O novo pórtico do City Life em Milão
O novo projeto marca o início da fase de conclusão do bairro moderno de Milão, City Life. O CityLife ganhou fama na capital da Lombardia e hoje, além de um espaço urbano incrível, é uma junção de edifício corporativo, comércio e áreas residencias. Uma ampla área pública que conecta a parte central e os arredores do distrito, convidando os moradores e visitantes a usufuirem e permanecerem neste espaço localizado no coração de Milão.
As obras do pórtico estão previstas para serem finalizadas até junho de 2023. Uma verdadeira moldura para os três arranha-céus assinados por Isozaki, Hadid e Libeskind, o novo projeto tem autoria do escritório de arquitetura BIG - Bjarke Ingels Group e foi selecionado após um concurso internacional. Além da construção da ‘’porta monumental’’ apoiada por dois edifícios, a estrutura inclui um espaço público coberto e habitável, inserido em um contexto de grandes áreas verdes.
Com uma superfície de 53.500 metros quadrados, o projeto foi concebido para acomodar escritórios particulares e espaços públicos. A estrutura terá cerca de 140 metros de comprimento, caracterizada por uma fachada contínua coberta por painéis fotovoltaicos, amplos espaços internos e terraços panorâmicos em cascata no topo - que permitirão um panorama espetacular da cidade.
O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels explicou que se inspirou nas portas de acesso típicas de Milão, edifícios que marcam a entrada para espaços abertos, como o da Piazza Piemonte, na Piazza Duomo, e na entrada da Via Vittor Pisani. Historicamente, as estruturas de pórticos são utilizadas como elementos de conexão que marcam a transição e a continuidade dos espaços urbanos.
A escolha foi optar por dois edifícios semelhantes, mas não gêmeos, que não competiam em altura com as três torres, mas criam um diálogo harmonioso com a arquitetura já existente. Uma estrutura suspensa com a sua cobertura fixada ao solo por esbeltas colunas em aço, tem a função de pórtico invertido, que define os limites entre espaços públicos e privados, internos e externos.
O que acharam do novo projeto? Nós somos completamente apaixonados por esse bairro milanês, que nos permite vivenciar uma experiência diferente e incomum. A Itália é conhecida por suas construções antigas e históricas, e essa busca por desenvolvimento urbano de áreas desabitadas é cada vez mais frequente.
Com locais de permanência de qualidade e junção de diversos usos como corporativo e privado, o CityLife é um projeto inovador. A nova obra com certeza agregará ainda mais valor ao bairro, estamos ansiosos já para conhecer.
Além de tudo, somos fãs do escritório de arquitetura dinamarquês BIG e recentemente publicamos outra obra assinada por eles, de tirar o fôlego, confira The Twist.
Zaha Hadid, Libeskind e BIG, com certeza, é a junção perfeita para um projeto arquitetônico e urbano.
Compartilhe com a gente a sua opinião.
--
Foto de destaque: Nova construção integrada com os edifícios já existentes (Fonte: Beauty and the bit)