A Casa Original: CASACOR SP revive as origens do morar brasileiro
Se 2020 foi o ano da pandemia da Covid-19, 2021 está sendo o ano da superação. A CASACOR São Paulo representa bem esses dois momentos. Enquanto no ano passado tivemos o Janelas CASACOR, com ambientes em containers espalhados pela cidade, agora temos o tão aguardo retorno da mostra de decoração em seu formato tradicional. Porém, nada é como antes e a CASACOR SP também volta transformada.
A começar pelo local da mostra. Após 14 anos no Jockey Club, em 2021 a CASACOR SP está acontecendo no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque. Ainda vem um pouco menor, com 9 mil metros quadrados distribuídos em 56 ambientes, e percurso de visitação definido.
Além dos protocolos sanitários, a pós-pandemia também está muito presente no conceito da maior parte dos ambientes. Muitos profissionais de arquitetura trabalharam com a ideia de casa refúgio, o que se traduz em texturas, tons claros, formas orgânicas e ambientes fluídos. Conforto e tranquilidade são a tendência da vez.
O tema A Casa Original trata desse desejo de retorno às origens. A maioria dos ambientes traz simplicidade e equilíbrio. Alguns profissionais de arquitetura interpretaram o tema se inspirando na ancestralidade, como é o caso do Espaço Agô, um dos sete ambientes com Portobello que mostraremos a seguir.
Espaço Agô
Logo na entrada da CASACOR SP, o Espaço Agô recepciona os visitantes, como um dos poucos ambientes abertos ao público geral. Um lindo projeto do Estúdio de Arquitetura Gab de Matos, que se destaca no contexto do tema A Casa Original. A ideia de Gab foi promover reflexões sobre as origens e a ancestralidade da casa brasileira. Agô é uma palavra do idioma Iorubá que significa pedir licença ou permissão. “Traz perspectivas afro-brasileira e ameríndia sobre a casa”, diz a arquiteta. Escolha perfeita para a porta de entrada da mostra.
Lançamento da Portobello, Sunset Key West reveste uma estrutura funcional e decorativa que percorre todo o comprimento do ambiente – começa como lavatório e se desdobra em banco. Sunset é um revestimento para piscinas, então é interessante ver seu uso em interiores. Também surpreendem os bancos feitos de taipa, uma tecnologia milenar e ancestral.
Lounge Comandante Rolim Amaro
O arquiteto Arthur Guimarães é amante de aviação e trouxe esse tema como símbolo da mobilidade, após o período de isolamento. O lounge é o primeiro ambiente propriamente dentro da mostra e um dos poucos que trabalha com elegantes tons escuros.
No piso, Lastra Bleu de Savoie 120×270. Arthur fez questão da versão polida. “Foi intencional que o brilho estivesse apenas no Bleu de Savoie, todos os outros materiais são foscos, para que o destaque viesse para cá”, explica o arquiteto, que gosta de trabalhar com texturas.
Alameda Jardins
Um dos melhores diferenciais do Parque Mirante é a vista do rooftop. É ali que fica a Alameda Jardins, projeto da paisagista e designer de interiores Fabiana Ferré. A profissional uniu as duas atuações na área externa, que conta com pergolado. “Eu gosto muito de fazer o conjunto, já crio o projeto de interiores pensando na vegetação. O pergolado mostra a vegetação em um ambiente interno. As pessoas querem trazer o verde cada vez mais para dentro de casa”, explica.
Criando um interessante plano de fundo para o pergolado, temos o Travertino Grigio Marea. “Ficou perfeito, queríamos trazer a atmosfera de praia e tem tudo a ver com essas ondas, que remetem ao mar”, diz Fabiana. E o caminho que o visitante percorre é revestido de Pau Brasil Natural.
Riserva Todeschini
Debora Aguiar é uma arquiteta consagrada e presença sempre celebrada na CASACOR. A casa de 250 m2 trabalha com conceito de acolhimento, criando um refúgio. Além do espaço interno, há um pergolado com jardim, onde foi aplicado o Kit Janeiro Off White, da linha Ipanema, design de Oskar Metsavaht para a Portobelo. As pedras portuguesas do calçadão de Ipanema em um sinuoso mosaico criam o percurso na visitação da CASACOR SP.
Sala Bayac
O home office ganhou destaque na casa durante a pandemia e isso se reflete na CASACOR SP. Praticamente todos os ambientes contam com mesas de trabalho. No projeto do Studio Costa + Azevedo, home office é o tema central. A proposta é que seja um ambiente utilizado não somente para o trabalho, mas também em momentos sociais. No piso, Pietra Lombarda Off White.
Estúdio Liberdade
Um dos raros ambientes coloridos dessa edição da CASACOR SP é assinado pelo jovem e estreante arquiteto Pedro Luiz de Marqui. O tema é liberdade, então tudo é lúdico e extravagante. Pedro elegeu elementos de decoração que ficam na fronteira entre arte, design e arquitetura. Por exemplo, a luminária do designer alemão Ingo Maurer, a cadeira dos Irmãos Campana, o tapete da marca italiana Seletti e o revestimento espelhado Vedononvedo, da italiana Paola Navone para a Portobello. “Gostei do lado artístico do revestimento. Quis elementos não apenas funcionais, mas também visuais”, diz Pedro.
L’Espace AD
Os arquitetos Marcelo Diniz e Mateus Finzetto criaram um espaço para receber, com ilha gourmet, lounge e bar. Todo o piso e as paredes da área social são na Lastra Still Now Sand 120×270, enquanto a parede do fundo leva Gouache Brugnon. Em tom interessante de vermelho, entre o vinho e o terra, Gouache dá o toque de cor ao ambiente. Inclusive, para destacar o mosaico, os armários e eletrodomésticos da cozinha foram deslocados para as laterais.