A arquitetura e o design de interiores acompanham as transformações e os acontecimentos da sociedade. Atualmente, por exemplo, ter uma chapelaria em casa é uma tendência cada vez mais buscada por quem projeta um novo lar ou pensa em uma reforma.
Contar com uma chapelaria tem tudo a ver com os novos hábitos trazidos pela pandemia de Covid-19. É fato que o novo coronavírus mudou e continuará a mudar as casas. A crise sanitária fez com que o lar passasse a ser visto de outra forma por seus moradores.
Além de ficarem mais em casa, as pessoas precisam tomar mais cuidado com questões de higiene, para evitar a contaminação e proliferação do vírus. Afinal, mesmo com o início da campanha de vacinação, será preciso conviver com a Covid-19. De acordo com especialistas, ela não será eliminada, apenas controlada.
A chapelaria no hall de entrada ajuda as pessoas a não levarem o coronavírus e outros vírus e bactérias causadores de doenças para dentro de casa. Isso porque o espaço serve para depositar calçados e outros objetos possivelmente contaminados logo na entrada.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre essa nova tendência para ambientes domésticos!
Saiba mais sobre a chapelaria e suas funções
Apesar do nome, uma chapelaria não é um local que serve apenas para guardar chapéus. Além dos acessórios para cabeça, esse espaço do hall de entrada pode servir para armazenar todos os objetos que alguém carrega quando sai de casa. É o caso de sapatos, casacos, bolsas, guarda-chuvas, carteiras, chaves e bijuterias, entre outros itens.
É bem comum que restaurantes, boates, casas de shows e outros estabelecimentos desse tipo contem com chapelarias. Dessa forma, os clientes podem deixar os seus objetos pessoais nesse espaço enquanto desfrutam do ambiente com mais liberdade. Depois, na hora de ir embora, eles retiram os seus pertences de lá e não correm o risco de perder ou esquecer algo, por exemplo.
Agora, por conta da pandemia, a chapelaria virou tendência também em projetos residenciais. Isso porque é interessante depositar nesse espaço os objetos que vêm da rua e podem estar contaminados. Além disso, ao adquirir o costume de deixar alguns itens no local, você evita que a sua casa fique bagunçada ao longo da semana.
Convenhamos que é muito mais elegante pendurar um casaco em um gancho no hall de entrada que deixá-lo sobre as costas de uma cadeira ou poltrona, concorda? São esse e outros motivos que fazem com que a chapelaria seja tão interessante para as residências. Por isso, considere utilizá-la em seus projetos atuais e futuros!
Veja as principais vantagens de ter uma chapelaria no hall de entrada
Ter uma chapelaria pode ser bastante vantajoso para a sua casa. Veja, a seguir, os principais benefícios de incluir esse espaço em sua reforma ou construção.
Higiene
Quando saímos de casa, ficamos expostos a todos os tipos de vírus, bactérias e outros agentes contaminantes. Geralmente, esses micro-organismos ficam em objetos que carregamos ou peças de vestimenta que ficam mais expostas, como os casacos.
No entanto, se você tiver uma chapelaria e depositar esses itens nesse espaço ao entrar em casa, evitará trazer doenças que podem acometer a você e sua família.
Além disso, é possível evitar sujar a casa. Imagine, por exemplo, que você foi fazer uma caminhada no parque. Nesse caso, é possível que os seus tênis carreguem terra, areia e outras sujidades. Tendo um espaço para deixar os calçados logo na entrada, a sujeira não se espalha por todos os cômodos.
Funcionalidade
A chapelaria torna o hall de entrada bastante funcional. Afinal, o espaço é extremamente útil, como vimos até aqui.
Além do mais, é possível combinar a funcionalidade com a estética, investindo em móveis e acessórios bonitos para o seu hall de entrada.
Organização
Não há dúvida de que a sua casa ficará muito organizada com uma chapelaria. Além de não deixar os objetos espalhados, será mais fácil encontrá-los quando eles forem necessários.
Você nunca mais vai precisar ficar olhando por todos os lados para encontrar a chave do carro antes de sair de casa, por exemplo.
Entenda os cuidados necessários para ter uma chapelaria em casa
Ter uma chapelaria em casa também exige cuidado e atenção. Observe alguns dos principais pontos na sequência.
Preserve a circulação
Usar mobiliários no hall de entrada é importante para garantir a funcionalidade da chapelaria. No entanto, é preciso ter cuidado com quantidades e medidas para não dificultar a circulação.
É preciso garantir que a passagem para os demais ambientes da casa ocorra com facilidade, sem que a chapelaria se torne um obstáculo no cotidiano.
Mantenha uma rotina de limpeza e organização
Também é necessário manter uma rotina de limpeza e organização na sua chapelaria. Afinal, ela guardará muitos objetos que podem vir sujos da rua, como é o caso dos calçados.
Uma boa ideia é apostar em revestimentos que sejam fáceis de limpar, tendo em vista que o cômodo exige higienização constante. O porcelanato se destaca por ser simples de higienizar e não exigir tanta manutenção.
Crie um cantinho da higienização
Em tempos de pandemia, a sua chapelaria em casa também precisa ter um cantinho para a higienização de quem chega.
Você pode deixar uma mesinha ou prateleira com um frasco de álcool gel 70% e um pacote de lenços umedecidos, entre outros itens.
Dessa maneira, quem chega em casa pode eliminar possíveis agentes contaminantes e garantir a proteção de toda a família.
Confira os principais itens para organizar a sua chapelaria em casa
Ao decorar e organizar a sua chapelaria, você pode usar a sua imaginação e criar um ambiente totalmente exclusivo.
Para ajudar você nessa missão, listamos alguns itens que podem ser usados para organizar esse cantinho da residência. Veja!
Bancos
Ter um banquinho na chapelaria pode ser útil para que as pessoas sentem para botar ou tirar os calçados com mais facilidade antes de sair ou entrar em casa.
Sapateiras
Nas chapelarias, as sapateiras servem para acomodar os calçados usados com mais frequência pela família. Elas também podem guardar os chinelos e as pantufas usados para ficar em casa.
Araras, cabideiros e ganchos
Araras, cabideiros e ganchos são bem importantes para pendurar casacos, jaquetas, bolsas, mochilas, chapéus, bonés e outros itens. Tudo fica muito mais organizado com esses acessórios.
Aparadores
Os aparadores são excelentes opções para otimizar e decorar o espaço. Eles podem ser organizados com recipientes para guardar pequenos itens, como carteira, chaves e bijuterias. Também podem comportar objetos decorativos como vasos, esculturas, porta-retratos etc.
Porta guarda-chuva
Os porta guarda-chuvas são essenciais para que a casa não se torne uma verdadeira bagunça nos dias chuvosos.
Quem chega em casa com o acessório molhado pode colocá-lo em um local apropriado, sem que respingos de água se espalhem pelo chão.
Espelhos
Ter um espelho na chapelaria também é uma boa ideia. Com ele, é possível dar uma última olhada no look antes de sair de casa, ajeitar o cabelo, retocar a maquiagem etc.
Além disso, os espelhos dão uma sensação de amplitude para os ambientes, o que pode ser bem interessante para espaços pequenos como o hall de entrada.
A chapelaria em casa é uma tendência que deve ser cada vez mais vista. Certamente, vale a pena dar essa utilidade para o hall de entrada, que passará a ser um espaço muito funcional.
Além da arquitetura e do design de interiores, a Covid-19 também trouxe mudanças para o urbanismo. Saiba mais em nosso artigo que analisa o que esperar das cidades brasileiras no pós-pandemia.