27.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fachada da casa geminada contemporânea holanda
Fachada da casa geminada contemporânea, revestida de ladrilhos que reproduzem mármore. Projeto finalizado em 2022 (Foto: Marck Vrieling)

Casas geminadas com arquitetura contemporânea

calendar-blank-line
27.02.2023
Um novo bairro de edifícios residenciais na Holanda apresenta um uso surpreendente de materiais e cores nas fachadas
minutos de leitura

Um novo bairro localizado na cidade de Utrecht, na Holanda, foi projetado e revitalizado para trazer contemporaneidade e reconexão com o centro da cidade. A área pertencia à ferrovia holandesa e era utilizada para a construção e manutenção de trens. A nova versão desse lugar traz fachadas expressivas, com o uso inusitado de materiais em suas fachadas, se destacando do entorno histórico, porém respeitando as proporções e a escala urbana.

Os escritórios MeesVisser, Zecc Architects e Space Encounters foram os responsáveis pelos projetos residenciais. Os projetos de MeesVisser e Zecc são mais modestos em termos de materialidade e uso de cores, utilizando o tijolo como material base em diferentes tons. Já a arquitetura do Space Encounters é mais expressiva e oferece uma visão inusitada da típica casa geminada holandesa, utilizando diversos materiais não convencionais.

Leia também:

Os edifícios residenciais variam de unidades unifamiliares a prédios de apartamentos. Todas as casas possuem a mesma planta baixa, o que otimizou muito a construção, permitindo qualidade arquitetônica dentro de um orçamento reduzido. Essa tipologia, apesar de genérica e repetitiva, foi combinada a grande flexibilidade nas fachadas, nada repetitivas. Há uma coleção diversificada de elementos arquitetônicos e detalhes marcantes.

Por exemplo, um par de casas foi materializado em ladrilhos vermelhos alaranjados, com um gradiente de formatos. Outro conjunto apresenta fachada de chapa de alumínio e painel de aço inoxidável polido, que funciona como um espelho. Há também um outro bloco de casas geminadas em concreto cinza, com expressivas varandas de aço, que contrapõem com um outro conjunto todo em pedra natural marmorizada. De fato, nenhuma fileira de fachadas é igual.

Casas geminadas contemporâneas na Holanda
Fachada em blocos de concreto pigmentado vermelho, caixilhos das portas e janelas pintados no mesmo tom (Foto: Marck Vrieling)
Casas de três unidades se mesclam com as casas gêmeas de duas unidades, como essa da foto em amarelo que compõe a diversa paleta colorida escolhida para o bairro (Foto: Marck Vrieling)
Casas geminadas contemporâneas na Holanda
Além de cores autênticas, algumas fachadas apresentam movimentos curvos (Foto: Marck Vrieling)

A expressividade arquitetônica das fachadas vai além da estética, possuindo importância urbana e social ao automaticamente ativar as ruas estreitas deste novo bairro. As interessantes fachadas criam conexões entre a atmosfera privada e o espaço público.

Fachada da casa geminada contemporânea
Fachada da casa geminada contemporânea, revestida de ladrilhos que reproduzem mármore. Projeto finalizado em 2022 (Foto: Marck Vrieling)
Casas geminadas contemporâneas na Holanda
Novas ruas estreitas do bairro são ativadas pelas fachadas das casas que criam conexões entre a atmosfera privada e o espaço público (Foto: Marck Vrieling)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casas geminadas com arquitetura contemporâne...

Casas geminadas com arquitetura contemporânea

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies