22.11.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura oriental: 3 características para se inspirar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.11.2017
A arquitetura oriental, especialmente da China e do Japão, é fonte inesgotável de inspiração para arquitetos! Confira nosso post e também se inspire!
minutos de leitura

O que vem à sua mente quando você ouve o termo “arquitetura oriental”?

A memória de muitas pessoas que vivem no Ocidente costuma recorrer ao repertório de filmes, desenhos e outras expressões artísticas que ressaltam a simplicidade, a valorização da natureza e a aliança entre tradição e modernidade dessa região.

De maneira geral, é isso mesmo! Mas seria um erro agregar as características de todos os países do Extremo Oriente (que compreendem parte da China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Mongólia e Taiwan) sob o mesmo “pacote” e apagar as particularidades de cada um.

Neste post, você vai encontrar inspiração na arquitetura da região para aplicar de maneira prática em seus próprios projetos. Inevitavelmente, o destaque fica por conta da China e do Japão, países cuja cultura se alastrou com mais intensidade no Ocidente.

1. O Feng Shui

Na tradição chinesa, “Feng” significa “vento”, e “Shui”, “água”. A relação do princípio de organização espacial chinês com a natureza realmente é íntima.

A época exata do surgimento do Feng Shui é imprecisa, mas todas as fontes concordam que ele é milenar. Ele orienta a disposição dos itens que compõem um ambiente a fim de colaborar ao máximo para o bem-estar físico e espiritual dos ocupantes.

Inicialmente, referia-se à localização das construções em correspondência às montanhas ao redor. Notava-se que populações que se desenvolviam protegidas entre os morros eram bem-sucedidas, enquanto as que ultrapassavam os limites deles não tinham a mesma sorte.

Aos poucos, a tradição foi desenvolvida e formalizada, até ser registrada em diversos livros. Evidentemente, nas grandes cidades contemporâneas já não é possível tomar montanhas ou rios como base da organização dos espaços. Mesmo assim, o Feng Shui é uma ferramenta valiosa para ordenar ambientes com extremo conforto.

Ele se ancora em três princípios:

Qi, ou Chi

Imagine viver em um mundo no qual a ciência ainda estava muito longe de se tornar o que é hoje, com explicações para praticamente qualquer fenômeno. Os chineses ancestrais precisavam justificar de alguma forma os fatores como a temperatura, os sons, os cheiros etc. — ou seja, o que podemos sentir, mas não ver. Eles resumiram essas sensações sob o conceito de Qi, que diz respeito à “energia vital” que precisa circular pelo ambiente.

Yin e Yang

O símbolo que representa essa ideia é bastante difundido no Ocidente. O círculo branco e preto denota os processos dinâmicos da natureza, em que se equilibram luz e sombra, movimento e quietude, interior e exterior, entre outros opostos.

Os cinco elementos

Também chamados de "cinco fases de transformação", água, madeira, fogo, terra e metal relacionam-se a aspectos da vida (como família, trabalho e viagens, representados no que se chama de "baguá"). Eles precisam estar presentes literal ou metaforicamente no ambiente.

O estudo do Feng Shui é muito extenso. Para aplicá-lo com profundidade, recomenda-se uma pesquisa detalhada e até cursos. De maneira mais rápida, ele pode ser utilizado aproveitando dicas como:

  • os pés da cama não devem estar voltados para a porta do quarto, mas o móvel deve dar visão à entrada do cômodo, além de estar em uma parede sem portas e janelas. Isso fortalece a sensação de segurança e fluidez no espaço;
  • as plantas são muito bem-vindas. Representantes da vitalidade e símbolos da natureza até na própria cultura ocidental, podem estar em qualquer cômodo. Um ótimo exemplo são os clássicos bonsais. Em japonês, o termo quer dizer "plantado em uma bandeja", e já deixa claro como são essas plantinhas, que se parecem árvores miniaturizadas em pequenos vasos;

  • a porta de entrada da casa deve ser aberta sem empecilhos, ou seja, nada de mesinhas ou outros móveis atrapalhando a circulação ao redor dela. Isso tem fundamento tanto simbólico (a energia deve fluir lar adentro) quanto prático (afinal, nada mais desconfortável e deselegante que impedimentos para a locomoção pelo ambiente);
  • os itens em excesso, que já não são utilizados há muito tempo e se tornaram "quinquilharia", não têm lugar em um espaço organizado segundo o Feng Shui. Não é necessário adotar uma decoração completamente minimalista, mas apenas os itens que realmente têm uma função devem permanecer no ambiente.

2. O apreço por elementos naturais

A arquitetura do Oriente não disputa espaço ou atenção com elementos naturais. Pelo contrário, incorpora-os em cada aspecto — da base das construções aos detalhes da decoração.

Entre os diversos aspectos naturais que aparecem na arquitetura do Extremo Oriente, podemos destacar a utilização da madeira e a valorização dos jardins como dois pontos essenciais da natureza bastante valorizados. Conheça mais detalhes sobre eles:

A utilização da madeira

Enquanto a arquitetura ocidental é baseada principalmente na experiência europeia com pedras e tijolos, a oriental procura na madeira o elemento primordial das construções.

Primordial mesmo: se, no Ocidente, a estrutura principal é fundamentada na ligação ou sistema de arcos, nas construções de madeira do Oriente as colunas são o elemento básico para que qualquer edificação fique de pé.

Prova disso é o Pagode de Yingxian, do Templo Fogong, na China. Construído em 1506, ele é o pagode (torre da tradição budista) de madeira mais alto do mundo. Superando os 67 metros de altura, a estrutura não utiliza um só prego, e resistiu a diversos terremotos ao longo dos séculos.

Provavelmente, esse não é o principal objetivo do seu projeto. O que compreendemos de exemplos como esse é o cuidado com a marcenaria. O material pode ser utilizado na estrutura inteira (no caso das hanoks, casas tradicionais da Coreia do Norte, por exemplo) ou permanecer nas colunas, no teto e no chão (com porcelanato inspirado em madeira, essa opção ganha praticidade).

O destaque dos jardins

Mais conhecidos como jardins japoneses (embora tenham aparecido originalmente na China), eles são encontrados em diversas cidades brasileiras, como São Paulo e Belo Horizonte. Tradicionalmente, ultrapassam a função decorativa dos jardins no Ocidente e têm conotações espirituais.

A Embaixada do Japão no Brasil explica em detalhes que existem variedades desse tipo de jardinagem. De maneira geral, eles reproduzem paisagens naturais de forma miniaturizada e também simbólica.

Alguns elementos com presença garantida são:

  • fontes de água corrente ou pequenos lagos artificiais abrigando carpas;
  • árvores como as cerejeiras e o bordo japonês;
  • flores como lírios e peônias;
  • areia branca, especialmente nos jardins zen, nos quais não costuma haver água;
  • pontes, em particular as de bambu;
  • pedras dispostas com atenção.

Muito além dos efeitos estéticos, esses componentes carregam simbolismos especiais da espiritualidade (as pontes e caminhos de pedra, por exemplo, remetem à passagem do humano ao sagrado). Eles procuram representar a natureza em miniatura e oferecer um ambiente de contemplação.

Idealmente, o jardim é amplo e cerca a construção, como se ela estivesse envolvida por ele. Mas também é possível reproduzir seus conceitos em versões reduzidas e até mesmo dentro de casa, com um espaço com areia branca e um ancinho, utilizado para desenhar pequenas ondas.

3. A simplicidade refinada

Embora estas vertentes tenham se originado em partes muito diferentes do mundo, é possível notar paralelos entre a decoração oriental e o estilo nórdico (também conhecido como escandinavo). Ambos prezam a simplicidade e a delicadeza aliadas à funcionalidade e à elegância dos tons neutros.

Como conseguem isso? Um dos principais fatores é a incorporação do minimalismo. A decoração oriental, em especial a japonesa, valoriza os cômodos abertos, normalmente conectados pelos painéis de Shoji. Eles são portas de papel de arroz e bambu (substituído por outras madeiras, em alguns casos) que fazem as vezes de parede em muitas casas japonesas.

Ao mesmo tempo em que garantem privacidade, permitem que a luz atravesse os cômodos e aumentam a sensação de amplitude no ambiente.

Outra dica para incorporar elementos japoneses sem cair no folclore étnico (ou seja, com respeito à cultura oriental) é apostar em móveis mais baixos, com linhas simples e retas. Também vale investir nos tatames, tapetes feitos com materiais como palha de arroz e sarja. Para acompanhar, espalhe almofadas confortáveis sobre ele.

Sabe o que mais combina com a sofisticação simples da arquitetura oriental? Materiais duradouros e de qualidade. Se está pensando em trabalhar com um projeto com a cara do Extremo Oriente, não deixe de conferir os revestimentos inspirados em madeira. Entre em contato conosco para conhecer detalhes sobre todas as opções!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura oriental: 3 características para...

Arquitetura oriental: 3 características para se inspirar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies