26.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Chef Alex Atala
O chef Alex Atala mostra que gastronomia e arquitetura estão intimamente ligadas (Foto: Marcus Steinmeyer)

Chef Alex Atala aborda criatividade e inovação no Archtrends Summit 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.08.2022
Conheça a trajetória do renomado chef Alex Atala e entenda como seu trabalho na gastronomia se associa com criação
minutos de leitura

Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na gastronomia, o chef Alex Atala é um dos convidados do Archtrends Summit 2022, que acontecerá dia 8 de setembro.

Me is We: Nossa natureza é coletiva é o tema desta edição do evento. A ideia é revelar o nosso senso de comunidade e mostrar que essa natureza coletiva não exclui as individualidades. As trocas são fundamentais no processo de construção de algo novo na arquitetura, na gastronomia e em outros campos criativos. 

Partindo dessa reflexão, Atala fará uma palestra sobre criatividade e inovação, elementos que impulsionaram a sua carreira.

Continue a leitura para saber mais a respeito da trajetória do chef e da parceria com a Portobello.

Chef Alex Atala: conheça a história do principal nome da gastronomia brasileira

Chef Alex Atala
Atala é o chef brasileiro de maior prestígio no mundo (Foto: Marcus Steinmeyer)

O trabalho que o chef Alex Atala desenvolveu ao longo de uma carreira de mais de 30 anos, focado no aprimoramento de ingredientes, cores e sabores brasileiros, chamou a atenção dos especialistas. 

O chef possui uma coleção de prêmios nacionais e internacionais. Em 2013, fez parte da lista das 100 pessoas mais influentes da revista TIME. Nos últimos 13 anos, seu restaurante em São Paulo, D.O.M., é destaque frequente na lista de The World’s 50 Best Restaurants pela Restaurant Magazine. Em 2014, Atala recebeu o Prêmio Lifetime Achievement Diners Club na eleição South American 50 Best, pela mesma revista.

Em 2015, Alex se tornou o primeiro chef brasileiro a ter um restaurante de duas estrelas no Guia Michelin. O D.O.M. recebeu a honra e a mantém desde então. Além dele, o chef tem o Dalva e Dito e o Mercadinho Dalva e Dito. 

Também criado pelas mãos do chef, o Instituto ATÁ é uma iniciativa com a proposta de reunir conhecimento e alimentação, alimentar e cozinhar, cozinhar e produzir, produzir e natureza. Fundado em abril de 2013, o ATÁ é composto por uma equipe multidisciplinar que conta com fotógrafos, empresários, profissionais de publicidade, um antropólogo e um jornalista. 

Atala ainda é o organizador do Fru.to, seminário que reúne grandes nomes para debater o futuro do sistema alimentar global.

Quando a gastronomia e a arquitetura se encontram

Chef Alex Atala, Macunáima
Na cozinha de Alex Atala, a brasilidade se revela em todos os detalhes (Projeto: Alex Atala)

Embora pareçam mundos distantes em um primeiro momento, a gastronomia e a arquitetura têm muito mais em comum do que podemos imaginar.

Como vimos, o chef Alex Atala inova com receitas elaboradas, preza pela sustentabilidade ao escolher os ingredientes e recorre ao design na apresentação dos pratos. Esses três elementos estão presentes no trabalho dos arquitetos: inovação, sustentabilidade e estética.

Aqueles que trabalham com criatividade sabem o quanto criar algo diferente do que os outros fazem é desafiador. Nesse sentido, a troca se torna valiosa.

Foi pensando nesse vínculo entre gastronomia e arquitetura que a Portobello convidou o chef para cocriar um projeto de cozinha para a terceira edição da Mostra UNLTD.

Macunáima: cozinha com a essência do Brasil

Chef Alex Atala, Macunáima
Macunáima conta com os revestimentos Folk e Verde Alpi, da Portobello (Projeto: Alex Atala)

Inspirados no personagem Macunaíma, filho da floresta amazônica, de Mário de Andrade, o chef Alex Atala e a equipe de profissionais da Portobello criaram o projeto Macunáima. A proposta era evocar as raízes brasileiras, apresentando um estilo rústico de maneira elegante. Esse era o desejo de Atala, que além de chef, é um grande estudioso do folclore brasileiro.

Os seus anos de experiência fizeram com que ele vivesse de forma intensa a cozinha profissional e familiar. Assim, desenvolveu um domínio sobre o espaço, entendendo suas necessidades intrínsecas.

Confortável e funcional, o projeto conta com módulos sobre rodas que permitem configurar o ambiente de diversas maneiras, para que tudo fique sempre à mão. Ao mesmo tempo, revela um aspecto minimalista por meio da bancada que camufla a pia e o fogão, deixando o espaço livre para outros usos.

Atala não só inspirou, como também participou de todas as etapas do projeto, fazendo com que a sua personalidade se refletisse na construção da brasilidade de Macunáima.

Diante do sucesso dessa experiência, o chef Alex Atala está cocriando uma linha de cozinhas com a Portobello. E, claro, é um dos palestrantes mais esperados no Archtrends Summit 2022.

Archtrends Summit 2022

A quinta edição do evento acontecerá no dia 8 de setembro, no luxuoso Hotel Rosewood, em São Paulo, durante a DW!, a semana de design da capital paulista.

Estarão presentes outras personalidades de peso, como os irmãos Campana, Vik Muniz, as designers italianas Anna e Paola Lenti, as arquitetas Gabi de Matos e Patricia Pomerantzeff. Na plateia, 600 profissionais de arquitetura convidados pela Portobello Shop.

Saiba mais sobre o Archtrends Summit 2022 e descubra como participar da transmissão online e gratuita!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Chef Alex Atala aborda criatividade e inovaç...

Chef Alex Atala aborda criatividade e inovação no Archtrends Summit 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies