Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

CASACOR Bolívia 2023 celebra os 10 anos da mostra

CASACOR é o momento de conhecer tendências e novos nomes da arquitetura. Cores, texturas e formatos são aplicados nos ambientes e despertam a curiosidade (Projeto: Harold Anzoátegui / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

A CASACOR Bolívia 2023 está sendo realizada desde o dia 24 de maio e segue até o dia 1º de julho em Santa Cruz de La Sierra. Este é um dos 27 endereços da maior e mais completa mostra de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo das Américas.

A versão boliviana da CASACOR completa 10 anos e conta mais uma vez com a presença da Portobello. A mostra está presente em 6 países: Brasil, Bolívia, Equador, Estados Unidos, Paraguai e Peru. No Brasil, a CASACOR acontece em 22 cidades de todas as regiões.

Saiba mais sobre a mostra CASACOR Bolívia 2023.

CASACOR Bolívia 2023

Em comemoração aos 10 anos da mostra, este ano 57 profissionais foram convidados para elaborar 36 ambientes.

A CASACOR Bolívia 2023 ocupa uma propriedade industrial com 4 mil metros quadrados, no cruzamento das avenidas La Salle e Marcelo Terceros Banzer, na cidade de Santa Cruz de La Sierra.

O mote da mostra deste ano é Corpo & Morada. O tema é um convite para os arquitetos explorarem os afetos, a atenção e o cuidado presentes nas relações com o nosso corpo, com nossa casa, com as cidades e com o nosso planeta.

Esta abordagem entende a casa como uma extensão do corpo. É uma busca por, cada vez mais, enxergar o espaço da casa como um lugar de subjetividade, cuidado, permanência e conhecimento. 

Portobello na CASACOR Bolívia 2023

Separamos 8 ambientes da CASACOR Bolívia 2023 que possuem produtos Portobello para você conhecer.

1. Restaurante La Trattoria

Corpo & Morada, tema da CASACOR, se apresenta neste ambiente como uma homenagem à mesa de jantar (Projeto: Tassiana Oshiro / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

Projeto da arquiteta Tassiana Oshiro, este espaço busca homenagear os encontros em torno da mesa, que é um dos lugares mais importantes da casa. O projeto buscou uma conexão com a proposta gastronômica do restaurante, que serve comidas italianas.

Os revestimentos escolhidos têm tons claros e um toque de rusticidade em seu acabamento, gerando uma atmosfera aconchegante. 

O ponto alto do projeto é o desenho do piso com revestimentos Portobello. Na construção deste caminho foram utilizados Materia_Prima Azul, Creta White e Surfaces Brandy.

A bancada, revestida em Organic Clay Oceanic Glossy, ganhou um ar vintage e acolhedor, resgatando a essência dos momentos de família reunida e comida compartilhada em ambiente comercial.

2. Comedor Principal

Espaço de reunião e conforto, a mesa de jantar é elemento fundamental e precisa ser tratada como tal, como no projeto de Iván Legstorff (Projeto: Iván Legstorff e Renato Trujillo / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

O ambiente Comedor Principal também nos leva a pensar no momento das refeições e do acolhimento que elas proporcionam. 

É uma sala de jantar clean, com linhas retas e simples. Este espaço, projetado por Iván Legstorff e Renato Trujillo, é um convite para reunir a família. 

A sala foi projetada de forma a integrar interior e exterior. O espaço se aproveita da iluminação natural, e tira proveito da vegetação e da madeira. Estas escolhas são alternativas para vencer o desafio de tornar acolhedor um ambiente de grandes dimensões. 

O porcelanato Nord Ris foi utilizado no piso, em parceria com Parquet D\'Olivier, que também foi levado para as paredes, em contraste com as ondas de Ris Decor Ripado e a sobriedade de Nord Cement

3. Churrasquera Natural

Área externa, de churrasqueira, espaço com ilha e banquetas. Teto em vidro, ambiente com bastante cinza e grafite.
Espaço Gourmet minimalista com vista para o céu proporciona bons momentos em família (Projeto: Oscar Anglarill / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

O ambiente monocromático idealizado pelo arquiteto Oscar Anglarill propõe encontros em torno de uma bancada cinza. Os encontros acontecem também entre materiais e texturas. A decoração neutra e o ar livre abrem espaço para aproveitar o momento e as boas companhias.

O uso de Dansk Cement Graphite emoldura este estar contemplativo e agregador.

Leia também:

4. El Reencuentro Lounge

Ambiente de encontros e conexões tem o calor do fogo como elemento central e a natureza como moldura (Projeto: Harold Anzoátegui / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

Arquiteto Harold Anzoátegui criou uma ilha perfeita para reunir. O espaço de integração com a natureza usa a terra e o fogo como protagonistas. 

O ambiente, uma casa-garagem de 150m², propicia uma conexão corpo e mente. Os revestimentos Terralma Bora Bora, Bleu de Savoie e Steel Black são estrelas neste projeto inovador.

5. Habla del Silencio

Ambiente com duas poltronas, parede texturizada ao fundo e paredes lisas em cinza nas laterais. Piso de madeira e spots de luz direcionados para as poltronas.
A instalação Habla dle Silencio pede calma e tempo, para olhar, absorver e escutar (Projeto: Sergio Suárez / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

Habla del Silencio, do arquiteto Sergio Suárez, cria um espaço conceitual que beira o onírico com a mistura de elementos que poderiam compor um sonho. A madeira, a água e a pedra se fundem em um ambiente que inspira o silêncio e a observação. 

O espaço de contemplação do som, e da sua ausência, utiliza a profundidade e sobriedade de Dansk Cement Graphite com precisão.

6. Estacíon del Pecado

Dupla de arquitetos propõe um espaço de jogos ímpar, uma área de relaxamento e diversão (Projeto: Andrea Abdelhalin e Belen Suarez / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

Um ambiente que nos convida a aproveitar os bons momentos, em boas companhias. Estación del Pecado, de Andrea Abdelhalin e Belen Suarez, é uma sala de jogos elegante. O projeto apresenta elementos como o clássico sofá Chesterfield, em sintonia com espelhos de bronze. 

Este ambiente é um convite ao deleite. Destaque para a mesa de sinuca que é envolvida por um lustre escultórico e tem um belo paisagismo como pano de fundo. 

O piso em Travertino Navona Bianco, a parede de fundo em Dansk Cement Graphite e o jardim de inverno com a Lastra Mont Blanc ajudam a compor este ambiente clássico e elegante.

7. Naturaleza Étnica

Ambiente com porcelanato em duas tonalidades, piscina revestida, muitas plantas e iluminação amarelada
A conexão com a natureza e a relação com outras culturas é parte central deste projeto
(Projeto: Carolina Steigleder e Olivia Moreno / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

O ambiente de Carolina Steigleder e Olivia Moreno é resultado de uma mistura de culturas e elementos. O espaço Naturaleza Etnica apresenta objetos tradicionais das culturas asiática e africana, mesclados com porcelanato e mobiliários contemporâneos. 

Os tons crus e terrosos que compõem o ambiente conversam com o lago azul, revestido com Sunset Key West, que nos conecta à natureza e insere o som da água.

8. Refugio del Artista

Espaço com forro, portas e mobiliários em madeira. Ao fundo, parede verde.
Projeto propõe uma aproximação com a natureza, um refúgio verde para abrigar o corpo e fazer morada (Projeto: Betty Ibáñez / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

Este refúgio mescla, em sua composição, elementos nobres e rústicos. A vegetação exuberante envolve uma exposição de obras do artista Hugo Landívar, proprietário da propriedade que abriga a CASACOR Bolívia 2023. 

Este espaço paisagístico é exuberante pelo contrastes entre a neutralidade e rusticidade. Brasilia Concreto Grafite, aplicado no piso, acentua a beleza do ambiente.

A CASACOR 2023 acontece também em 22 cidades do Brasil com o tema Corpo & Morada, apresentando tendências e novos nomes ao mercado. Aqui no Archtrends você pode conferir detalhes da mostra CASACOR São Paulo, que vai até o dia 6 de agosto.

Sair da versão mobile