Casa de campo: construindo um ambiente aconchegante e convidativo
Ter uma casa de campo é um sonho muito popular. Alguns deixam para realizá-lo na aposentadoria. Outros aproveitam a tendência do anywhere office para encaixar com a rotina de trabalho.
Seja para passar o resto da vida ou curtos períodos, o importante é que esse imóvel tenha aquela carinha de lar.
Embora um refúgio longe da cidade seja naturalmente aconchegante, existem alguns truques que podem potencializar essa sensação e personalizar os ambientes.
Confira, a seguir, algumas ideias para ter uma casa de campo mais convidativa!
Cores
Contar com uma paleta de cores permite harmonizar os diversos itens que compõem uma decoração.
Para uma casa de campo, os tons terrosos costumam ser os queridinhos, pois casam bem com a madeira, as plantas e outros elementos naturais.
Nessa linha, além das tonalidades de bege e marrom, terracota, mostarda e marsala ajudam a trazer vida e elegância para praticamente todos os ambientes.
Para quem busca uma pegada clean, é possível trafegar entre os subtons de cinza, do mais claro até o mais escuro.
Os tons de verde também são boas pedidas, com destaque para o musgo, que combina com todos os itens produzidos em materiais naturais.
Revestimentos para uma casa de campo
Casa de campo + revestimento = madeira, certo? Nem sempre. Na verdade, uma construção realmente rústica pede diversos tipos de materiais orgânicos.
Ou seja, pedras e argila também são bem-vindas. Uma dica para usar tudo isso sem tirar o destaque da decoração é intercalar.
Por exemplo, se o piso receber um revestimento de madeira, a lareira pode ser revestida em pedra e as paredes com tijolinhos.
Use e abuse da vantagem de todos esses produtos serem neutros e, portanto, muito fáceis de combinar entre si.
E o melhor é que você pode utilizar porcelanatos para reproduzir esses materiais, incluindo a reprodução de azulejos e ladrilhos, clássicos para decorar esse tipo de ambiente. Essa é uma excelente solução, que traz resistência, durabilidade, acessibilidade, sustentabilidade, conforto térmico, facilidade de instalação e custo-benefício.
As Lastras — que são peças gigantes de porcelanato — ainda oferecem uma sensação única de amplitude e uniformidade, uma vez que não exigem tantas linhas de rejunte no momento do assentamento.
Móveis
Decidida a primeira parte, agora chega a hora de escolher móveis que reforcem a sensação de aconchego na sua casa de campo.
Assim como os revestimentos, o mobiliário pode seguir uma linha mais natural e fluida. Portanto, peças em madeira, palha, cerâmica e ferro são escolhas certeiras.
A distribuição dos móveis, por sua vez, deve ser feita de maneira estratégica, com o objetivo de promover acolhimento e interação. Afinal, essas são duas das principais funções de uma casa de campo.
Sala de estar
A sala de estar de um refúgio no campo costuma ser um dos ambientes que a família mais utiliza. Portanto, sofás grandes e aconchegantes, com mantas e almofadas, não podem faltar.
A composição fica completa com poltronas robustas e mesas de apoio para decorações e/ou comes e bebes.
Para quem contar com um budget generoso, vale a pena investir em uma lareira. Já para aqueles com orçamentos enxutos, é interessante apostar em bons tapetes e cortinas.
Sala de jantar
Na sala de jantar, não deve faltar uma mesa com muitas cadeiras — de preferência em madeira maciça ou de reflorestamento — para abrigar os cafés da manhã e almoços durante o dia e as rodas de conversa e jogatinas à noite.
Um móvel que traz muita sofisticação para esse ambiente é a cristaleira, especialmente se for uma antiguidade, em material nobre e com desenho elaborado. Ela pode ficar ao lado da mesa e guardar todas as louças e outros utensílios próprios para refeições.
Cozinha
Se a casa de campo for pequena, os moradores podem optar por uma cozinha americana, ou seja, integrada à sala de estar ou jantar. Nesse caso, utilize uma península e cadeiras altas para demarcar a transição entre os ambientes.
Já se o espaço for grande, nada mais acolhedor do que uma cozinha com ilha. Além de deixarem os espaços organizados, pois normalmente têm muitos armários, esses projetos permitem que os anfitriões cozinhem com tranquilidade enquanto promovem o encontro com a família e os amigos.
Quartos
Em uma casa de campo, os quartos podem seguir uma linha mais simples, com poucos móveis, mas muito conforto!
Camas, armários, escrivaninhas e mesas de cabeceira em materiais robustos são o suficiente para receber todos com aconchego.
Para reforçar a sensação de acolhimento, aposte em uma iluminação baixa e amarelada. Nesse sentido, abajures, luminárias e lâmpadas embutidas são ótimas pedidas.
Tecidos para uma casa de campo
Por sua vez, os tecidos devem ser escolhidos de acordo com o clima local.
Afinal, por mais que as casas de campo costumem ficar em regiões frias, alguns locais têm temperaturas quentes.
No caso de cidades geladas, os tecidos mais indicados são couro, veludo e camurça, além de pelagens fake.
Já para os municípios quentes, vale a pena apostar em tecidos orgânicos, como algodão e fibras naturais em geral.
A aplicação pode variar em têxteis como cortinas, tapetes, roupas de cama, cobertas, mantas e até almofadas.
Um adendo importante: hoje em dia, muitos móveis revestidos de courino substituem o material original com o mesmo conforto e estética.
Procurar alternativas assim demonstra preocupação com o meio ambiente. Essa mentalidade é fundamental para quem deseja viver no campo e preservar esse estilo de vida e a natureza.
Objetos decorativos
Os objetos de decoração são decisivos na hora de transformar uma simples casa no interior ou na serra em um verdadeiro lar.
Além de cortinas, tapetes e almofadas, que já citamos ao longo do artigo, existem outros itens que são curingas.
Redes nas varandas, vasos, quadros, porta-retratos, fruteiras, livros, lustres e artesanato cumprem bem esse papel.
Para estar em sinergia, é interessante que esses itens sejam produzidos, em sua maioria, em materiais orgânicos ou rústicos, como madeira, cerâmica, palha, bambu, pedras, fibras naturais etc.
Se a casa de campo receber visitas muito esporadicamente e não houver ninguém para realizar a manutenção, os objetos de decoração devem ser pontuais, para não acumularem tanta poeira.
Plantas para uma casa de campo
Apesar de a casa de campo estar imersa na natureza, muitos proprietários complementam a decoração com vasos de plantas.
As folhagens são sempre bem-vindas! Uma dica é aproveitar as flores do jardim, se houver, para fazer alguns arranjos para os ambientes do lar.
Em relação às melhores espécies de plantas para manter, vai depender da frequência do cuidado que elas vão receber.
No geral, samambaia, árvore-da-felicidade, espada-de-são-jorge, palmeira-areca e cróton são lindas e fáceis de cuidar. Vale contratar um profissional paisagista para decorar e escolher plantas ideais.
Basta serem regadas uma vez por semana e mantidas em contato discreto com o sol. Além do fator estético, elas ajudam a purificar e a umidificar o ar.
Depois de reunir todas essas dicas, é hora de começar o projeto da sua casa de campo. Lembre-se sempre de investir em materiais duráveis, de fácil manutenção e resistência ao clima, que façam você e sua família se sentirem acolhidos.
Aproveite para conferir também os benefícios de ter um jardim vertical com plantas vivas!