23.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
feira Salão do Móvel de Milão
Conferência de imprensa anunciando as novidades da edição de 2023 da feira Salão do Móvel de Milão (Foto: cortesia Salone del Mobile di Milano)

Notícias de Milão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.02.2023
O colunista Marcelo Lima, especialista em design e assíduo frequentador do Salone del Mobile de Milano, conta como será a feira de 2023
minutos de leitura

Para Maria Porro, atual presidente do Salone del Mobile di Milano, reconhecidamente o maior encontro internacional do setor, a simples ideia de retomar o evento em abril, tradicional data do calendário, depois de três longos e complexos anos, como se nada tivesse acontecido, era, de todo, impensável. Assim, a ordem foi dar forma a sugestões e visões que surgiram nas últimas edições, com base em duas questões básicas: qual é o novo papel do Salone? Como e por onde começar a redesenhar sua evolução? 

“Uma das características do Salone del Mobile é sua capacidade de evoluir. Fizemos isso em 2021, quando inventamos o Supersalone, o primeiro evento global após os duros anos de pandemia. E também na edição extraordinária de junho do ano passado, quando voltamos ao formato tradicional, porém fortemente ancorados na sustentabilidade. Isso continua e veio para ficar. Mas continuaremos a evoluir em 2023”, afirmou a presidente na concorrida coletiva de imprensa, realizada na última quarta-feira (15), em Milão. 

poster Salone del Mobile di Milano 2023
Poster da edição de 2023 do Salone del Mobile di Milano (imagem: divulgação)

Assim, após ouvir as necessidades de quem faz e vivencia o Salone, expositores e visitantes, realizar mais de 2.300 entrevistas e organizar grupos de trabalho temáticos, a direção do Salone optou por três diretrizes essenciais, no sentido de melhorar e potencializar a fruição e ampliar a experiência do visitante. A primeira delas é que haverá um único nível de exposição, com as empresas antes locadas nos pavilhões superiores (8-12, 16-20), sendo transferidas para o pavimento térreo.

comunicação visual do Salone del Mobile di Milano 2023
Na comunicação visual do Salone, as letras do alfabeto representam itens de design (Foto: cortesia Salone del Mobile di Milano)

A segunda é que, a partir de agora, as marcas não serão mais locadas em pavilhões específicos, divididos por estilos. Ou seja, clássico, moderno, design. Na próxima edição, elas serão posicionadas de acordo com o seu target (ou alvo). Uma tarefa que, ao lado da  ideia de uma exposição em um único nível, exigiu dos organizadores um trabalho quase 'urbanístico' para redesenhar o espaço interno dos pavilhões. “A partir de agora, os produtos serão apresentados com base no público-alvo das empresas”, antecipou Porro. 

Euroluce no Salone del Mobile di Milano
A Euroluce, feira bienal de iluminação, será imaginada como The City of Lights (Foto: cortesia Salone del Mobile di Milano)

Terceira e mais aguardada novidade: o redesenho radical da Euroluce, bienal internacional de iluminação, já vista como o verdadeiro coração do evento, que vai ganhar um novo layout – a cargo do ateliê Lombardini22 –, além de um dinâmico programa cultural. Imaginada como uma cidade de luzes,  ou The City of Lights, a nova configuração pretende, por meio de um percurso circular, recolocar o visitante no centro das manifestações, por meio de uma ocupação mais fluida do espaço expositivo.

“Para a Euroluce, redesenhamos os caminhos, integrando os espaços das empresas com conteúdos culturais interdisciplinares que dizem respeito às relações entre luz, arquitetura, arte e ciência”, explica a presidente, que acredita que a metamorfose, no futuro, vai acabar por afetar a exposição como um todo. “A mostra será turbinada por uma riquíssima oferta cultural com curadoria de Beppe Finessi, que vai da arte contemporânea à fotografia, do design de investigação à experimentação tecnológica”, antecipa ela. 

Também protagonistas da mostra consagrada à iluminação, o estúdio italiano Formafantasma projetou Aurore, uma grande praça central que vai funcionar como arena para experiências imersivas e reflexivas. Além disso, o casal formado por Andrea Trimarchi e Simone Farresin também fez a curadoria das doze Constelações: interlúdios distribuídos pelos pavilhões, que abrigarão as exposições das mostras sob curadoria de Finessi. E ainda da livraria Corraini Editori: um local que não pretende ser um espaço comercial, mas sim uma biblioteca, onde se pode comprar o objeto do desejo.

organizadores do Salone del Mobile di Milano 2023
Os organizadores do Salone explicam a disposição dos expositores nos pavilhões (Foto: cortesia Salone del Mobile di Milano)

Por fim, dentro da Euroluce, nos pavilhões 13 a 15, acontecerá também o Salone Satellite, agora em sua 24ª edição, idealizado e curado por Marva Griffin para apresentar a produção de jovens profissionais de todo o mundo, com menos de 30 anos. O tema deste ano é Escolas de Design – Universidades / Construindo o (im)possível. Processo, Progresso, Prática, e tem como objetivo sublinhar a importância que as escolas e universidades deram, e continuam a dar, à formação de novos designers e ao desenvolvimento do design.

O Satellite também homenageará designers e empresas de iluminação com a exposição especial Sate-light, 1998-2022, que vai apresentar luminárias hoje no mercado, desenhadas por antigos participantes do evento. Também muito aguardado, o convidado especial será o arquiteto, designer e artista multidisciplinar Gaetano Pesce, que vai falar aos jovens profissionais sobre os principais momentos de sua vitoriosa carreira. Para quem ainda não se programou, os eventos acontecem de 18 a 23 de abril de 2023, na feira de Rho-Pero, na Itália.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Notícias de Milão...

Notícias de Milão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies