06.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto: Larissa Loh / Foto: Gustavo Mafra

CASACOR Paraná: 12 inspirações para transformar os ambientes da casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.10.2021
A mostra, que acontece até 17 de outubro em um antigo centro esportivo de Curitiba, conta com o design Portobello em projetos aconchegantes e cheios de memória afetiva.
minutos de leitura

Arquitetos, designers de interiores e paisagistas da CASACOR Paraná 2021 imergiram em sua própria história para expor a função da casa na contemporaneidade. Dos 38 espaços criados por eles, 12 estão decorados com produtos da Portobello. De lastras a formatos menores, os porcelanatos aparecem como uma das grandes tendências! 

A mostra ocorre até o dia 17 de outubro, em um antigo centro poliesportivo de Curitiba, localizado na Rua Álvaro Alvim, 91. Mas se você está à procura de inspiração para elaborar o seu mais novo projeto, já pode conferir por aqui a criatividade e a versatilidade da cerâmica Portobello aplicada em mobiliários, bancadas, piso, parede e teto, que estão expostos nos ambientes da CASACOR PR.

1. Loft Lobo Guará

Profissionais do Studio Architetonika Nomad, Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao, criaram o projeto de uma casa com propósito, que atende às pessoas em suas variadas formas de viver e conviver. Loft Lobo Guará é prático, acolhedor e moderno. Além disso, está repleto de brasilidade, já que reconhece e privilegia o que temos de melhor no design nacional. 

Crédito: CASACOR PR / Foto: Patrícia Amancio

O backsplash da cozinha com os azulejos Casablanca Riviera é o destaque do projeto. A tonalidade neutra da lastra Danks Rope também reveste o espaço.

CASACOR Paraná 2021
Crédito: CASACOR PR / Foto: Patrícia Amâncio

2. Lounge Band Paraná

O Lounge Band Paraná, assinado pelo designer de interiores Leonardo Tulli, representa a conexão do ambiente com a natureza ao explorar diferentes níveis de percepções da evolução humana. "Resultado do (des)encontro de linhas que formam volumes e preenchem o espaço tornando-o singular e amplia a busca por conhecimento", como ressalta.

 O ambiente torna-se ainda mais contemporâneo com as nuances de Berliner Weiss, da Portobello.

Projeto: Leonardo Tulli

3. Reconexões

A designer de interiores Luciana Gibaile criou Reconexões, uma sala de descompressão que funciona com o propósito de reconectar pessoas e histórias e promover interação. É considerado um “refúgio” pela designer, tipo de espaço que se tornou tendência de grandes empresas mundiais.

Crédito: CASACOR PR / Foto: Mariana Boro

O ambiente também conta com referências afetivas, com peças características do artesanato brasileiro, valorizando o design feito à mão. O revestimento aplicado na parede foi desenhado em homenagem a Athos Bulcão para a Portobello. Superquadra Cru, no piso, completa a decoração.

4. Ginbar e Toilette Social

Ao final do dia, que tal uma pausa para relaxar na companhia de um drink ou taça de vinho? O espaço GIN BAR, idealizado pelo arquiteto Arthur Calliari, é inspirador para criar elegantes projetos tanto para a casa, quanto para comerciais.

Para a CASACOR Paraná, ele também criou o Toilette Social, que ganhou dois tons de azulejos Gouache, da Portobello: Foret (verde) e Brugnon (vermelho), propostas coloridas e, ao mesmo tempo, sofisticadas. O porcelanato coringa da Portobello, Mineral Black, muito requisitado para ambientes de alto tráfego, também fez parte do décor.

5. Jardim dos Chás

Como o próprio nome sugere, Jardim dos Chás propõe um momento de pausa, de calma e cuidado com você mesmo. O espaço de loja comercial assinado pela arquiteta Daniela Cerbatto convida o visitante para uma imersão no mundo do chá. 

A escolha dos materiais traz a composição entre pedra (Pietra Lombarda Off White atrás do painel de arcos), madeira e veludo, assim como a mistura de especiarias.

Crédito: CASACOR PR / Foto: Eduardo Macarios

6. Lavabos Habitat

Lavabos Habitat faz uma reflexão para um tema importante no momento atual: o desmatamento e queimadas que estão resultando na extinção de muitos animais e as abelhas, essenciais para a polinização. No teto da parte externa ao lavabo, vemos nuvens acústicas amarelas, em formato de colmeia, e paredes pretas que remetem às queimadas das florestas. 

Porcelanato marmorizado polido Travertino Navona Grigio reveste tanto o piso quanto a bancada da pia do lavabo. O projeto é assinado pelas designers de interiores Paloma Albuquerque, Luciana Wosch e Mery Barone.

Crédito: CASACOR PR / Foto: Eduardo Macarios

7. Estar da Lareira

Estar da Lareira pode ser definido como um espaço luxuoso com um toque contemporâneo, para integrar a rotina de casa ao bem-estar familiar. A arquiteta Kátia Herzog aposta em materiais nobres para decorar a sala, como mármore e tapeçaria requintada. Móveis e objetos de grife também definem o design da profissional criando uma atmosfera com bastante amplitude, fluidez e elegância.  

O piso clean eleito, que ajuda a dar imponência ao ambiente, é o porcelanato marmorizado Onyx Unique 120x120, da Portobello.

Crédito: CASACOR PR / Foto: Marcelo Stammer Fotografia

8. Estar e Toilettes para Eles e Elas

Os Toilettes criados pelo designer de interiores Bruno Bressan mostram que não há uma identidade de gênero para Eles ou para Elas. O ambiente, composto por cores e bases neutras, mostra-se com personalidade forte e identidade visual marcante a partir da presença étnica. 

O mobiliário suaviza e emoldura toda a personalidade expressa pelas obras de arte de identidade forte. Três revestimentos da Portobello estão presentes no living e toilettes: Smoke Zig Zag, Biscuit e Dansk.

9. Refúgio Urbano

Ambiente minimalista que ressalta os amadeirados e o verde vibrante das plantas, é possível? A arquiteta Ninha Chiozzini provou que sim. As cores claras e os materiais naturais selecionados revelam simplicidade e sofisticação. O mobiliário, de design brasileiro, alia tecnologia e artesanato para criar um ambiente de serenidade, elegância e aconchego. 

Crédito: CASACOR PR / Foto: Eduardo Macarios

A neutralidade dos revestimentos da Portobello, com design tipicamente minimalista, pode ser conferida no ambiente com os produtos Concretissyma Matiz Nude e Dansk Cement White.

Crédito: CASACOR PR / Foto: Eduardo Macarios

10. Suíte Relicário

Na Suíte Relicário, a arquiteta Larissa Lóh propõe uma retomada de consciência para a busca de uma vida com mais significado. As texturas e as cores selecionadas para o espaço revisitam as origens e a natureza na busca por segurança e calmaria. 

Crédito: CASACOR PR / Foto: Gustavo Mafra

Os tons de cinza azulado de Bleu de Savoie 320x160, da Portobello, são os protagonistas da suíte. A reprodução deste material em lastra proporciona o uso sem extinguir as fontes naturais, que devem ser preservadas.

11. Gabinete Lohn

O encantador Gabinete Lohn é resultado da mistura equilibrada de referências de diversos períodos e estilos. O décor é criado a partir de uma base sóbria, que explora cores e estampas, reforçando a identidade do possível personagem do espaço. 

As escolhas da decoração pelo arquiteto Gustavo Scaramella, não são tão usuais, como o piso bem marcante Kit Janeiro Black, assinado pelo designer de moda e ambientalista brasileiro, Oskar Metsavaht. Revestimento que foge do comum e surpreende por sua personalidade e sofisticação.

12. Gourmeteria Raízes Evviva

Por fim, um dos ambientes que mais chamam a atenção da CASACOR Paraná: a Gourmeteria Raízes Evviva, idealizada pelas arquitetas Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro. O espaço é dividido em três: living, gourmet/adega e home office. Elas criaram uma atmosfera de imersão vernacular, uma experiência ao usuário, mostrando o tão almejado equilíbrio entre arquitetura e natureza. 

CASACOR Paraná 2021
Crédito: CASACOR PR / Foto: Ale Pinho

O projeto traz um forte apelo à sustentabilidade, provando que pode-se viver em simbiose com os elementos naturais, e que é possível a utilização desses conceitos mesclados com a tecnologia, minimalismo, atemporalidade e contemporaneidade. Para revestir o ambiente, as sustentáveis lastras da Portobello em sua versão clean e cimentícia Dansk Cement Rope.

CASACOR Paraná 2021
Crédito: CASACOR PR / Foto: Ale Pinho

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

CASACOR Paraná: 12 inspirações para transf...

CASACOR Paraná: 12 inspirações para transformar os ambientes da casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies