Opte por móveis seguros, como prateleiras sem quinas ou superfícies arredondadas. Os cabideiros e nichos em altura mais baixa ajudam a incentivar as crianças a organizarem seus pertences e escolherem suas próprias roupas.

Closet de menina com cores de unicórnio com iluminação tanto artificial, quanto natural, com penteadeira e um puff
Closet aberto infantil e ótimo para deixar o quarto mais organizado, estimulando a independência (Projeto: Laryssa Luma)

Closet aberto de casal

Em um quarto de casal, é preciso encontrar um equilíbrio na hora de planejar o closet e ele deve ser prático para todos. Para melhor organização, ele pode ser dividido em duas partes que atendam o casal. Ao final do corredor, entre os dois módulos, um espelho amplo auxilia ambos na hora de se vestir, além de dar amplitude para o local.

Closet aberto estilo industrial

O estilo industrial está em alta em muitos ambientes e o closet pode agregar na decoração do seu quarto. Aposte nas araras tubulares metálicas com acabamento preto com prateleiras e gavetas de madeira. Você pode projetá-los para aproveitar todo o espaço disponível ou adquirir módulos separadamente para diferentes combinações. Aposte nos itens decorativos do mesmo estilo como nichos de arame e puff quadrado em couro.

Closet aberto estilo industrial simples no quarto pequeno
Estilo industrial agregar na decoração do quarto deixando o ambiente mais rústico (Projeto: Klaxon Arquitetura)

Closet aberto com penteadeira

Para quem ama acessórios e maquiagens, que tal planejar um cantinho no closet para colocar uma penteadeira? Um espelho com luzes de camarim e uma bancada com gavetas e divisórias são perfeitos para essa função. Além disso, esse ambiente integrado ao closet é prático e facilita a combinação de toda produção.

Agora que você tem diversos estilos e ideias para closet aberto, você sabia que esse ambiente da sua casa pode funcionar como um escritório? Os "cloffice" são uma nova tendência. Para entender um pouco mais, confira o post que preparamos sobre o assunto: Cloffice e mais 5 ideias para um home office criativo.

Closet aberto com penteadeira e útil para armazenar itens pessoais, facilitando o acesso dos objetos (Projeto: Josi Barros)

Aqui no portal Archtrends você encontra dicas para construir ou reformar todos os ambientes da sua casa. Continue acompanhando nossos conteúdos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projeto de closet aberto: saiba o que observa...

Projeto de closet aberto: saiba o que observar e veja inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies