Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Aromatizador de ambiente: receita e essências para fazer o seu

Para criar uma decoração ainda mais aconchegante, saiba mais sobre a arquitetura da felicidade, que busca o bem-estar e a qualidade de vida.

O ser humano tem cinco sentidos e podemos explorar cada um deles para montar a decoração perfeita para uma casa. Se a ideia é explorar o olfato, é possível fazer um aromatizador de ambiente para deixar a casa mais perfumada.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Os aromas possuem uma relação direta com o estímulo de sensações. Certas essências ajudam a promover tranquilidade. Já outras, aumentam a concentração. 

Ainda existem aquelas opções que ajudam a dormir melhor, abrir o apetite ou mesmo aumentar a autoestima das pessoas. 

Para aprender como criar um aromatizador de ambientes e como usá-lo em casa, siga a leitura!

Quais são os tipos de aromatizador de ambiente?

Existem inúmeros tipos de aromatizador de ambiente disponíveis no mercado para deixar a sua casa perfumada. 

Entre os principais, podemos citar as velas aromáticas, os sprays, os pulverizadores, os aromatizadores de plug de tomada, o difusor com palitos e os clássicos sachês.

Alguns utilizam óleo essencial e é importante que você escolha o que mais combina com a sua casa. Isso porque eles também são compostos de propriedades medicinais e podem auxiliar no tratamento de saúde com o auxílio da aromaterapia.

O contraponto é que algumas pessoas podem ter alergias a tipos específicos de aromatizador de ambiente ou a algumas essências. 

Antes de elaborar cada projeto de decoração com essa técnica, pergunte se algum dos moradores da casa tem alergia ou sinusite para decidir qual tipo usar e quais essências evitar. O ideal é evitar produtos sintéticos e optar pelos óleos essenciais.

O que colocar no aromatizador de ambiente?

Cada aroma usado no aromatizador de ambiente tem uma característica especial e causa um efeito nas pessoas que estão naquele espaço. 

Portanto, cada opção é recomendada para um projeto diferente. Alguns ajudam a concentrar, ideais para cômodos de trabalho, estudo ou tomada de decisões. Já outros acalmam e ajudam a dormir, indicados para quartos.

Abaixo citamos alguns dos aromas mais comumente utilizados. Cada um deles, de acordo com o feng shui e especialistas em aromaterapia, possui suas peculiaridades, benéficas em diversas situações.

Alecrim

O aroma do alecrim tem uma característica muito interessante: ele aumenta a concentração das pessoas. 

Por causa disso, um aromatizador de ambiente com a essência dessa planta é indicado para áreas de trabalho ou de estudo, como um escritório, quarto ou sala.

Canela

aromatizador de ambiente
A canela possui um aroma quente e apimentado que ajuda a estimular os sentidos

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. O seu aroma quente e apimentado desperta o apetite, estimula os sentidos, reduz a sonolência e a irritabilidade.

Sândalo

O sândalo tem um perfume envolvente, quente e aconchegante. Ele é recomendado para acalmar a mente, a agitação e a ansiedade. Sua ação aromaterápica tem a ver com a função de estimular o sistema nervoso central.

Aloe Vera

A Aloe vera, um dos tipos mais famosos de babosa, é muito usada em fórmulas de produtos para o cabelo, mas também tem muitos outros benefícios, como deixar a sua casa perfumada. 

Seu aroma é calmante e ajuda na meditação, sendo recomendado para ambientes mais calmos, como os quartos.

Capim-Limão

aromatizador de ambiente
Além do aroma agradável, o capim-limão ajuda a estimular a criatividade

O capim-limão é um dos aromas mais usados no Brasil para deixar sua casa perfumada, pois é agradável e aumenta a sensação de bem-estar. 

Ele é recomendado para quem está cansado física e mentalmente, e para quem sofre com falta de concentração. Além disso, essa planta auxilia na estimulação da criatividade, do foco mental e da intuição.

Bergamota

Essa fruta cítrica tem uma característica interessante: estimula o entusiasmo das pessoas, o que pode ser útil para colocar o aromatizador de ambiente na sala de estar ou em ambientes de festas, reuniões e confraternizações.

Olíbano

O Olíbano é uma resina obtida de árvores africanas e asiáticas, conhecido como o \"verdadeiro incenso\". Seu aroma é revigorante e ajuda a promover o perdão e dissolver ressentimentos, o que é muito útil para um consultório de terapia ou mediação judicial.

Lavanda

aromatizador de ambiente
A lavanda melhora a sensação de bem-estar e o sistema imunológico

Além de digestivo, a lavanda melhora a sensação de bem-estar e o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do corpo. Uma gota no travesseiro ajuda a relaxar, assim como em difusores ou em spray borrifado no ambiente.

Rosas

O aroma do óleo essencial de rosas tem um efeito calmante, que é muito útil em situações de tensão, nervosismo ou estresse. É, portanto, especialmente útil em ambientes de trabalho, salas de reuniões ou escritórios.

Patchouli

O patchouli é nativo do sudeste asiático. Seu aroma quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico acalma, relaxa e induz à meditação.

Eucalipto

aromatizador de ambiente
O aroma de eucalipto é o ideal para manter o equilíbrio constante

Para manter o equilíbrio constante e ainda manter a respiração funcional, o aroma de eucalipto é o ideal. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante.

Leia também:

Como extrair óleos das ervas e plantas escolhidas?

aromatizador de ambiente
Existem vários métodos para extrair os óleos essenciais das plantas

Se você deseja criar um aromatizador de ambientes para usar em seus projetos e deixar uma casa perfumada, precisará extrair os óleos das ervas cujo aroma será usado em cada ambiente. 

São nesses óleos que estão as propriedades das plantas que causam o efeito que queremos no aroma do ambiente.

Existem vários métodos para extrair os óleos essenciais das plantas. Veja quais são os métodos mais conhecidos:

Como usar a maceração para extrair óleos essenciais e criar um aromatizador de ambiente

Para usar a técnica de maceração para extrair os óleos essenciais das plantas que deseja usar na aromatização de ambientes, você precisará dos seguintes materiais:

Agora vamos ao passo a passo para a maceração:

  1. Prepare as folhas, plantas ou ervas que terão os óleos essenciais extraídos. Deixe-as de molho em água por 24 horas, para higienizá-las.
  2. Despeje todo o conteúdo obtido (incluindo a água) no seu pilão.
  3. Acrescente uma colher de chá de óleo vegetal para cada xícara de água usada na limpeza das plantas. O ideal é usar um óleo vegetal que seja neutro, sem odores, como o de girassol, por exemplo.
  4. Comece a maceração com muito cuidado e bem devagar, para não correr o risco de derramar o conteúdo para fora do recipiente. Não \"bata\" nas ervas com o pilão, use movimentos circulares de trituração, com paciência e dedicação. Esse processo deve continuar até você obter uma mistura homogênea, o que pode levar bastante tempo (até mesmo algumas horas), dependendo das plantas usadas e da quantidade de água e óleo.
  5. O próximo passo é fazer a decantação, um processo que serve para separar a água do óleo. Para isso, coloque toda a sua mistura em um recipiente de vidro com tampa e adicione a mesma medida de água (ou seja, se seu produto final corresponder a 10ml, adicione mais 10ml de água). Tampe o recipiente e deixe o produto descansar por cinco dias, longe da luz do sol, em um ambiente fresco e arejado.

Como o óleo é menos denso, ele se moverá para a parte de cima do vidro e ficará completamente separado da água. Assim, será muito mais fácil recolher o óleo essencial com um conta-gotas e guardá-lo em algum outro recipiente.

Qual o melhor aromatizador de ambiente?

aromatizador de ambiente
Aromatizadores têm formatos diversos, desde os mais simples

Extrair os óleos essenciais é apenas o primeiro passo para aromatizar os ambientes que deseja. O segundo é aplicar esse material nos difusores adequados para alcançar o efeito esperado. 

Existem diferentes tipos de aromatizador de ambiente e, a seguir, veremos como usar os óleos em cada um deles e até mesmo como criar um para seus projetos.

Um dos difusores de ambiente mais conhecidos é o elétrico de tomada, feito de cerâmica. Ele gera calor de maneira controlada e constante, podendo ficar ligado por bastante tempo sem superaquecer. 

Para usá-lo, basta colocar de cinco a oito gotas de óleo essencial no difusor e ligar na tomada.

Já os difusores elétricos a vapor não podem ficar ligados por muito tempo, pois funcionam como os umidificadores de ambientes. 

Eles devem ser próprios para atuar como aromatizador de ambiente e precisam de um pouco de água e algumas gotas de óleo essencial para funcionar.

Uma terceira opção são os difusores com vela. Eles são feitos de cerâmica e contam com um espaço para colocar água e gotas de óleo essencial. A chama da vela gera calor para esquentar a mistura, que evapora aromatizando o ambiente.

Por fim, existe ainda uma opção mais caseira: criar o seu próprio aromatizador de ambientes para usar os óleos que foram extraídos anteriormente. Como fazer isso? Veremos a seguir!

Como fazer um aromatizador de ambiente?

Uma tendência na decoração de interiores, o difusor com palitos é uma solução simples, econômica e prática para perfumar os ambientes. 

Uma das suas principais características é que ele é muito fácil de fazer e de ser usado, não necessitando ser comprado em lojas ou de energia elétrica para seu funcionamento.

aromatizador de ambiente
O difusor com palitos é uma solução simples, econômica e prática para perfumar os ambientes

E para fazer um desses em casa não tem segredo. Com poucos materiais já é possível deixar a casa com o cheirinho que você mais gostar. Lembre-se apenas de trocar os palitos de posição a cada cinco horas, para que o perfume se disperse constantemente. 

Atenção! Um aromatizador de ambientes deve ser feito por um adulto e os materiais ficarem longe do alcance das crianças.

Os ingredientes para a produção de um aromatizador de ambientes são os seguintes:

Reunidos os materiais listados, o que resta é começar a preparar o aromatizador de ambientes. Os passos para isso são muito simples:

  1. Garanta que o frasco de vidro esteja higienizado;
  2. Comece adicionando o álcool de cereal dentro do recipiente;
  3. Insira todas as gotas de óleo essencial;
  4. Adicione a água destilada dentro do vidro;
  5. Feche a tampa do frasco e misture os ingredientes suavemente;
  6. Deixe o aromatizador em repouso por cerca de três dias antes de usá-lo;
  7. Quando estiver pronto para utilizar o aromatizador, abra o frasco e insira as varetas que conduzirão o aroma para o ambiente.

Viu como é muito fácil fazer um aromatizador de ambientes e ter sempre sua casa perfumada? 

Pode ser um pouco mais trabalhoso extrair os óleos essenciais das plantas desejadas, mas o resultado em seus projetos decorativos compensa o esforço. 

Com essa ferramenta, você poderá trabalhar com mais um sentido dos clientes e alcançar os melhores resultados possíveis.

Sair da versão mobile